A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos e Ferramentas para a Gestão do Conhecimento Professor Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx41-330-1786

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos e Ferramentas para a Gestão do Conhecimento Professor Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx41-330-1786"— Transcrição da apresentação:

1

2 Métodos e Ferramentas para a Gestão do Conhecimento Professor Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx41-330-1786 e-mail: scalabrin@ppgia.pucpr.br download: http://www.ppgia.pucpr.br/~scalabrin

3 2 Plano - Parte I A gestão de uma memória organizacional  Assunto: Detecção das necessidades de memória organizacional Detecção das necessidades de memória organizacional  Objetivo: Descrever a primeira tarefa dos projetistas de memória organizacional, que é detectar as necessidades reais dos usuários e determinar o tipo de memória que estes usuários têm realmente necessidade. Descrever a primeira tarefa dos projetistas de memória organizacional, que é detectar as necessidades reais dos usuários e determinar o tipo de memória que estes usuários têm realmente necessidade.

4 3 Parte I A gestão de uma memória organizacional  Tarefa primeira do projetista de MG é detectar as necessidades reais dos usuários e também determinar o tipo de memória que estes usuários realmente necessitam; é detectar as necessidades reais dos usuários e também determinar o tipo de memória que estes usuários realmente necessitam;  Tarefa segunda é efetuar uma análise em profundidade das necessidades é efetuar uma análise em profundidade das necessidades

5 4 Parte I A gestão de uma memória organizacional  Questões que podem auxiliar na análise:  quais tarefas devem ser assistidas ?  quais são as informações necessárias para realizar estas tarefas ?  qual é o ambiente atual destas tarefas ?  qual tipo de assistência os usuários desejam ?  quais são os custos e os benefícios ligados aos diferentes tipos de assistência ?  quais mudanças estão previstas ?

6 5 Parte I A gestão de uma memória organizacional  Questões importantes podem surgir: concernindo os usuários da memória concernindo os usuários da memória concernindo os projetistas da memória concernindo os projetistas da memória

7 6 Parte I A gestão de uma memória organizacional Tipos de usuários quais são os usuários a levar em consideração ? quais são os usuários a levar em consideração ? como levar em conta a multiplicidade de usuários de uma memória ? como levar em conta a multiplicidade de usuários de uma memória ? é necessário levar em consideração todo usuário em potencial ? é necessário levar em consideração todo usuário em potencial ?

8 7 Parte I A gestão de uma memória organizacional Características e comportamentos dos usuários quais são as características e os comportamentos dos usuários a levar em consideração ? quais são as características e os comportamentos dos usuários a levar em consideração ? como levar em conta perspectivas múltiplas e provavelmente divergentes ? como levar em conta perspectivas múltiplas e provavelmente divergentes ? pode-se ignorar completamente atitudes como a confiança ? pode-se ignorar completamente atitudes como a confiança ? quais atividades significativas de armazenamento e recuperação de conhecimentos os usuários realizam (em particular de maneira colaborativa) ? quais atividades significativas de armazenamento e recuperação de conhecimentos os usuários realizam (em particular de maneira colaborativa) ?

9 8 Parte I A gestão de uma memória organizacional Buckingham-Shum identificou 3 maneiras de compartilhar conhecimentos em uma organização: análise dos conhecimentos análise dos conhecimentos relatórios técnicos entre membros da organização relatórios técnicos entre membros da organização discursos centrados sobre os documentos discursos centrados sobre os documentos Observação: Este compartilhamento apoia-se sobre as mídias que emergem atualmente em muitas organizações: intranets que integram agentes e mídias de difusão, intranets que integram agentes e mídias de difusão, ferramentas de desktop que permitem gravações audiovisual e ambientes de discussão centra sobre os documentos. ferramentas de desktop que permitem gravações audiovisual e ambientes de discussão centra sobre os documentos.

10 9 Parte I A gestão de uma memória organizacional Objetivos e tarefas quais objetivos, quais tarefas, quais problemas devem ser levados em consideração ? quais objetivos, quais tarefas, quais problemas devem ser levados em consideração ? Simone (1996) identificou os seguintes objetivos para a memória coletiva no contexto de situações complexas dinâmicas: inovar, aumentar a cooperação, gerir as renovações de pessoal, gerir exceções, tratar as situações criticas inovar, aumentar a cooperação, gerir as renovações de pessoal, gerir exceções, tratar as situações criticas

11 10 Parte I A gestão de uma memória organizacional Inúmeros outros autores consideram que as seguintes tarefas merecem ser assistidas por uma memória organizacional: “problemas indefinidos” “problemas indefinidos” – ex 1: decidir se devemos fazer passar ou não uma estrada pela cidade – ex 2: determinar as características de um novo carro “tarefas cognitivas intensivas” “tarefas cognitivas intensivas”

12 Árvores de Decisão

13 1. um nó folha - ou nó resposta - que contém um nome de classe, ou 2. um nó não folha - ou nó de decisão - que contém um teste de atributo que, para cada um dos possíveis valores de atributo, tem um ramo para uma outra árvore de decisão Pode-se definir formalmente uma árvore de decisão como sendo:

14 Árvores de Decisão - Exemplo BarômetroBarômetro Aumentando Fixo Baixando TempoTempo Nublado Parcial Nubl. Limpo TempTemp Acima 0°C 0°C Abaixo 0°C SolNeve Sol ChuvaSolSem dados Neve Escolhe atributo mais relevante primeiro Exclui Fatores Irrelevantes (Região) Nenhuma solução descoberta: (Mais exemplos requeridos) TemperaturaRegiãoTempo Barometro Predição Acima 0°COesteNublado Baixando Chuva Abaixo 0°CNublado Fixo Neve Acima 0°CLesteNublado Aumentando Sol Acima 0°CParcial Nubl. Fixo Sol Limpo Fixo Sol Acima 0°CSulLimpo Baixando Chuva 0°CNorteParcial Nubl. Fixo Neve 0°CNorteParcial Nubl. Fixo Neve TemperaturaRegiãoTempo Barometro Predição Acima 0°COesteNublado Baixando Chuva Abaixo 0°CNublado Fixo Neve Acima 0°CLesteNublado Aumentando Sol Acima 0°CParcial Nubl. Fixo Sol Limpo Fixo Sol Acima 0°CSulLimpo Baixando Chuva 0°CNorteParcial Nubl. Fixo Neve 0°CNorteParcial Nubl. Fixo Neve

15 Regras de Decisão Se Barômetro = Aumentando então Sol. Se Barômetro = Fixo e Tempo = Nublado então Neve. Se Barômetro = Fixo e Tempo = Parcialmente Nublado e Temperatura = 0  C então Neve.

16 Árvore de Decisão Exercício  Base de conhecimentos sobre vinhos: transformar a base de regras em uma árvore de decisão transformar a base de regras em uma árvore de decisão corrigir as possíveis erros corrigir as possíveis erros acrescentar novos conhecimentos a base quando for conveniente acrescentar novos conhecimentos a base quando for conveniente introduzir as modificações/correções na base de conhecimentos já implementada no “shell” SINTA introduzir as modificações/correções na base de conhecimentos já implementada no “shell” SINTA


Carregar ppt "Métodos e Ferramentas para a Gestão do Conhecimento Professor Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx41-330-1786"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google