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Oficina de eletricidade básica.

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Apresentação em tema: "Oficina de eletricidade básica."— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de eletricidade básica.
Noções básicas em circuito elétricos Professor Antenor

2 Objetivo especifico. O que significa as siglas: W, Volts, A, Hz? Qual das lâmpada possui mais brilho uma de 100W incandescente ou uma lâmpada de 20W florescente?(Custo x benefício) Como evitar choque elétrico? Como trocar uma lâmpada ou instala-la? Como dimensionar o fio ou tomadas corretos para o aparelho? Qual a função do disjuntor? Como resolver pequenos problemas na instalação? Em que ambiente eu posso usar um T sem problemas? Qual a função do fio terra? Professor Antenor

3 A eletricidade

4 A eletricidade está presente em quase todos os locais, hoje em dia já não vivemos sem ela, pois tudo o que usamos necessita da eletricidade.              

5 Veja alguns exemplos que utilizam a energia elétrica:

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13 Como podemos economizar energia?
Mas, todo esse trabalho custa muito dinheiro. Por isso, nos prédios e nas casas existem medidores de eletricidade. Como podemos economizar energia? 1-Comprar eletrodomésticos de baixa potencia. 2-Reduzir sempre que possivel o tempo de uso.

14 Economizar é preciso

15 Desligue os aparelhos domésticos que não estiver usando.

16 Não deixe as luzes acesas sem necessidade.

17 Lâmpadas • Na hora de comprar, dê preferência a lâmpadas fluorescentes, compactas ou circulares, para a cozinha, área de serviço, garagem e qualquer outro lugar da casa que fique com as luzes acesas por mais de quatro horas por dia. Além de consumir menos energia, essas lâmpadas duram mais que as comuns. Não se esqueça, porém, de que essas lâmpadas contêm substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde se não forem descartadas adequadamente. O melhor é entregar nos locais de venda, quando possível.

18 Geladeira e freezer • De forma geral, esses equipamentos são responsáveis por cerca de 30% do consumo de uma residência. Na hora de comprar, leve em conta a eficiência energética certificada pelo selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e dê preferência aos que utilizam gases inofensivos à camada de ozônio (livres de CFCs). • Evite a proximidade com o fogão, aquecedores ou áreas expostas ao sol; No caso de instalação entre armários e paredes, deixe um espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do aparelho. • Evite abrir a porta da geladeira em demasia ou por tempo prolongado. • Deixe espaço entre os alimentos e guarde-os de forma que você possa encontrá-los rápida e facilmente. • Não guarde alimentos e/ou líquidos quentes, nem recipientes sem tampa na geladeira. • Não forre as prateleiras com vidros ou plásticos, pois isso dificulta a circulação interna de ar.

19 Resumindo

20 Encontramos energia elétrica em:
A energia elétrica , além de ser útil, traz conforto à vida do ser humano. Encontramos energia elétrica em: ** Nossos lares (eletrodomésticos). ** Indústrias e hospitais (aparelhos e máquinas). ** Iluminação de estradas, ruas e cidades. ** Meios de transporte (metrô, trólebus etc). ** Meios de comunicação ( rádio, televisão)

21 AAAAAAUUUUU!!! Choque elétrico

22 Por isso, TOME MUITO CUIDADO!!
Os choques acontecem quando não tomamos cuidado ao mexer com eletricidade. Um choque, se durar alguns segundos, atinge o coração do indivíduo levando-o à morte. Por isso, TOME MUITO CUIDADO!!

23 Como obter uma corrente elétrica?
Para obtermos uma corrente elétrica precisamos de um circuito elétrico Professor Antenor

24 Circuito elétrico Para obtermos um circuito elétrico, são necessários três elementos: Professor Antenor

25 Gerador, Condutor e Carga.
São eles: Gerador, Condutor e Carga. Professor Antenor

26 Assegura a transmissão da corrente elétrica. CONDUTOR
Orienta o movimento dos elétrons GERADOR Assegura a transmissão da corrente elétrica. CONDUTOR Utiliza a corrente elétrica (transforma em trabalho) CARGA Professor Antenor

27 O amperímetro deve ser ligado em série com a carga.
Professor Antenor

28 Para que haja corrente elétrica é necessário
que o circuito esteja fechado. Gerador Carga Professor Antenor

29 Introduzimos um interruptor
para abrir e fechar o circuito Gerador Carga Professor Antenor

30 Gerador Carga ABERTO Professor Antenor

31 Gerador Carga FECHADO Professor Antenor

32 Gerador Carga ABERTO Professor Antenor

33 Revisão Eletricidade básica TENSÃO
Professor Antenor

34 Faremos uma analogia com um circuito hidraúlico
Professor Antenor

35 TEMOS UMA DIFERENÇA DE NÍVEL D’ÁGUA
Se abrirmos o registro Professor Antenor

36 Professor Antenor

37 Professor Antenor

38 ...NÃO HÁ MAIS DESNÍVEL. Professor Antenor

39 Para termos um movimento de água, é necessário um desnível de água (pressão). O mesmo acontece com os elétrons. Para que eles se movimentem, é necessário termos uma pressão elétrica. Professor Antenor

40 À pressão exercida sobre os elétrons, chamamos de tensão elétrica ou d
À pressão exercida sobre os elétrons, chamamos de tensão elétrica ou d.d.p. (diferença de potencial). Professor Antenor

