A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mancais Aerostáticos Grupo: Bruno Barbosa de O. F. Salles Ra:031465

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mancais Aerostáticos Grupo: Bruno Barbosa de O. F. Salles Ra:031465"— Transcrição da apresentação:

1 Mancais Aerostáticos Grupo: Bruno Barbosa de O. F. Salles Ra:031465
Pedro Vitor B. Bergonzi Ra:035268 Tércio Iamamoto Ra:036138 Renato Bastos Ra:035594 Waldemar

2 Mancais Conceito de Mancal: Mancal é um suporte de apoio de eixos e rolamentos que são elementos girantes de máquinas Tipos de mancais: Existem 3 tipos de mancais: Mancais de contato, mancais lubrificados a filme de fluido e mancais sem contato.

3 Mancais de contato São divididos em dois grupos pelas suas caracteristicas: Mancais de deslizamento - São concavidades nas quais as pontas de um eixo se apóiam. Por exemplo, na figura seguinte, as duas concavidades existentes nos blocos onde as pontas de um eixo se apóiam são mancais de deslizamento. Mancais de rolamento - São aqueles que comportam esferas ou rolos nos quais o eixo se apóia. Quando o eixo gira, as esferas ou rolos também giram confinados dentro do mancal. Por exemplo, se colocarmos esferas ou rolos inseridos entre um eixo e um bloco, conforme figura ao lado, o eixo rolará sobre as esferas ou rolos. Podem ser Radias ou Axiais.

4 Mancais lubrificados a Filme: resumem-se basicamente em mancais lubrificados a óleo e a ar.
Mancais sem contato: Usam o campo magnético em seu funcionamento e constituição. São de uso raro, sendo uma proposta para o futuro.

5

6 Mancais Aerostáticos É um tipo de mancal lubrificado a filme de ar, com espessura que varia de 5 a 30 micrômetros. As duas superfícies são intercaladas por uma camada de ar comprimido (fornecido por um ou mais bocais no mancal), que servirá para separar as superfícies. Surgiu após o final da Segunda Guerra Mundial devido à demanda das industrias de energia nuclear.

7 Vantagens Fricção mínima e exatidão elevada a altas e baixas velocidades; Não há necessidade de lubrificação; Não há desgaste; Suporta altas temperaturas; Geração de calor desprezível; Livre de vibrações quando comparado a mancais de outros tipos; Pequeno erro médio de giro do mancal (excentricidade);

8 Mesa de retificação aerostática.
Desvantagens Comportamento relativamente fraco em presença de forças com componentes dinâmicos, em função do amortecimento inerente ao filme de ar. Custo elevado de fabricação e manutenção; Mesa de retificação aerostática.

9 Aplicações Máquinas de ultra precisão;
Sistemas que operam tanto em altas quanto em baixas rotações onde os carregamentos são pequenos e não há exigência da capacidade de carga dos mancais

10 Bibliografia www.ufsc.br www.mech.kuleuven.be


Carregar ppt "Mancais Aerostáticos Grupo: Bruno Barbosa de O. F. Salles Ra:031465"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google