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Posicionamento do som Técnicas para tentar dar mais realismo a uma execução sonora Objetivos –Melhorar a experiência –Provocar imersão do usuário –Suprimir.

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Apresentação em tema: "Posicionamento do som Técnicas para tentar dar mais realismo a uma execução sonora Objetivos –Melhorar a experiência –Provocar imersão do usuário –Suprimir."— Transcrição da apresentação:

1 Posicionamento do som Técnicas para tentar dar mais realismo a uma execução sonora Objetivos –Melhorar a experiência –Provocar imersão do usuário –Suprimir deficiências do equipamento utilizado Diversas técnicas –Stereo Expansion –Surround Sound –Virtual Surround Sound –3D Audio

2 Stereo Expantion (Spatialization) Método –Dá a idéia de que as caixas de som estão mais distantes do que realmente estão Benifícios –Muito útil nos sistemas de som dos PCs convencionais Não possui características de 3D

3 Surround Sound Método –Disponibiliza o som em vários canais diferentes Multi-stereo –Utiliza alguma tecnologia de compressão de canais de áudio Dobly Surround Sound - AC3 (5.1) –Left, right, left rear, right rear, center e sub-wolfer (0.1) Benifícios –Ótima imersão Não é interativo

4 Virtual Surround Sound Método –Simula um surround sound em um sistema stereo convencional Benifícios –Dispensa o uso de 6 caixas acústicas com bons resultados Não é interativo

5 Audio 3D Método –Utiliza os conceitos de psico-acústica para “localizar” fontes sonoras em 3D Se percebemos o mundo com 2 ouvidos... –Processo conhecido como HRTF (head-related transfer function) Localiza as fontes sonoras ao redor da cabeça do jogador

6 Audio 3D Benefícios –Totalmente interativo –Imersão total –Usado tanto em 5.1 quanto stereo padrão Tecnologia ainda em padronização –IASIG Interactive 3D audio (MIDI.org) –EAX - Enviromental Audio Extension (Creative) –DirectSound3D (MS) –OpenAL Esta para DirectSound assim como OpenGL para Direct3D

7 DirectMusic Producer Ferramenta da MS para criação de trilhas sonoras interativas –A partir dos arquivos nele gerados é possível atingir o máximo da capacidade do DirectMusic. –Pode ser baixado gratuitamente no MSDN (11Mb) –Funciona com o Directx Runtime 8.1 Não é muito simples de usar!  –Requer um pouco de conhecimento de música –E muita paciência!

8 Poder de fogo Importar e criar dados de áudio –Usar arquivos MIDI ou Wave existentes. –Capturar dados de um dispositivo MIDI. –Compor um padrão musical através do editor Variabilidade –Composição automática –Mudança na escolha de acordes –Melodias alternativas –Mudança de ritmo, velocidade etc. Interatividade –Trilha sonora associada a eventos ou estados

9 Poder de fogo “ Timing ” Especial –Parametrizar in í cio e fim do som por fronteiras de temporiza ç ão (agora, no pr ó ximo daqui a 2h, no pr ó ximo compasso etc.) Controle de Instrumenta ç ão –Elimina o limite de 16 instrumentos (trilhas) numa m ú sica Possibilita a cria ç ão de at é 999 instrumentos –Compat í vel com o padrão DLS Scripting –Atrav é s dele o sound designer pode trabalhar em paralelo com o programador.


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