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Ciclo de vida. O ciclo de vida é a unidade fundamental de descrição de um organismo. Ecologia, genética, evolução, desenvolvimento e fisiologia convergem.

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1 Ciclo de vida

2 O ciclo de vida é a unidade fundamental de descrição de um organismo. Ecologia, genética, evolução, desenvolvimento e fisiologia convergem em seu estudo. Indivíduos nascem, crescem, maturam, se reproduzem e morrem. Os riscos de cada uma destas etapas dependem do meio ambiente e das características fenotípicas que o organismo possui para enfrentá-lo. Tais riscos se traduzem em taxas de nascimento, crescimento, maturação, fertilidade e mortalidade; as chamadas taxas vitais, que são as determinantes da dinâmica da população da espécie (Caswell 2001).

3 Modelo conceitual de ciclo de vida PGRF

4 Variável-estado Para estudar e caracterizar os ciclos de vida de plantas é necessário, em primeiro lugar, definir uma variável-estado que seja capaz de representar todas as nuances das histórias de vida desses organismos, e que seja sensível às alterações que a dinâmica populacional e que permita dividir a população em classes de indivíduos cujos parâmetros demográficos sejam mais parecidos entre si do que com os parâmetros dos indivíduos das outras classes

5 Idade(matriz de Leslie) Tamanho(matriz de Lefkovitch) Estádios ontogenéticos(m. Lefkovitch) Composições de variáveis-estado

6 Avaliação estatística de variáveis estado Caswell, 2001, cap 3 Morris & Doak, 2001, cap 6 Seleção da melhor variável-estado: AIC

7 Classes: quantidade, limites e amplitudes –Relevância biológica: imprescindível !! –Erro de distribuição: Classes muito amplas incluem indivíduos de características muito diferentes. Isso aumenta a variabilidade dentro da classe, o que reduz a precisão das estimativas de suas taxas demográficas. –Erro de amostragem: Classes muito pequenas possuirão poucos indivíduos para representá-las. Isso resulta em pouca informação para estimar as taxas demográficas, o que aumenta o risco de que se obtenha estimativas inacuradas.

8 As taxas demográficas PGRF Do modelo conceitual para o modelo matemático...

9 Matriz de transição –Colunas: origem (estado em t) –Linhas: destino (estado em t + 1)

10 As taxas demográficas vitais: –Taxas vitais: s j, g ij, r ij, f j (seguindo M & D 2001) s j = P (sobrevivência de um indivíduo da classe i ) g ij = P (crescimento de um indivíduo, da classe j para a classe i s j ) r ij = P (retração de um indivíduo, da classe j para a classe i s j ) f j = recrutas por indivíduo da classe j

11 A matriz de transição e sua versão baseada nas taxas vitais P ij = s j (1- ( i g j + i r j )) G ij = s j g ij R ij = s j r ij

12 Estimando as taxas de transição: –Tabela de transição (baseada em indivíduos) colunas = origem em t linhas = destino em t + 1

13 Tabela de transição e sua matriz equivalente

14 Estimação das taxas de transições reais (necessárias) não observadas nos dados: –Sobrevivência: regressão logística –Crescimento: usar a taxa média de crescimento dos indivíduos da classe para estimar em que período futura 1 transição ocorreria, estimar g e torná-la equivalente ao período de estudo. –Fecundidade: dados secundários

15 F 1j : classificação por estádios ou tamanho ( Morris & Doak, 2001, cap 6 ) Reprodução em fluxo contínuo: F 1j = s j f j s 0 Equivale a uma fecundidade média Reprodução em pulsos –Censo pré-reprodução: F 1j = f j s 0 –Censo pós-reprodução: F 1j = s j f j –Reprodução entre censos: –Assumir censo pré ou pós-reprodução

16 Morris & Doak 2001 Censo pré-reprodução F 1j = f j s 0 Censo pós-reprodução F 1j = s j f j Reprodução em fluxo F 1j = s j f j s 0

17 Estrutura populacional PGRF Do modelo conceitual para o modelo matemático...

18 Vetor estrutura populacional Classe 1 Classe 2 Classe 3 Classe 4 Classe 5


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