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Soluções de e-mail no Grude Visão geral do funcionamento do e-mail no Projeto Grude.

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Apresentação em tema: "Soluções de e-mail no Grude Visão geral do funcionamento do e-mail no Projeto Grude."— Transcrição da apresentação:

1 Soluções de e-mail no Grude Visão geral do funcionamento do e-mail no Projeto Grude

2 O domínio @xxx.ufmg.br  Todas unidades já têm um servidor local com um domínio de e-mail configurado, chamado @xxx.ufmg.br neste documento.

3 Como uma mensagem é roteada atualmente  O servidor principal de e-mail fica no CECOM  Este servidor repassa as mensagens para os outros servidores locais  Cada unidade roteia para os diversos usuários da unidade.

4 Diagrama roteamento

5 Um exemplo  Um e-mail para fulano@xxx.ufmg.br é roteado para o servidor responsável pelo domínio xxx.ufmg.br e este então coloqua-o na caixa de correio do usuário Fulano

6 Grude e o domínio @ufmg.br  Usuários do Grude continuarão com um endereço e-mail no domínio @xxx.ufmg.br  Além disso, todos os usuários terão um endereço e-mail adicional no o domínio @ufmg.br. Este domínio é administrado pelo servidor do Grude no LCC.  O endereço email (nome) no @ufmg.br pode ser diferente do nome local

7 Problema para quem entra no Grude  Se nada for feito, um email para fulano@xxx.ufmg.br não chega no email do Grude, mas é roteado para o servidor da unidade!!

8 Solução  Criar no servidor local um forward de fulano@xxx.ufmg.br para o endereço fulano@ufmg.br. (Como se faz um isto será explicado mais tarde.)  Assim, toda mensagem recebida no servidor local é repassada para a conta do usuário no Grude, onde ele lê todos seus e-mails.

9 Vantagens desta solução (1)  Não há dependência de servidores do LCC para quem não quer entrar no Grude. Ou seja, uma pessoa que não querem usar o serviço de e-mail do Grude não pode reclamar, mas continua usando normalmente o seu atual e-mail fulano@xxx.ufmg.br.  Grude até tem uma opção para um tal usuário criar um forward de fulano@ufmg.br para seu endereço atual no @xxx

10 Vantagens desta solução (2)  Esta solução permite uma transição gradual para unidades que querem transferir a responsiblidade de email para o LCC e desativar o servidor local: –Durante a adesão do Grude a solução será a mesma, redirecionando o email @xxx.ufmg.br para @ufmg.br –Completada a adesão de todos os usuários, o DNS do servidor do Cecom é reconfigurado: todo email para @xxx.ufmg.br será roteiado diretamente para o servidor do Grude. –E então, desativa-se o servidor de email da unidade XXX.

11 Diagrama

12 Como criar um forward (1)  O usuário mesmo pode criar um arquivo chamado.forward no seu diretório /home/fulano, contendo com texto o endereço dele do Grude. Exemplo: fulano@ufmg.br

13 Como criar um forward (2)  O administrador do sistema pode também criar um forward editando o arquivo /etc/aliases e adicionando uma linha: fulano: fulano@ufmg.br Assim fica mais simples de administrar  Atenção: Depois de modificar este arquivo, deve-se executar o comando newaliases.

14 Armadilhas  Não faça um forward para o endereço fulano@xxx.ufmg.br cria um loop  Se um professor ou funcionário não tem conta no servidor local, mas começa diretamente no Grude, também é necessário criar um forward!!! (Para alunos este problema não existe, porque serão criados domínio novos, por exemplo beltrano@turismo.grad.ufmg.br )

15 Observação  Se o endereço email no @ufmg.br for diferente que no @xxx.ufmg.br pode-se criar dois forwards: –fulano: fdetal@ufmg.br #nome local –fdetal: fdetal@ufmg.br #nome grude  Desta forma, um email para fdetal@xxx.ufmg.br chega também no lugar certo.

16 Procedimento  Para que o administrador saiba quando configurar o forward, sugere-se o seguinte procedimento: –O usuário se cadastra e solicita email –Quando o usuário entra na sua conta Grude pela primeira vez, manda um email para o administrador, solicitando o forward. –Criado o forward, o administrador manda um email para fulano@xxx.ufmg.br com cópia para fulano@ufmg.br usando o servidor local (NÃO use Grude/Notes) –O usuário deveria receber dois emails iguais, senão há um problema e ele deve reclamar ao administrador


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