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PublicouAna Vitória do Amaral Amado Alterado mais de 9 anos atrás
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Rotas Tecnológicas e Novos Mercados para o Álcool
Alfred Szwarc ADS tecnologia e desenvolvimento sustentável Seminário “Os Desafios do Álcool Combustível” 16 de Fevereiro de São Paulo
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AVIAÇÃO CIVIL INDÚSTRIA AERONÁUTICA NEIVA (subsidiaria da EMBRAER) desenvolveu uma versão do EMB-201/202 “Ipanema” movido a etanol hidratado A NEIVA estima que a versão a álcool trará economia com despesas de combustível em ~ 60%, aumento de 5% na potência do motor, redução na emissão de poluentes e possibilitará ampliar os períodos de manutenção Outros tipos de aeronaves podem vir a ser produzidos na versão a álcool Aeronave está em processo de homologação no CTA
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IPANEMA a Álcool Fonte:
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AEROALCOOL TECNOLOGIA LTDA (empresa que desenvolve aplicações para o álcool na aviação) desenvolveu um sistema para a conversão do “Ipanema” e do Piper PA-25 “Pawnee” 1 Piper Pawnee vem sendo usado para testes A empresa vem trabalhando com os principais propulsores para aeronaves de pequeno porte (Lycoming, Continental e Pratt&Whitney) Segundo a empresa, os motores convertidos podem gerar, pelo menos, mais 8% em regime de potência máxima, podendo atingir até mais 20% nessa condição. O CTA está conduzindo o processo de homologação para o Piper e Ipanema.
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MOTOCICLETAS A ÁLCOOL Tecnologia conhecida e aplicação economicamente viável Décadas de 70/80 produção de motos a álcool no Brasil Tecnologia “flex fuel” pode ser uma opção Honda CG 125 álcool (4T) Yamaha RX 125 álcool (2T)
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Ou Amendoim, Milho, Girasol, Algodão, Babaçu....etc
BIODIESEL Biodiesel Óleos Vegetais Etanol Anidro = + Ester Etílico (B5 – B100) transesterificação + Soja Ou Amendoim, Milho, Girasol, Algodão, Babaçu....etc Cana-de-açúcar
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VEÍCULOS COMERCIAIS COM MOTOR A ÁLCOOL
Pesquisas desde a década de 30 Década de 80 produção de veículos comerciais no Brasil CTA em 1989 motor 240 CV para ônibus experimental Veículos Médios (vans, micrônibus, caminhões leves, híbridos etc) Conceito avançado de motor a álcool: TC > 14:1 + Injeção direta + Ignição eletrônica alta potência + Sobrealimentação ar Desempenho e Consumo compatíveis Redução de ruído e emissões
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MOTORES DIESEL E COMBUSTÍVEIS C/ ÁLCOOL
Misturas álcool-diesel USINA CATANDUVA Frota: 5 MB 2635 e Scania R113E Tanque com mistura 93% diesel – 7% álcool
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MOTORES DIESEL ADAPTADOS PARA ÁLCOOL
1- Álcool com aditivo promovedor de ignição 2- Motor com sistema auxiliar de ignição 3- Motor com sistema bi-combustível CALDEIRAS E FORNALHAS CÉLULAS A COMBUSTÍVEL
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