A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plataformas multimídia. © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Plataformas multimídia Ambientes para multimídia Arquiteturas para multimídia Configuração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plataformas multimídia. © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Plataformas multimídia Ambientes para multimídia Arquiteturas para multimídia Configuração."— Transcrição da apresentação:

1 Plataformas multimídia

2 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Plataformas multimídia Ambientes para multimídia Arquiteturas para multimídia Configuração de plataformas Multimídia na Internet

3 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Ambientes multimídia Plataformas para multimídia - definições. Plataforma de entrega - estação do usuário final. Plataforma de desenvolvimento - estação de criação dos produtos: autoria; criação do material.

4 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Ambientes multimídia Plataformas para multimídia - famílias: microcomputadores de arquitetura Wintel: estações de trabalho de arquitetura Unix; outras arquiteturas: MacIntosh.

5 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Ambientes multimídia Microcomputadores de arquitetura Wintel: arquitetura mais difundida no mundo; variedades: Windows 95, Windows 98, Windows NT, Windows 2000, Windows XP. Windows ME, Windows CE; ferramentas de desenvolvimento relativamente baratas; padrão de configuração para multimídia: MPC.

6 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Ambientes multimídia Ambientes Windows para multimídia: dispositivos são isolados dos aplicativos através de controladores (“drivers”); alto grau de padronização; sistemas de 32 bits suportam processamento gráfico de alto desempenho.

7 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Ambientes multimídia Estações de trabalho baseadas em Unix: nível de desempenho mais alto que Wintel; ferramentas de desenvolvimento sofisticadas e caras; o transporte entre plataformas exige no mínimo a recompilação; podem ser usadas para criar material para Wintel.

8 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Ambientes multimídia Arquitetura MacIntosh: mais fácil de usar que Wintel; forte nas áreas de som; pouca difusão no Brasil (“cult”).

9 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Ambientes multimídia Famílias de plataformas multimídia - conclusões: plataformas de entrega mais difundidas: Wintel; ambiente Windows também é bastante adequado para o desenvolvimento outras plataformas podem ser adequadas para a criação avançada de material

10 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Arquiteturas para multimídia A arquitetura de multimídia do Windows: ferramentas; bibliotecas; Interfaces de Programação de Aplicativos: Application Programming Interfaces, ou APIs; controladores (“drivers”); hardware.

11 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Arquiteturas para multimídia A arquitetura de multimídia do Windows:

12 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Arquiteturas para multimídia Interfaces de Programação de Aplicativos multimídia do Windows - 16 bits: Graphics Device Interface (GDI) - imagens estáticas e desenhos; Media Control Interface (MCI) - áudio e vídeo digitais; controle de equipamento multimídia externo.

13 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Arquiteturas para multimídia Controladores de multimídia do Windows:

14 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Arquiteturas para multimídia Interfaces de Programação de Aplicativos multimídia do Windows - 32 bits: Open GL - pacote 3D avançado, derivado dos produtos da Silicon Graphics; DirectX - interface para aplicações de tempo real.

15 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Arquiteturas para multimídia Propriedades DirectX:

16 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Arquiteturas para multimídia A tecnologia orientada a objetos no Windows: linguagens orientadas a objetos: C++, Java, Delphi, Visual Basic; ferramentas de autoria baseadas em objetos: Asymetrix Toolbook, Macromedia Director; extensões ativas em documentos: Basic embutido no Microsoft Office.

17 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Arquiteturas para multimídia A tecnologia orientada a objetos no Windows: extensões baseadas em objetos de linguagens usadas nas Internet: VBScript, JavaScript, DHTML; tecnologias de componentes baseadas em objetos: OLE e COM.

18 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Arquiteturas para multimídia As tecnologia OLE e COM: objetos binários; convenções de interface;

19 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Arquiteturas para multimídia

20 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Arquiteturas para multimídia Objeto ActiveX:

21 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Configuração de plataformas Configuração de plataformas de desenvolvimento de multimídia: processador rápido; grande quantidade de RAM; disco rígido rápido e de alta capacidade; CD-ROM rápido;

22 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Configuração de plataformas Configuração de plataformas de desenvolvimento de multimídia : placa de som profissional; monitor de pelo menos 17”; adaptador gráfico com cor verdadeira na resolução de 1024 × 768.

