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PublicouTherezinha de Miranda Pais Alterado mais de 8 anos atrás
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1 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Software-As-A-Service: O que Google sabe que todos nós precisamos saber? Jacques Sauvé Universidade Federal de Campina Grande
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2 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Agenda O mundo é cruel! Como SAAS pode ajudar O que é? Vantagens Exemplos Mitos sobre SAAS Problemas
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3 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 O mundo é cruel
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4 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 O mundo é cruel: Necessidades da empresa Altíssima disponibilidade 99,9% (8 horas por ano downtime) 99,99% (50 minutos por ano) 99,999% (5 minutos por ano) Alta segurança Dados críticos, conexão com Internet Escala Milhares, dezenas de milhares, centenas de milhares de clientes simultâneos Funcionalidade sofisticada etc.
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5 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 O mundo é cruel: Por que tomar conta da TI é difícil? Não oferecemos boa disponibilidade “Sim, nossa rede está fora do ar duas vezes por semana” “Não, não operamos um cluster failover” “Não, não prometemos nenhuma qualidade especifica para nossos usuários” “Não, não sei o que é um Service Level Agreement”
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6 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 O mundo é cruel: Por que tomar conta da TI é difícil? Não oferecemos boa segurança “Sim, somos crackeados de vez em quando” “Você pergunta se sofremos ataques de segurança? Sei lá!” “Instalamos patches de segurança uma vez por ano, quando sobra tempo” “Perdemos um disco semana passada e o backup estava desatualizado” “Perdemos um disco semana passada e a fita de backup deu erro de leitura” “Perdemos um disco semana passada e descobri que meu departamento de TI não faz backup”
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7 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 O mundo é cruel: Por que tomar conta da TI é difícil? Não oferecemos boa escala “Não, não operamos um cluster de balanceamento de carga” “Sim, o sistema se torna insustentavelmente lento durante picos” “Não, não posso incrementar a infra- estrutura durante picos” “Sim, agüentamos picos! Temos 40 servidores mas com utilização média de 5%” Não, não sei o que é virtualização de recursos”
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8 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 O mundo é cruel: Por que tomar conta da TI é difícil? Não oferecemos funcionalidade “Não, não podemos oferecer essa funcionalidade: estamos ocupados em apagar incêndios” “Não, não podemos fazer isso: não sabemos como e precisamos de 1 ano de treinamento para aprender a fazer” “A tecnologia para fazer o que queremos existe mas é muito complexa”
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9 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 O mundo é cruel: Por que tomar conta da TI é difícil? Não fazemos gestão de TI profissional “Sim, ouvi falar de ITIL, mas não entrou nas prioridades deste ano” “Estamos sempre apagando incêndio na operação. Parece que as coisas estão for a de controle.” “Não, ninguém do time de TI está treinado em gestão de TI”
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10 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 O mundo é cruel: Por que tomar conta da TI é difícil? Achar gente altamente especializada custa caro e é difícil de achar no mercado “Quero fazer virtualização mas não sei como e não acho gente que saiba” “Não, ninguém do time de TI está treinado em gestão de TI”
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11 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 O mundo é cruel: Por que tomar conta da TI é difícil? Satisfazer a alta direção da empresa é difícil “Gastamos 5% do faturamento com TI! Não dá!” (CFO falando) “Não sabemos se a TI está alinhada com o negócio” (o conselho ou diretores falando) “Meu departamento de TI só faz prometer mas não entrega”
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12 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Resultado Grandes empresas Alta direção está de saco cheio! PMEs Precisam de bastante TI (globalização) Exemplo: fatura digital em 2007 Têm problemas menores mas têm menos recursos para resolver Empresários querem se focar nos seus negócios e não gastar esforços demais com TI
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13 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Como SAAS pode ajudar
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14 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Uma visão de Utility Computing Você não tem um gerador de energia na empresa, então por que ter toda a parafernália de TI? Queremos obter “a TI” pela rede como obtemos eletricidade pela rede O que obter pela rede? Não ciclos de CPU ou GBytes de memória Queremos obter serviços de TI
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15 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Então … Jogue a TI fora! Jogue fora hardware, software, staff, … Só mantenha o estritamente necessário Interface com o usuário Browser, laptops, celular, PDA, Blackberry, etc.
