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Oficina sobre a Plataforma Janeiro/2006 Prof. Angelo de Moura Guimarães Prof. Antônio Mendes Ribeiro

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Apresentação em tema: "Oficina sobre a Plataforma Janeiro/2006 Prof. Angelo de Moura Guimarães Prof. Antônio Mendes Ribeiro"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina sobre a Plataforma Janeiro/2006 Prof. Angelo de Moura Guimarães angelo@dcc.ufmg.br Prof. Antônio Mendes Ribeiro Amendes@dcc.ufmg.br

2 ESPAÇO Professor Alunos TEMPO INTERAÇÃO

3 Controle do processo Pelo professor Pelo Aluno Pelo Grupo Pela Comunidade COMO E O QUE CONTROLAR?

4 Ambiente de aprendizagem Sala de aula foco na disciplina aprender ouvindo Sob-demanda (just in time) Foco na vida e no trabalho Aprender-fazendo Dewey, J. (1939). Experience and education. New York: Macmillan

5

6 Numa aula convencional Quem Fica mais envolvido Elabora modelos / sínteses Faz apresentações Resolve problemas Quem aprende mais

7 Interação

8

9 Usando ferramentas e dispositivos Coletando e interpretando informação Interagindo com os outros Local ou espaço onde ocorre a aprendizagem.

10 Computação Móvel

11 iPOD PODCAST

12 Chat

13 Lúcia Alvarenga Zelito Vieira

14 Chat Zelito Vieira Lúcia Alvarenga Vídeo Chat com Lúcia Alvarenga Convite para Video Chat de Lúcia Alvrenga

15 Chat Lúcia Alvarenga Vídeo Chat com Lúcia Alvarenga Zelito Vieira

16 Lúcia Alvarenga Zelito Vieira Vídeo Chat com Lúcia Alvarenga Chat

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24 Uso da EaD na Universidade Evolução ou Revolução

25 Aulas Presenciais Aulas a Distância Presencial com Tecnologias da Informação - Como um professor pode oferecer um curso a distância - Baseado na sua experiência com suas aulas presenciais Evolução

26 Processo Contínuo de Ensino e Aprendizado Metodologia Aula Tradicional Tecnologia apoiando a aula Aula baseada na Internet Aula Assíncrona Email Forum Chat CMS Web, Conferências, Videoconferências LMS Colaboração expande os limites da aula Prof. incentiva uso da tecnologia fora da aula Prof. dá aula através ou com apoio da Internet Aprendizadoassíncrono Tecnologia Aplicações de Produtividade, Navegador Web Office Colaboração

27 Descrição do curso Repositório De material Apresentações Comunicação Com o aluno Agenda de trabalho Conferência com alunos Ambiente cooperativo Comunidades virtuais syllabus compartilhamento Artuivos textos Exercícios imagens www tutoriais Arquivos Com anexo Distribuição De mensagens Integração de materiais Roteiro de aula Trabalhos Em grupo Grupos de trabalho Objetivos comuns educação continuada Aprendizagem por demanda Responsabilidade distribuída Colaboração mútua exercícios Transmissão de palestras Níveis de Utilização da EaD (ponto de vista do professor)

28 Visões da EaD Pedagogia Tecnologia Gerência Conteúdo

29 Perspectiva construtivista Projeto do Curso por bricolagem, possível de ser alterado durante oferta Participantes com diversos papeis ( administrador, professor, aluno, grupos ) Acesso a recursos externos Disponibilização de objetos de aprendizagem ( scorm ) Princípios

30 Mudança Modelo mental Aquisição de habilidades Transferência de informação Centrado no professor Centrado no aluno Centrado no grupo Tecnologias de distribuição Tecnologias interativas Tecnologias de colaboração N Í VEL DE COLABORA Ç ÃO

31 Alternativa Grátis ao software LMS comercial

32 Software aberto (Open Source) Liberdade em relação a fabricante Customizável Suporte Desenvolvimento Contínuo Independência de plataforma É grátis http://www.opensource.org/docs/definition.php

33 Software Aberto Evolução e aprimoramento rápido. Correções e melhoramentos disponíveis a todos. Disponível gratuitamente. Suporte global. Livre para obter, modificar e distribuir. Qualidade, estabilidade segurança.

