A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois, seriamente queira conhecê-lo deve,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois, seriamente queira conhecê-lo deve,"— Transcrição da apresentação:

1

2 IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois, seriamente queira conhecê-lo deve, como primeira condição, dispor-se a um estudo sério e persuadir-se de que ele não pode, como ciência, ser aprendido a brincar. Allan Kardec: O Livro do Médiuns, cap. III - Do Método.

3 EDUCAÇÃO MEDIÚNICA Pode contar um médium, de maneira absoluta, com os seus guias espirituais, dispensando os estudos? O médium tem obrigação de estudar muito, observar intensamente e trabalhar em todos os instantes pela sua própria iluminação. Somente desse modo poderá habilitar-se para o desempenho da tarefa que foi confiada, cooperando eficazmente com os Espíritos sinceros e devotados ao bem e à verdade EMMANUEL: O Consolador, questão 392

4 A TAREFA ASSISTENCIAL E A PRÁTICA MEDIÚNICA Sem que nos afeiçoemos ao serviço, que ajude o semelhante, a própria mediunidade estará reduzida a um poço de águas estagnadas. Bezerra de Menezes: Dicionário da Alma, p Porque, assim como o corpo sem o Espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago, 2:26.

5 PROJETO 1868 DE ALLAN KARDEC Um curso regular de espiritismo seria professado para desenvolver os princípios da Ciência e para difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curdo tem a vantagem de fundar a unidade de princípios, d e fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias espíritas e de desenvolver grande número de médiuns.Considero este Curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre as suas conseqüências Allan Kardec: Obras Póstumas, Projeto 1868

6 CURSO DE EEM – INFORMAÇÕES GERAIS O Curso de EEM está assentado em duas orientações básicas, fundamentadas em Kardec e em Jesus, tais sejam: Conhecimento doutrinário, extraído da Codificação Espírita ou Kardequiana e das obras complementares. Conduta espírita, ética e moral, segundo as orientações de Jesus, contidas no Evangelho. É importante destacar, porém, que a freqüência a cursos de estudo e educação da mediunidade, nem sempre indica que as pessoas estejam em condições de participar de grupos mediúnicos. É necessário verificar se a pessoa possui a devida capacitação doutrinária, e condições espirituais e psicológicas para o desempenho da tarefa mediúnica.

7 ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE - INFORMAÇÕES GERAIS - PÚBLICO-ALVO PARA GRUPOS DE ESTUDO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA I - Espíritas que possuem conhecimentos básicos da Doutrina Espírita, oriundos de cursos regulares (ESDE). PROGRAMA II – pessoas que tenham concluído o programa I ou cursos semelhantes. O ENCAMINHAMENTO AOS EM GRUPOS MEDIÚNICOS: pessoas que concluíram os programas do EEM, ou que, excepcionalmente, estejam freqüentando tais programas.

8 CURSO DE ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA I: 1998(1.ed.) E 2001 (2.ed.) Revisada e Modificada

9

10

11 FEB – ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA I – 2.ªPARTE: PRÁTICA MÓDULOEXERCÍCIOS IPrece IIIrradiação Mental IIIHarmonização Psíquica IVPercepção Psíquica VCondições Propícias Para A Manifestação Dos Espíritos

12 FEB–ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROG. I - 3.ªPARTE: ATIVIDADE COMPLEMENTAR Trata-se de uma atividade facultativa, e que visa: dar oportunidade de ampliar os conhecimentos doutrinários; estimular o hábito de leituras de obras espíritas aprender a fazer resumos de leituras realizadas; favorecer a socialização dos integrantes dos grupos. PROG. I - 4.ªPARTE: CONDUTA ESPÍRITA Sob esta denominação, pretende-se fazer uma culminância ou fechamento dos assuntos estudados, correlacionando o referencial doutrinário, estudados nas três partes do Módulo, com o desenvolvimento de padrões comportamentais, que conduzem ao aprimoramento espírita.

13 PROGRAMA II 2000 (1.ed.) 2003: Subdivisão em dois fascículos, sem revisão

14

15

16 ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA II – 2.ªPARTE: PRÁTICA Esta parte, no Programa II do EEM, refere-se á prática mediúnica, propriamente dita. As orientações para esta estão resumidas no Suplemento Didático - Manual de Apoio – Exemplar do professor. O exercício mediúnicotem como finalidade propiciar condições para o desenvolvimento harmônico e equilibrado: da mediunidade, para as pessoas que oferecem condições naturais para tal; De outras faculdades psíquicas, tais como: percepção espiritual, concentração mediúnica, irradiação mental, sintonia com Espíritos esclarecidos, equilíbrio espiritual etc.

17 ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA II–3.ª PARTE: ATIVIDADE COMPLEMENTAR A atividade complementar (facultativa) prevê a resenha de obras espíritas necessárias ao aperfeiçoamento do candidato à pratica mediúnica. Sugere-se a utilização da ficha de resenha e demais a orientações contidas no Suplemento Didático - Manual de Apoio – Exemplar do professor ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE PROGRAMA II–4.ª PARTE:CONDUTA ESPÍRITA Trata-se de exercícios que avaliam o conhecimento teórico e prático por meio de análises reflexivas de textos que se reportam a fatos reais.

18 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA- CURSOS DE ESTUDO E EDUCAÇÃO DA MEDIUNIDADE CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DE MONITORES PARA O EEM CRITÉRIOS PARA A INSCRIÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS CRITÉRIOS PARA O ENCAMINHAMENTO AOS GRUPOS MEDIÚNICOS


Carregar ppt "IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois, seriamente queira conhecê-lo deve,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google