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16 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Software As A Service (SAAS) Novo modelo de delivery de funcionalidade de software Servidores fora da empresa-cliente Provedor de serviço Acesso via Internet Provedor oferece manutenção, operação, suporte centralizados Novo modelo de preço As-you-go (“Per use”) Não tem custo de licenciamento
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17 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 SAAS vs ASP Application Service Provider (ASP) Reproduz fora da empresa o que o cliente tinha no Datacenter e toma conta Roda o software customizado de cada cliente One-to-one SAAS Provedor oferece serviço genérico para muito clientes One-to-many Um (produto de SW) para muitos (clientes) Alavanca economias de escala SAAS não é o velho software entregue pela rede e cobrado de forma diferente É software feito especialmente para a modalidade SAAS
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18 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Vantagens de SAAS Melhor qualidade de serviço SAAS permite que provedores introduzam inovações simultaneamente para a base instalada inteira Melhor disponibilidade Provedor tem que tratar o cliente bem para ele não fugir Provedor se foca em qualidade de serviço, não em features como quando se vendem licenças Provedores oferecem test drive Acesso não limitado pela localização geográfica
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19 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Vantagens de SAAS Menos dor de cabeça Centralização Empresa cliente não tem que tratar de delivery, operação, suporte Cliente só usa a TI Especialistas em TI estão centralizados no provedor São compartilhados por todos os clientes Empresa cliente mantém seu foco no seu negócio
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20 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Vantagens de SAAS Menor preço SAAS é despesa operacional mensal e não despesa de capital! Muito mais fácil convencer o diretor financeiro Não há grande despesa inicial com hardware e licenças Implementação muito rápida e menos dispendiosa Redução de custos internos de manutenção, upgrade de HW e SW, staff
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21 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 SAAS: Exemplos
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22 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Onde tem SAAS? Tem dezenas de empresas... Aplicações de back office ERP, compras, RH, etc. Messaging Mail, anti-spam, anti-virus, etc. Customer Relationship Management Aplicações de produtividade (google)
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23 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Google Gmail está abrindo os olhos de muita gente Calendar Inclui compartilhamento de documentos (Web 2.0) Notebook Inclui compartilhamento de documentos Planilhas Inclui compartilhamento de documentos Processador de textos Writely Inclui compartilhamento Google Apps for Your Domain gmail/talk/calendar/page creator para sua empresa No seu domínio, não sob domínio google Google toma conta da operação inteira Grátis para quem participa do beta Quem não quer um email corporativo de alta qualidade grátis?!!?
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24 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Salesforce On-Demand CRM Serviços Sales Force Automation Marketing Automation Customer Service & Support Partner Relationship Management Analytics Custom Applications Veja estatísticas aqui http://trust.salesforce.com/ http://trust.salesforce.com/ 50.000.000 de transações por dia com 0,25 s de tempo de resposta (local)
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25 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Métricas de Salesforce Seu departamento de TI faz isso? Se você é de TI, você faz isso para seus usuários/clientes?
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26 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Basecamp Project management
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27 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Mitos sobre SAAS
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28 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Mitos Mito1: SAAS é novo e não testado Salesforce opera desde 2001 Tem mais de 20.000 empresas clientes ADP opera há 60 anos O primeiro, faz folha de pagamento Tem 590.000 clientes Mito 2: SAAS é como ASP e vai falhar pelos mesmos motivos ASP era software velho em 2 camadas alterado para 3 camadas ASP era software customizado do cliente SAAS oferece um serviço genérico, feito para a Web
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29 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Mitos Mito 3: SAAS só baixa o preço de licenças de software Você não tem que pagar hardware Você só paga o que usa: não paga hardware ocioso Você paga menos gente de TI Bottom line: TCO menor Mito 4: SAAS é para PMEs, não para grandes Diga isso a Salesforce! Os grandes também enchem o saco
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30 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Mitos Mito 5: SAAS só é para CRM Realmente não é para tudo Hoje, tem SAAS aparecendo cobrindo muitas áreas Mito 6: SAAS é moda e vai sumir Bill Gates fala: "This coming 'services wave' will be very disruptive....Services designed to scale to tens or hundreds of millions will dramatically change the nature and cost of solutions deliverable to enterprises or small businesses."
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31 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Problemas com SAAS
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32 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Alguns problemas A conexão Internet tem que funcionar A banda passante baixa da Internet é limitante Com AJAX, acho que não é problema Há risco de lock-in de vendedor Confidencialidade dos dados Precisa de provedor ético Pouca customização Não resolve a questão para aplicações especiais das empresas Dificuldade de integração com outras aplicações da empresa Insista em ter Web Services para integração
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33 Gigantes em João Pessoa 21 de setembro de 2006 Obrigado! Jacques Sauvé jacques@dsc.ufcg.edu.br +55 83 3310 1122 R 2216 http://jacques.dsc.ufcg.edu.br
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