Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBruno Enes Alterado mais de 10 anos atrás
1
O Bradesco está com inscrições abertas para os cursos virtuais de seguros de automóveis USP lança graduação via internet em 2005 A educação a distância (EAD) já atinge quase três milhões de brasileiros, segundo levantamento do portal e-Learning Brasil da MicroPower, que identificou 388 organizações que usam o sistema no País, 13% a mais que no ano passado MIT disponibilizará gratuitamente até 2006 todos os seus cursos na Internet, inclusive em português A USP planeja realizar no próximo ano o vestibular para seu primeiro curso de graduação a distância via internet Notícias da Semana O Ministério da Educação (MEC) estuda a possibilidade de usar o ensino a distância para tentar reverter a carência de 270 mil professores de matemática, química, física e biologia nas escolas do País.
2
Deve-se estar preparado para responder as seguintes questões: 1.O que é EAD? 2.O que a UFMG deve fazer para conduzir de forma consistente a EAD? 3. Por que os professores da UFMG devem considerar a EAD? 4.Como um professor poderá transpor a sua experiência de sala de aula para a EAD? 5.Quem deve ganhar com a EAD? 6.Quais as possibilidades de viabilizar a EAD num ambiente universitário ?
3
Uso da Educação à Distância na Universidade Evolução Ou Revolução ?
4
Aulas Presenciais Aulas a Distância Presencial com Tecnologias da Informação Como um professor pode oferecer um curso a distância baseado na sua experiência com suas aulas presenciais ? Evolução
6
Visões da EAD Pedagogia Tecnologia Gerência Conteúdo
7
Nível 1 -Descrição Geral do Curso Um dos primeiro passos do professor na utilização das tecnologias da informação Normalmente feita na forma de syllabus Pode conter: Objetivos do curso Pré-requisitos Estrutura e atividades do curso Material bibliográfico a ser usado Processo de avaliação a ser usado Calendário do curso Contatos importantes Informações importantes relativas ao curso Permite ao aluno prever o que será o Curso
8
Syllabus Como criar um Syllabus
9
Nível 2 -Repositório de Materiais Local onde os alunos podem encontrar os materiais a serem utilizados durante o curso: Textos Endereços de Internet Vão sendo acrescidos e modificados à medida que o professor avalia e desenvolve os materiais Podem conter: Compartilhamento de informação Exemplo : Curso Compilers, prof. Zelenski, Stanford UniversityCompilers Clique em `Lectures ou Handouts Exercícios Artigos Entrevistas Imagens Sons / Vídeos Lista de endereços da Internet
10
Sistemas de Gerência de Cursos – Repositório de Materiais Experimente: http:www.learnloop.org Learnloop
11
Nível 3 - Apresentações Publicadas na forma de: Textos, imagens, sons, animações, vídeos: Páginas HTML PDF eBooks Transparências Tutoriais Palestras: vídeo-conferência Visão básica: professor codificador / transmissor do conhecimento ( ensino ) Reprodução da prática de uma aula convencional Como fazer: Valorização do desempenho / estética / usabilidade: Diretrizes para Projeto
12
Tutorial http://www.pandia.com/goalgetter/index.html
13
Curso de Especialização em Informática
14
Aula com vídeos: Universia - MITUniversia - MIT
15
Nível 4 - Comunicação com Aluno Comunicação Unilateral : Professor para o aluno Aluno no máximo devolve trabalhos realizados Tipos de mensagem Definições do curso Avisos importantes Trabalhos e exercícios a realizar Comunicação Assíncrona Correio Eletrônico Início do processo de comunicação eletrônica professor - aluno Acompanhamento do Aluno
16
Nível 5 - Agenda de Trabalho Conjunto de atividades ( aulas ) a serem realizadas pelos alunos Atividades estruturadas na forma de módulos ( definidos por conteúdo, por tempo) Cada módulo pode conter: instruções sobre a aula, conteúdo, exercícios, leituras, sites relacionados
17
Centrado nas atividades estruturadas ( textos, listas de exercício ), com diálogo ( professor - aluno - aluno) praticamente inexistente Integracão dos recursos disponibilizados de acordo com objetivos do curso O professor começa a se preocupar em criar um ambiente de estudo do aluno Favorece a sensibilização para o problema do modo de controle da aula versus autonomia de aprendizagem do aluno Agenda de Trabalho
18
Agenda de Trabalho - Teleduc Curso de Extensão: Diagramação UML
19
Agenda de trabalho Níveis de conhecimento Disciplina Introdução à Informática UFMG
20
Agenda de Trabalho com Auxílio Disciplina Introdução à Informática / UFMG
21
Nível 6 - Conferência com Grupos de Alunos Comunicação Professor - Aluno - Aluno Papel do Professor Atividades do professor durante a conferência Mandar e receber mensagens Realimentar os posicionamentos do aluno Rever e remediar os posicionamentos dos alunos Fomentar a discussão Preparar a Conferência Dispor os recursos necessários à discussão Motivar os alunos para a discussão Participar da discussão Avaliar os alunos Como preparar uma Conferência
22
Conferência com Grupo de Alunos Yahoo Groups Disciplina Introdução à Informática / UFMG
23
Netmeeting Conferência com som ou vídeo Quadro Branco Compartilhamento e transferência de arquivos Chat Diretórios Internet Acesso remoto a computadres
24
O que se pode fazer com as modernas TI, que não se consegue fazer com as tecnologias convencionais ? Cooperação
25
COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NÍVEIS Compartilhamento Colaboração Cooperação
26
COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Compartilhamento Iterações / trocas sem compromisso Recursos ( idéias ) são disponibilizadas Acessa quem quer Distribuição de informação Colaboração Ajuda mútua ou unilateral Sem responsabilidade com resultados Socialização de informação Cooperação Objetivos, responsabilidades comuns Ações conjuntas e coordenadas Exige: Interdependência positiva Confiança mútua Responsabilidade individual / grupo Integração de informação
27
Colaboração Envolvimento Cooperação Comprometimento A galinha e o porco abriram uma lanchonete especializada em ovos com bacon. A galinha está envolvida O porco está comprometido
28
Nível 7 - Ambiente Cooperativo Ambiente construtivista de estudo ( aprendizagem ) Baseado em projetos ou resolução de problemas Mudança papel do professor ( transmissor do conhecimento para auxiliar do processo de construção do conhecimento pelo próprio aluno ) Cooperação: mais do que: compartilhamento de informação colaboração entre os envolvidos Objetivos comuns, responsabilidades compartilhadas, compromisso do grupo com os resultados alcançados
29
Projeto Colaborativo Simulação de empresas ( grupos de alunos ) que devem cooperar para prestação de serviços de Informática Disciplina Introdução à Informática / UFMG Yahoo Groups
30
Nível 8 - Comunidades Virtuais de Aprendizagem Educação continuada e por demanda, incorporada à vida cotidiana pessoal ou profissional, fora da formalidade da sala de aula Grupo de pessoas que se integram para Resolver problemas Adquirir novas experiências Trocar experiências Agregar conhecimento a produtos e serviços a serem oferecidos no mercado
31
TrekEarthTrekEarth – Ambiente cooperativo de fotógrafos digitais
32
Cooperação Exibição de fotos por região Compromisso: melhoria de qualidade na galeria de fotos Capacitação do uso de ferramentas Participação Por necessidade / interesse pessoal Ambiente heterárquico ( sem hierarquia ) Especialistas definidos pelos participantes em função da colaboração prestada
33
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos de cooperação entre professores Apoio institucional Disponibilidade de recursos ( projetos de financiamento ) Elaboração de projetos piloto
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.