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PublicouLaís Martins de Santarém Alterado mais de 9 anos atrás
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DSC/CEEI/UFCG rangel@dsc.ufc.edu.br rangeldequeiroz@lgmail.com Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Carga Horária: 60 h
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 2 Objetivos Ementa Técnicas de Ensino Recursos Didáticos Avaliação Resultados Esperados Bibliografia Objetivos Ementa Técnicas de Ensino Recursos Didáticos Avaliação Resultados Esperados Bibliografia Plano de Ensino
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 3 Apresentar uma visão geral do projeto e da avaliação contextual de interfaces homem- máquina Discutir metas e métodos para a análise de requisitos no contexto do projeto de interfaces Introduzir conceitos e métodos de projeto da tarefa, da informação e da interação Apresentar uma visão geral do projeto e da avaliação contextual de interfaces homem- máquina Discutir metas e métodos para a análise de requisitos no contexto do projeto de interfaces Introduzir conceitos e métodos de projeto da tarefa, da informação e da interação Objetivos I
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 4 Possibilitar o desenvolvimento de protótipos de interfaces para aplicações computacionais Discutir metas e métodos para a avaliação de interfaces homem-máquina Discutir aspectos relativos ao projeto e avaliação da documentação de produtos Apresentar paradigmas de interação homem- máquina emergentes Possibilitar o desenvolvimento de protótipos de interfaces para aplicações computacionais Discutir metas e métodos para a avaliação de interfaces homem-máquina Discutir aspectos relativos ao projeto e avaliação da documentação de produtos Apresentar paradigmas de interação homem- máquina emergentes Objetivos II
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 5 A Interface com o Usuário. Projeto Contextual. Análise de Requisitos. Projeto da Tarefa, da Informação e da Interação. Prototipagem. Avaliação da Usabilidade. Documentação para o Usuário. Paradigmas Emergentes para a Interação Homem-Máquina. A Interface com o Usuário. Projeto Contextual. Análise de Requisitos. Projeto da Tarefa, da Informação e da Interação. Prototipagem. Avaliação da Usabilidade. Documentação para o Usuário. Paradigmas Emergentes para a Interação Homem-Máquina. Ementa I
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 6 A Interface com o Usuário. Definição de Interface com o Usuário. Importância de um Projeto Otimizado de Interface. Breve Histórico da Interface Homem- Máquina. Características de Interfaces Gráficas Típicas e para a Web. A Interface com o Usuário. Definição de Interface com o Usuário. Importância de um Projeto Otimizado de Interface. Breve Histórico da Interface Homem- Máquina. Características de Interfaces Gráficas Típicas e para a Web. Ementa II
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 7 Projeto Contextual. Gestão do Desenvolvimento de Software. Usabilidade em Desenvolvimento de Software. Ciclo da Engenharia de Usabilidade. Análise de Requisitos. Envolvimento do Usuário. Importância das Características Humanas no Projeto de Interfaces. Desempenho versus Preferência. Projeto Contextual. Gestão do Desenvolvimento de Software. Usabilidade em Desenvolvimento de Software. Ciclo da Engenharia de Usabilidade. Análise de Requisitos. Envolvimento do Usuário. Importância das Características Humanas no Projeto de Interfaces. Desempenho versus Preferência. Ementa III
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 8 Projeto da Tarefa, da Informação e da Interação. Estágios de Ação na Interação Homem- Máquina. Modelagem da Tarefa. Percepção, Interpretação e Compreensão da Informação. Consistência e Coerência. Seleção de Metas. Planejamento e Execução de Seqüências de Ações. Projeto da Tarefa, da Informação e da Interação. Estágios de Ação na Interação Homem- Máquina. Modelagem da Tarefa. Percepção, Interpretação e Compreensão da Informação. Consistência e Coerência. Seleção de Metas. Planejamento e Execução de Seqüências de Ações. Ementa IV
