Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsabel Natal Madeira Alterado mais de 8 anos atrás
2
CURSO SOBRE SOBRE“PLANEJAMENTODECARREIRA” - Profº Evandro Francisco Trevizan – - Profº Evandro Francisco Trevizan –
3
REFLEXÃO... Palestra de Abertura VOCÊ TEM FEITO O QUE GOSTA? VOCÊ TEM FEITO O QUE GOSTA?
4
Tem feito: Tem feito: POR PRAZER? POR PRAZER? POR NECESSIDADE? POR NECESSIDADE? COM SACRIFÍCIO? COM SACRIFÍCIO?
5
A sua vida não é assim?
6
Ação Inicial (3 percepções) Como você se vê Como os outros o vêem Imagem que gostaria de transmitir
7
Sua imagem sem limites! Construa sua verdadeira IIM cara
8
Ambigüidade Incerteza Mudança Mobilidade Transitoriedade Instabilidade Imprecisão Indefinição A nova realidade PROFISSIONAL
10
Quem vai ser contratado ? Que tipo de talento as Empresas/Mercado querem?
11
ATITUDE E PLANEJAMENTO “planejar ou não planejar; um falso dilema!” “Se nós não planejarmos o nosso futuro, Outros o farão para nós, Por nós...” (ou contra nós!!!)
12
2. Atitudes típicas em relação ao futuro Tradicionalista Tradicionalista Pragmática Pragmática Otimista Otimista Pessimista Pessimista ‘Extrapolativa’ ‘Extrapolativa’ Estratégica Estratégica
13
PASSADO HOJE Atitude tradicionalista
14
PRESENTE PASSADOHOJE Atitude pragmática
15
“Meu interesse está no futuro está no futuro porque é lá porque é lá que vou passar que vou passar o resto da minha vida” o resto da minha vida” Charles Kettering
16
Otimistas ou pessimistas? FUTURO PASSADOPRESENTEHOJE Otimist a Pessimista Extrapolaçã o
17
O futuro não é a mera extrapolação do presente! O futuro é o novo, o diferente, o mais complexo Cheio de oportunidades E de ameaças também...
18
FUTURO PRESENTEPASSADO HOJE Atitude estratégica
19
FuturoDesejado PassadoPresenteHOJE Olhando o presente com os olhos do futuro (e não o contrário!)
20
??? 3. O mau uso do tempo
21
“Como é que os líderes das nossas empresas ou entidades utilizam o seu tempo?”
22
(“Competing for the Future”) 60 % de tempo olhando para dentro 40 % de tempo olhando para fora A ‘regra 40-30-20’ (1) 40% 60% 40%
23
Dos 40% olhando para fora... 70 % olhando para o “aqui e agora” 30 % olhando para o futuro ( 3 anos ou + ) A ‘regra 40-30-20’ (2) 70% 30% 70% 30%
24
A ‘regra 40-30-20’ (3) Dos 30 % para fora e para o futuro... 80 % olhando sob uma visão particular 20 % construindo uma... visão compartilhada do futuro 20% 80%
25
24 Conclusão: Percentagem do tempo que os dirigentes dedicam à construção de uma... visão compartilhada do futuro: visão compartilhada do futuro: 20 % de 30 % de 40 % = 2,4 % 20 % de 30 % de 40 % = 2,4 % (menos de 3% do seu tempo!!!) (menos de 3% do seu tempo!!!) A ‘regra 40-30-20’ (4) 3% 97% 3% 97%
26
4. A mentalidade estratégica
27
EMOÇÃORAZÃO + MATURIDADE PSICOLOGICA - MATURIDADE PSICOLOGICA + RESPONSABILIDADE + EQUILIBRIO + LÓGICA + RAZÃO - EQUILIBRIO - LÓGICA + AGRESSIVIDADE MARGEM DE PERDAS MAIORMARGEM DE PERDAS MENOR CAMPO DAS ATITUDES
28
Pendurando o cérebro Eu produzo muito mais em 3 horas de noite em casa do que em 8 horas no trabalho: ATIVIDADE X RESULTADO Eu produzo muito mais em 3 horas de noite em casa do que em 8 horas no trabalho: ATIVIDADE X RESULTADO
29
EMPREENDEDORISMO PARA SUA CARREIRA “Processo Empreendedor” NOVAS formas de trabalho (intra-extra empresa) NOVAS formas de comunicação NOVAS estruturas e tecnologias NOVOS vínculos
30
CONDIÇÃO DE ÊXITO PROFISSIONAL Não há vantagem competitiva sustentável senão através do que a empresa SABE, como consegue UTILIZAR o que sabe e a rapidez com que APRENDE algo novo.
31
CONCORRENTES CLIENTES MERCADO Enquadrar o perfil profissional é saber: “QUEM DITA AS REGRAS”.
32
CICLO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O PERFIL PROFISSIONAL 1. GERAR 2. CODIFICAR 3. DISSEMINAR 4. APROPRIAR
33
Espírito Empreendedor nas Organizações Prof. Ms. Marcos Hashimoto Os diferentes perfis O segredo reside na habilidade de formar equipes compostas com todos os perfis. CRIATIVO ADMINISTRADOR REALIZADOR INTEGRADOR PROMOTOR PessoasTarefas Interno Externo Início Meio Fim Conservadores Ousados
34
MOTIVAÇÃO X FELICIDADE “FELICIDADE: é uma conquista sócio-cultural concreta, ato de responsabilizar por si mesmo...” Erich Fromm
35
Motivação Repolho - Rosa Gato - Cachorro Inteligente - Motivado
36
GATO OU CACHORRO: SER OU NÃO SER?
37
REPOLHO OU ROSA X
38
INTELIGENTES OU MOTIVADOS? X
39
Perceber Oportunidades; Ater-se aos Riscos. Portanto... Foque os RESULTADOS de suas ações...
40
Filosofia da Qualidade; Capacitação Contínua; Pensamento Estratégico Organização e Sinergia; O sucesso PROFISSIONAL depende de:
41
CRAQUES X AUTO-ESTIMA...Tomam a iniciativa...Juntam-se aos bons...Administram-se bem...Reverenciam outros...Torcem pelos colegas...Trabalham em equipe
42
AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO Realização: CrisB
43
As Pirâmides do Egito O Taj Mahal
44
O Grande Canyon O Canal do Panamá
45
O Empire State Building A Basílica de São Pedro
46
“A Grande Muralha da China”
48
TOCAR PROVAR
49
VEROUVIR
50
SENTIR RIR
51
SER TOTALMENTE FELIZ !!
52
“A lição já sabemos de cor, só nos resta aprender.” Beto Guedes, músico
53
Se você não puder seu um pinheiro no topo da colina, seja um arbusto no vale. Mas seja o melhor arbusto à margem do regato. Seja um ramo, se não puder ser uma árvore, se não puder ser um ramo, seja um pouco de relva e dê alegria a algum caminho. Se não puder ser sândalo, seja apenas uma violeta, mas seja uma violeta VIVA e REAL!! Não podemos ser todos capitães; temos que ser tripulação. Há alguma coisa para todos nós aqui; há grandes obras e outras menores a realizar. E a próxima, a tarefa que devemos empreender. Se não puder ser uma estrada, seja apenas uma senda. Se você não puder ser o sol, seja apenas uma estrela! Não é pelo tamanho que terá êxito ou fracasso, mas seja o melhor no que quer que você FAÇA!!!!!!!!! SEJA VOCÊ SEMPRE!!!!!!
54
Evandro Francisco Trevizan E-mail: ef_trevizan@terra.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.