23 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Configuração de plataformas Tecnologias para discos rígidos: IDE: menor preço; SCSI: melhor desempenho; suporte de outros dispositivos; variantes: Ultra - Wide - Fast.

24 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Configuração de plataformas Dispositivos de armazenamento fora-de- linha: disquetes; CD-ROMs; fitas locais ou de rede; discos removíveis: ZIP; JAZ.

25 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Configuração de plataformas Armazenamento off-line - comparação de tecnologias:

26 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Configuração de plataformas Tecnologias de CD: CD-DA (“red book”); CD-ROM (“yellow book”); CD-ROM-XA: Photo-CD - arquitetura derivada para armazenamento de fotos; CD-I (“green book”): jogos;

27 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Configuração de plataformas Tecnologias de CD: CD-R (“orange book”): CDs graváveis; CD-RW e CD-MO: CDs regraváveis (também “orange book”); Vídeo-laser (“blue book”): vídeo analógico; em vias de extinção; Vídeo-CD (“white book”): vídeo digital MPEG.

28 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho CD-Magneto Optical (CD-MO) is a compact disc format that uses magnetic fields for data storage. Defined by Philips and Sony in their 1990 Recordable CD Standard, informally known as the Orange Book), CD-MO discs can, at least theoretically, be rewritten an unlimited number of times. CD-MO discs are constructed of an alloy of terbium ferrite and cobalt. The reading of an MO disc is based on the Kerr effect. In the Kerr effect, linear, polarized light is deflected when it is influenced by a magnetic field, and the plane of polarization is twisted. The MO method changes the magnetic characteristics of tiny areas on the disk's surface so that the reading laser beam is reflected differently on altered areas than on unaltered areas.compact discOrange Booklaser When writing to the disc, a laser beam is focused on an extremely small spot, and the alloy is heated to a specific temperature (called the Curie point) sufficient to cause the ferromagnetic properties of the aligned elementary particles to be lost. An electromagnet is positioned on the other side of the disc, changing the polarity of the particles, whose differences will be encoded as binary data for storage. Like other optical media, such as DVD and other CD formats, CD-MO is read by a laser beam, which makes it more reliable than a hard disk or a floppy disk. However, a strong magnetic field can corrupt the stored data.binaryoptical media

29 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Configuração de plataformas Características dos CDs: até 650 MB: 74 minutos de áudio; velocidade especificada em múltiplos de 150 kB/seg.;

30 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Configuração de plataformas CDs graváveis: gravação de tempo real: não interruptível; organização: múltiplas sessões; trilhas de áudio; estruturas de arquivos.

31 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Configuração de plataformas Gravação de CD

32 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Monitores Lançado primeiro monitor 3D interativo do mundo

33 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Configuração de plataformas Configuração de barramentos: de sistema: ISA, EISA; locais: VESA ou PCI; de periféricos: SCSI; IEEE 1394 (“Firewire”); USB.

34 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Multimídia na Internet Elementos de multimídia na Internet: material: texto, imagem, som, animação, vídeo; estrutura: WWW; navegadores; sítios; páginas; hiperligações.

35 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Multimídia na Internet Dificuldades para autoria de multimídia na Internet. Diferenças entre os navegadores: padronização; visualizações alternativas. Limitações de faixa dos canais de acesso: importância da compressão; não determinismo da entrega.

36 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Multimídia na Internet Tecnologias de fluxo contínuo: orientadas para material linear; armazenamento antecipado de parte do material; degradação controlada em caso de perda de dados; exemplos: RealPlayer, NetShow.

37 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Multimídia na Internet

38 © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho http://www.dvdforum.org/tech- dvdprimer.htm


Carregar ppt "Plataformas multimídia. © 2000 Wilson de Pádua Paula Filho Plataformas multimídia Ambientes para multimídia Arquiteturas para multimídia Configuração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google