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 9 Prototipagem. Exploração dos Requisitos do Usuário. Seleção de Alternativas. Teste de Usabilidade. Projeto Evolutivo. Prototipagem. Exploração dos Requisitos do Usuário. Seleção de Alternativas. Teste de Usabilidade. Projeto Evolutivo. Ementa V
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 10 Avaliação da Usabilidade. Métodos Analíticos. Métodos Empíricos. Planejamento e Condução de Procedimentos de Avaliação de Interfaces. Avaliação da Usabilidade. Métodos Analíticos. Métodos Empíricos. Planejamento e Condução de Procedimentos de Avaliação de Interfaces. Ementa VI
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 11 Documentação para o Usuário. O Paradoxo da Produção. Manuais Offline e Online. Demonstrações e Tutoriais. Informação na Interface. Uso do Contexto e da Inteligência. Documentação para o Usuário. O Paradoxo da Produção. Manuais Offline e Online. Demonstrações e Tutoriais. Informação na Interface. Uso do Contexto e da Inteligência. Ementa VII
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 12 Paradigmas Emergentes para a Interação Homem-Máquina. Sistemas de Colaboração. Computação Ubíqua. Interfaces Multimodais e em Linguagem Natural. Agentes de Software. Simulação e Realidade Virtual. Paradigmas Emergentes para a Interação Homem-Máquina. Sistemas de Colaboração. Computação Ubíqua. Interfaces Multimodais e em Linguagem Natural. Agentes de Software. Simulação e Realidade Virtual. Ementa VIII
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 13 Aulas Expositivas Atividades Individuais e Grupais Intra- Classe Atividades Individuais e Grupais Extra- Classe Aulas Expositivas Atividades Individuais e Grupais Intra- Classe Atividades Individuais e Grupais Extra- Classe Técnicas de Ensino
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 14 Quadro Branco Retroprojetor/ Datashow Computador Miniblio do DSC Quadro Branco Retroprojetor/ Datashow Computador Miniblio do DSC Recursos Didáticos
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 15 Avaliação Contínua Avaliações individuais e trabalhos em sala de aula Trabalhos interativos Atividades de pesquisa e desenvolvimento extra-classe Seminários de Projeto Avaliação de conclusão do curso Contínua Avaliações individuais e trabalhos em sala de aula Trabalhos interativos Atividades de pesquisa e desenvolvimento extra-classe Seminários de Projeto Avaliação de conclusão do curso
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 16 Semana 1 28/06 Semana 2 03/07 & 05/07 Semana 3 10/07 & 12/06 Semana 5 17/07 & 19/07 Semana 6 24/07 & 26/07 A1 Semana 7 31/07 & 02/08 Semana 8 07/08 & 09/08 Semana 9 14/08 & 16/08 Semana 10 21/08 e 23/08 A1 Avaliação do 1 º Estágio S1 Seminário de Pesquisa S2 Seminário de Projeto PF Prova Final Visão Geral do Semestre Pós-graduação Visão Geral do Semestre Pós-graduação
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 17 Compreensão de conceitos, terminologias e técnicas relativas ao projeto e avaliação contextual de interfaces homem-máquina Compreensão e aplicação de regras e diretrizes para o desenvolvimento de bons projetos de interfaces Capacidade de projeto e organização de telas gráficas e páginas da Web Execução do processo de projeto de interfaces com o usuário, incluindo desenvolvimento e testes da interface projetada Compreensão de conceitos, terminologias e técnicas relativas ao projeto e avaliação contextual de interfaces homem-máquina Compreensão e aplicação de regras e diretrizes para o desenvolvimento de bons projetos de interfaces Capacidade de projeto e organização de telas gráficas e páginas da Web Execução do processo de projeto de interfaces com o usuário, incluindo desenvolvimento e testes da interface projetada Resultados Esperados