41 Unidade de medida da tensão elétrica VOLT (V)
Professor Antenor

42 Tensão elétrica - é a pressão exercida sobre os elétrons livres para que estes se movimentem no interior de um condutor. Símbolo - V Unidade - VOLTS (V) Professor Antenor

43 GV MV kV V mV V nV Múltiplos e Submúltiplos
Para valores elevados, utilizamos os múltiplos e para valores muito baixos, os submúltiplos. GV MV Para descer um degrau, caminhe com a vírgula 3 casas à direita kV V Para subir um degrau, caminhe com a vírgula 3 casas à esquerda mV V nV Professor Antenor

44 13,8 kV = V 34,5 kV = V 220 V = 0,22 kV 127 V = 0,127 kV Professor Antenor

45 Aparelho de medida da tensão elétrica
Professor Antenor

46 Revisão Eletricidade básica RESISTÊNCIA ELÉTRICA
Professor Antenor

47 Comparando as correntes ao aplicarmos a mesma tensão em duas lâmpadas diferentes
Professor Antenor

48 V V 100 V 0,5 A A Professor Antenor

49 100 V A V 100 V 0,5 A Professor Antenor

50 A 100 V V 1 A 0,5 A 100 V Professor Antenor

51 0,5 A 100 V V A 100 V 100 V 1 A Professor Antenor

52 A 1ª lâmpada possui maior A 2ª lâmpada possui menor
RESISTÊNCIA ELÉTRICA. 0,5 A 100 V A 2ª lâmpada possui menor RESISTÊNCIA ELÉTRICA. 1,0 A 100 V Professor Antenor

53 Revisão Eletricidade básica POTÊNCIA
Professor Antenor

54 Capacidade de produzir trabalho
Professor Antenor

55 Fazendo a analogia com duas pessoas as duas são capazes de realizar trabalho
200 kg 50 kg Professor Antenor

56 Da mesma maneira as cargas elétricas possuem uma capacidade de produzir trabalho. A capacidade de produzir trabalho de uma carga elétrica é expressa em Watts Professor Antenor

57 Potência da lâmpada 100 W 127 V Capacidade de produzir trabalho de 100 W Se for ligada a uma fonte de 127 V Professor Antenor

58 Potência da lâmpada 100 W 220 V Capacidade de produzir trabalho de 100 W Se for ligada a uma fonte de 220 V Professor Antenor

59 Observemos o brilho das lâmpadas
60 W 100 W 220 V Professor Antenor

60 A potência depende de outras grandezas
R - Resistência V - Tensão I - Corrente Aplicando a tensão V na resistência R circula a corrente I Professor Antenor

61 Assim temos: P = R x I2 e P = V x I NOS APEGAREMOS MAIS À SEGUNDA
Professor Antenor

62 Como calcular a corrente em um fio ou tomada.
Como calcular o consumo em kwh de cada aparelho. Some a potencia em watts de todos os aparelhos e divida por 22ov E=p.t Multiplique a potencia em w pelo tempo de uso em hora e divida por 1000 a resposta será em kwh se quiser em reais multiplique pelo valor cobrado pela Cosern em centavos. I=P/v Compare a resposta com a corrente máxima em Amperes que está na tomada. Professor Antenor

63 P = 500 W t = 1 h E = 500 Wh P = 500 W t = 3 h E = 1500 Wh E = 1,5 kWh
12 6 1 2 3 4 5 11 10 9 8 7 E = 500 Wh P = 500 W t = 3 h 12 6 1 2 3 4 5 11 10 9 8 7 E = 1500 Wh E = 1,5 kWh

64 fica acesa 10 horas por dia.
Neste apartamento uma lâmpada de 60 W fica acesa 10 horas por dia. Qual o trabalho realizado ao final de 30 dias?

65 E = 60 x 300 E = 18.000 Wh OU E = 18 kWh * Lâmpada de 60 W
* 10 horas por dia * 30 dias Total de horas = 300 E = 60 x 300 E = Wh OU E = 18 kWh

66 ...Se substituirmos a pessoa, o Watímetro e o cronômetro por um aparelho que tem um medidor de corrente, um medidor de tensão e uma relojoaria obteremos o mesmo resultado. W

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68 Os medidores de energia elétrica são compostos basicamente de:
Bobina de corrente - Amperímetro Bobina de tensão - Voltímetro Disco Relojoaria - cronômetro Ímã e bornes de ligação

69 EWh = PW x th PW x tmin EWh = 60
OU PW x tmin EWh = 60

70 Uma pessoa demora 15 min em média para tomar banho, num chuveiro de potência de 4800W.
Qual o consumo de energia elétrica?

71 PW x tmin EWh = 60 4.800 x 15 EWh = 60 72.000 EWh = 60 EWh = 1.200 Wh = 1,2 kWh

72 Em reais se um kwh for 0,50 centavos.
Ec=1,2kwh x 0.50 Ec energia consumidae em Reais = 0,60 centavos cada banho de 15 minutos P V I Professor Antenor

73 P = V x I V=100 I=5 A V P = 500W A W Professor Antenor

74 Potência elétrica É a capacidade de produzir trabalho.
SÍMBOLO - P UNIDADE - WATT (W) Professor Antenor

75 Obrigado! Até o próximo. Qualquer duvida entrar em contado pelo Professor Antenor


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