34 Sistema de software capaz de facilitar a professores a gerência de ambientes educacionais on-line para seus alunos. LMS : Learning Management System

35 Sistema de Gerência de Cursos Recursos Atividades Acompanhamento do Aluno Administração do Ambiente

36 moodle.org & moodle.com Martin Dougiamas Autor do moodle

37 Estat í sticas Sites: 20.238 Cursos: 808.363 Usuários: 8.320.097 Professores: 1.335.696 Sites: 20.238 Cursos: 808.363 Usuários: 8.320.097 Professores: 1.335.696 Jun 2003 Dez 2006

38 Construtivismo Social Vê a aprendizagem como um processo social. Não só interna Não apenas moldada por forças externas Aprendizagem significativa ocorre quando os indivíduos estão engajados em atividades sociais. - Social Constructivism By Beaumie Kim (2001)

39 significa… M odular, O bject- O riented, D ynamic L earning E nvironment

40 é… Um sistema de gerenciamento de cursos. Permite desenvolver e disponibilizar cursos na Internet. Baseado na teoria de aprendizagem social construcionista Alternativa grátis a software comercial cmo WebCT ou Blackboard Escrito em PHP Roda em Linux, Windows, Mac OS X, e Netware 6 Usado por um número crescente de universidades, escolas, e empresas.

41 pode ser… –Um ambiente de aprendizagem on-line completo. –Um local para colaboração on-line –Um reositório de cursos e materiais de auto- estudo. pode conter… –Cursos colaborativos, Cursos sincronos –Cursos independentes, com rítimo individual

42 http://moodle.grude.ufmg.br

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45 login senha

46 seus cursos

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48 Identificação do aluno (login) Identificação do aluno (login)

49 Tarefas e atividades do curso Tarefas e atividades do curso

50 Participantes

51 Acesso rápido às atividades Acesso rápido às atividades

52 Pesquisa nos fóruns Pesquisa nos fóruns

53 Administração

54 Acesso aos cursos Acesso aos cursos

55 Fórum de notícias Fórum de notícias

56 Últimas notícias Últimas notícias

57 Próximos eventos Próximos eventos

58 Atividade recente Atividade recente

59 Atualizações do curso Atualizações do curso

60 “Migalhas de Pão” “Migalhas de Pão”

61 Recursos Materiais através do Moodle

62 Atividades através do Moodle

63 Disciplinas Típicas da Educação Superior Introdutórias de Visão Geral Desenvolvimento de Habilidades Teóricas ou de Discussão De Fechamento

64 Basicamente expositivas, Introdução a conceitos, vocabulário, idéias fundamentais Grande Quantidade de alunos Dificuldade de acompanhamento e avaliação individualizada Baixa motivação dos alunos Professor “ocupado”com a exposição Falta de contexto Introdutórias de Visão Geral

65 Desenvolvimento de Habilidades Requer retorno e avaliação contínuo e a tempo Exige recursos adicionais ( monitores, laboratórios ), para auxiliar os alunos a resolver problemas colocados Professor “ocupado” em fazer exposições e com a infraestrutura necessária Necessidade de prática e feedback imediato.

66 Mais avançadas, baseadas em leituras e discussões: pensamento crítico em relação à pesquisa e a teoria Falta de uma visão prática ou contextualizada Discussões não registradas Realimentação insuficiente e não imediata Necessidade de aprimorar o aprendizado ativo Teóricas ou de Discussão

67 Demonstração do que foi aprendido em todo o curso, desenvolvimento de projetos maiores Contatos esporádicos com os alunos ( no início e no fim ) Necessidade de acompanhamento do aluno Nenhuma integração entre os alunos De Fechamento

68 Possíveis Usos do Grupos Materiais Questionários

69 Fórum Glossário Wiki Possíveis Usos do

70 Lição Acompanhamento do Aluno Possíveis Usos do

71 Trabalho com Revisão Possíveis Usos do Chat (bate-papo)

72 Diário Tarefas Pesquisa de Opinião Possíveis Usos do

73 Oficina sobre a Plataforma


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