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 18 AYKIN, NURAY (Ed.), Usability and internationalization of information technology. Lawrence Erlbaum Associates, Publishers. 2005. CONSTANTINE, L. L. & LOCKWOOD, L. A. D. Software for Use – A Practical Guide to Models and Methods of Usage-Centered Design. Addison-Wesley. 1999. GALITZ, W. O. The Essential Guide to User Interface Design. John Wiley & Sons, Inc. 2002. GHAOUI, CLAUDE (Ed.), Encyclopedia of human computer interaction. Idea Group Reference. 2006. AYKIN, NURAY (Ed.), Usability and internationalization of information technology. Lawrence Erlbaum Associates, Publishers. 2005. CONSTANTINE, L. L. & LOCKWOOD, L. A. D. Software for Use – A Practical Guide to Models and Methods of Usage-Centered Design. Addison-Wesley. 1999. GALITZ, W. O. The Essential Guide to User Interface Design. John Wiley & Sons, Inc. 2002. GHAOUI, CLAUDE (Ed.), Encyclopedia of human computer interaction. Idea Group Reference. 2006. Bibliografia I
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 19 HACKOS, T. J.& REDISH, J. C. User and Task Analysis for Interface Design. John Wiley & Sons, Inc. 1998. JONES, M. & MARSDEN, G., Mobile interaction design. John Wiley & Sons, Inc. 2006. KUNIAVSKY, MIKE, Observing the User Experience: A Practitioner's Guide to User Research. Morgan Kaufmann Publishers. 2003. LI, K. & WU, M., Effective GUI Test Automation: Developing an Automated GUI Testing Tool. SYBEX. 2005. HACKOS, T. J.& REDISH, J. C. User and Task Analysis for Interface Design. John Wiley & Sons, Inc. 1998. JONES, M. & MARSDEN, G., Mobile interaction design. John Wiley & Sons, Inc. 2006. KUNIAVSKY, MIKE, Observing the User Experience: A Practitioner's Guide to User Research. Morgan Kaufmann Publishers. 2003. LI, K. & WU, M., Effective GUI Test Automation: Developing an Automated GUI Testing Tool. SYBEX. 2005. Bibliografia II
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 20 LINDHOLM, C.; KEINONEN, T. & KILJANDER, H. (Eds.), Mobile Usability: How Nokia Changed the Face of the Mobile Phone. McGraw-Hill. 2003. MAYHEW, D. J. The Usability Engineering Lifecycle - A Practioner's Handbook for User Interface Design. Morgan Kaufmann Publishers. 1999. PROCTOR, R. & WU, K.-P. L. (Eds.), Handbook of human factors in Web design. Lawrence Erlbaum Associates, Publishers. 2005. RASKIN, J. The Humane Interface. Addison- Wesley. 2000. LINDHOLM, C.; KEINONEN, T. & KILJANDER, H. (Eds.), Mobile Usability: How Nokia Changed the Face of the Mobile Phone. McGraw-Hill. 2003. MAYHEW, D. J. The Usability Engineering Lifecycle - A Practioner's Handbook for User Interface Design. Morgan Kaufmann Publishers. 1999. PROCTOR, R. & WU, K.-P. L. (Eds.), Handbook of human factors in Web design. Lawrence Erlbaum Associates, Publishers. 2005. RASKIN, J. The Humane Interface. Addison- Wesley. 2000. Bibliografia III
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 21 ROSSON, M. B. & CARROLL, J. M. Usability Engineering. Morgan Kaufmann Publishers. 2002. SARMENTO, ANABELA (Ed.), Issues of human- computer interaction. IRM Press. 2004. SPENCE, R. Information Visualization. Addison- Wesley. 2001. TIDWELL, JENIFER, Designing Interfaces. O'Reilly Series. 2005. WARE, COLIN, Information Visualization - Perception for Design. Elsevier Inc. 2004. ROSSON, M. B. & CARROLL, J. M. Usability Engineering. Morgan Kaufmann Publishers. 2002. SARMENTO, ANABELA (Ed.), Issues of human- computer interaction. IRM Press. 2004. SPENCE, R. Information Visualization. Addison- Wesley. 2001. TIDWELL, JENIFER, Designing Interfaces. O'Reilly Series. 2005. WARE, COLIN, Information Visualization - Perception for Design. Elsevier Inc. 2004. Bibliografia IV
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rangel@dsc.ufcg.edu.br rangeldequeiroz@gmail.com DSC/CCT/UFCG 22 WROBLEWSKI, LUKE, Site-Seeing — A Visual Approach to Web Usability. Hungry Minds, Inc. 2002. Bibliografia V
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DSC/CEEI/UFCG rangel@dsc.ufc.edu.br rangeldequeiroz@lgmail.com José Eustáquio Rangel de Queiroz DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
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