A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Países e povos do mundo antigo Geografia bíblica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Países e povos do mundo antigo Geografia bíblica."— Transcrição da apresentação:

1 Países e povos do mundo antigo Geografia bíblica

2 SUMÁRIO 1.Assíria 2.Acadianos e sumérios 3.Babilônia 4.Persa 5.Grécia 6.Macedônia 7.Arábia 8. Elão 9. Média 10. Síria 11. Hebreus 12. Fenícia 13. Egito 14. Etiópia 15. Ásia Menor

3 1 – ASSÍRIA O nome de sua antiga capital é Assur (Noé). A cidade, capital (885), mais célebre foi Nínive. Região de planalto montanhoso. Localizada na planície da Mesopotâmia. Limitada a oeste pelo deserto sírio, ao sul por Jabel Hamrom e a Babilônia,e ao norte e leste pelas colinas urartianas (Armênia). Nas montanhas da Assíria o rei Salmanazar instalou boa parte dos cativos de Israel.

4 O expansionismo do império assírio ocorreu no reinado de Tiglate-Pileser II (Entre ). Nesse tempo o império chega até as fronteiras de Israel forçando o usurpador Menaém a pagar tributos (2 Rs 15:19-20). A pedido de Acaz, rei de Judá, Tiglate volta a atacar Israel. Nesse período as tribos de Rúbem, Gade e a meia tribo de Manassés foram deportadas. O último grande império assírio iniciou-se com Tiglate-Pileser III ( ), que dominou definitivamente a Mesopotâmia. Sua ambição sem limites o levou a estender o império até o reino da Judéia, a Síria e o Urartu.

5

6 2 – SUMÉRIOS E ACADIANOS Os povos sumérios vieram do planalto do Irã e fixaram-se na Caldéia por volta de a.C. Fundaram diversas cidades como Ur, Uruk, Nipur e Lagash. Cada cidade era governada por reis absolutos chamados patesi. Criaram a escrita mesopotâmica (cuneiforme).

7

8

9

10 Por volta de a.C., invasores acadianos conquistaram a região, e seu rei, Sargão I, tornou-se o primeiro governante a reinar sobre todo o sul da mesopotâmia. Nova onda de invasões ocorreu na região, desestruturando o Império Acadiano e possibilitando a retomada da hegemonia política dos sumérios. Finalmente, contra os sumérios, os amoritas dominaram a região e fundaram o primeiro império babilônico.

11 3 – BABILÔNIA Nomes históricos e bíblicos: Sumer, Acade (Gn 10:10), Terra de Sine ou Sinear (Gn 10.10; 11:2), e mais tarde de terra dos caldeus (Jr 24:5; Ez 12.13). Cidades que se estabeleceram na região: Ur, Eridu, Obeide, Larsa, Ereque, Nipur; Babilônia, edificada por Ninrode, bisneto de Noé. Região baixa e alagadiça. Principais monarcas: Hamurabi ( ); Nabonassar ( ; Nabopolassar ( ); Nabocodonozor ( ).

12

13 4 – PÉRSIA Acredita-se que os persas descendem das tribos indo-européias, que eram povos vindos dos planaltos do Irã situado entre o Mar Cáspio e o Golfo Pérsico. Os principais monarcas da Pérsia: Ciro ( ); Cambises ( ); Dário ( ); Xerxes ( ); Artaxerxes ( ).

14 5 – GRÉCIA OU HÉLADE Antigamente era conhecida como Acaia. Limita-se a leste com o Mar Egeu, ao sul com o Mar Mediterrâneo e a oeste com o Mar Jônico. A Albânia, A Macedônia, a Bulgária e a Turquia são os seus vizinhos do norte. Os gregos são descendentes de Javã, filho de Jafé.

15

16

17

18 6 – MACEDÔNIA Atualmente a República da Macedônia. Sob o domínio de Filipe, O Macedônio e de seu filho Alexandre, tornou-se uma potência mundial de seu tempo ( ).

19

20

21

22

23

24

25 7 – ARÁBIA Região de imensos desertos que se estendem desde a foz do rio Nilo até o Golfo Arábico. Seus habitantes primitivos foram os amalequitas, os idumeus, os ismaelitas, os midianitas e os cenitas.

26

27

28 8 – ELÃO País antigo, que os gregos denominavam Suziânia. Sua capital foi Susã. Limitando-se ao Sul com o Golfo Pérsico, a Oeste com o rio Tigre, ao Norte com a Média e ao Leste com a Pérsia. Em épocas diferentes pertenceu aos impérios vizinhos como a Assíria, Babilônia e Pérsia. Hoje é província do Irã.

29

30 9 – MÉDIA Há referências bíblicas em Atos 2:9; Gn10:2 (Madai); 2Rs 17:6; 18:11; Is 13:17; 21:2. Eles foram presas fáceis de impérios vizinhos mais poderosos. Aliado à Babilônia, a Média livrou-se do jugo da Assíria. Cerca de cem anos mais tarde a Pérsia absorveu a Média que nunca mais deixou de ser uma província persa.

31

32 10 – SÍRIA OU ARÃ Os sírios ou arameus são descendentes de Arã, filho de Sem e neto de Noé. Damasco é a sua capital até hoje, sendo a mais antiga cidade viva da terra. A Síria foi o primeiro país estrangeiro a receber o Cristianismo pelo testemunho de crentes perseguidos em Antioquia.

33

34

35 11 – HEBREUS O vocábulo procede de Éber (Gn 10:21). Como nome étnico aparece pela primeira vez em Gênesis 14:13. O termo hebreu significa do outro lado, dalém. Devido a imigração de Abraão para as margens do mediterrâneo, os hebreus foram chamados aqueles que procedem dalém do rio (Referência ao Tigre e Eufrates).

36

37 12 – FENÍCIA A Fenícia é o território da costa do leste do mar Mediterrâneo que cobria cerca de 240 Kms entre os rios Litani e Arvade, os atuais Líbano-S Latakia. Suas principais cidades no AT são Tiro e Sidom, famosas em navegação, comércio, ciência, arte e literatura. Foram continuamente subjugadas pelas potências próximas. Adoravam Baal e Astarote.

38

39

40

41 13 – EGITO O Egito divide-se em duas partes: Alto Egito (Sul do país. Era chamado Patros pelos hebreus) e Baixo Egito (Nos tempos bíblicos também era conhecido como terra de Gósen).

42

43

44 14 – ETIÓPIA Região do oriente africano. Em língua hebraica a região era conhecia por Cush. Era habitada pelos descendentes de Cusi, filho de Cam.

45

46

47 15 – ÁSIA MENOR Também chamada Anatólia. Região de atividades do apóstolo Paulo.

48

49


Carregar ppt "Países e povos do mundo antigo Geografia bíblica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google