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1 Programação Distribuída em Java Aula 01. 2 Na aula de hoje veremos: Introdução Conceito de Rede Protocolos Modelo ISO/OSI Modelo TCP/IP Modelo Cliente/Servidor.

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1 1 Programação Distribuída em Java Aula 01

2 2 Na aula de hoje veremos: Introdução Conceito de Rede Protocolos Modelo ISO/OSI Modelo TCP/IP Modelo Cliente/Servidor

3 3 Introdução

4 4 O quê um programa para rede pode fazer? Recuperar e exibir dados Web browsers “conversam” com alguns tipos específicos de servidores “Compreendem” tipos específicos de dados Uma aplicação Java pode se adaptar virtualmente a qualquer tipo de servidor ou dado

5 5 O quê um programa para rede pode fazer? Acesso contínuo à informação Web browsers buscam informação on-demand Um cliente Java pode se manter constantemente atualizado

6 6 O quê um programa para rede pode fazer? Enviar dados Web browsers são limitados quanto ao envio de dados ao servidor Esse envio ocorre principalmente a partir de formulários Um programa Java não tem essa limitação

7 7 O quê um programa para rede pode fazer? Interação ponto a ponto Games on-line Chat Colaboração on-line

8 8 O quê um programa para rede pode fazer? Servidores Possibilidades de escrever servidores para fins específicos Simplicidade Shopping carts Spiders

9 9 O quê um programa para rede pode fazer? Agentes inteligentes Independência de plataforma Segurança (SecurityManager) e muito mais...

10 10 Rede Conceitos básicos

11 11 Componentes da Rede Uma rede é uma coleção de computadores e outros dispositivos que podem trocar informações entre si. Cada máquina da rede (impressoras, roteadores, máquinas de refrigerante, etc.) é chamada de nó. A um nó plenamente funcional chamaremos de host.

12 12 Packet-Switched networks Redes modernas distribuem dados em pequenos pacotes de informação. Pacotes diminuem o custo das redes. Pacotes permitem o uso de check-sums. Cada pacote recebe o nome de datagrama.

13 13 Protocolo Conjunto preciso de regras que define como computadores se comunicam; como a informação é tratada e distribuída. e.g. HTTP define como os browsers se comunicam com servidores.

14 14 Modelo ISO/OSI Facilitar o processo de padronização e obter interconectividade entre máquinas de diferentes fabricantes. Trata da transmissão de dados em sete camadas de abstração; divide-se em:

15 15 Aplicação Interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que enviou ou receberá a informação

16 16 Apresentação Traduzir os dados do formato do aplicativo para o formato da rede e vice versa. Define como inteiros, mensagens de texto e outros dados são codificados e transmitidos na rede.

17 17 Sessão Gerencia uma sessão de comunicação entre duas aplicações em computadores diferentes. Disponibiliza serviços como pontos de controle periódicos a partir dos quais a comunicação pode ser restabelecida em caso de pane na rede.

18 18 Transporte Separa os dados enviados pela camada de Sessão em pacotes que serão transmitidos pela rede. Responsável pela consistência dos dados TCP (telefone) - connection-based UDP (carta) - connection-less

19 19 Rede Organização dos dados em pacotes. Organiza o endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos. Determina a rota que os datagramas seguirão.

20 20 Esquema de datagrama IPv4 version header length type of servicedatagram length identification number flagsfragment offset time-to-live (TTL) protocol header checksum source address destination address optional information data

21 21 Enlace (data link) Estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados.

22 22 Física Move bits através de um meio físico. Confirmação e retransmissão de quadros. Controle da quantidade e velocidade de transmissão de informações na rede.

23 23 Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física AB

24 24 Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física AB

25 25 Modelo TCP/IP O modelo TCP/IP é o mais apropriado para a Internet As classes Java que dão suporte a programação para rede são baseadas nos protocolos TCP/IP O programador Java só poderá interagir com as camadas de aplicação ou transporte

26 26 Aplicação Transporte Internet Host-to-host Aplicação Transporte Internet Host-to-host AB

27 27 Modelo Cliente/Servidor A distinção é cada vez mais tênue Em geral, o lado que inicia a conversa é o cliente O lado que aceita o pedido geralmente é o servidor

28 28 Modelo Cliente/Servidor Cliente: Manipula a maior parte da lógica do programa Interface gráfica Roda em PC’s relativamente baratos

29 29 Modelo Cliente/Servidor Servidor: programa que gerência grandes quantidades de informação e é executado geralmente em máquinas caras e poderosas.

30 30 Modelo Cliente/Servidor Servidor de arquivos ou DB Recupera e envia informação ao cliente Não processa essa informação

31 31 Modelo Cliente/Servidor Servidor de aplicação Processa e/ou analisa os dados Envia os resultados desse processamento

32 32 O que você precisa saber... Funcionamento básico de uma rede Modelo de camadas –Prefira TCP/IP Interação cliente/servidor

33 33 Na próxima aula veremos: I/O Sockets


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