A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtora: Adriana de Freitas Pimentel Validadora: Débora Ferreira Santos Braga Coordenador: Luciano Cintra Silveira Coordenadora: Adriana de Freitas Pimentel Revisor de formatação: Thiago Gomes Disciplina Ano Aula número Música 7 1 Tema da Aula Digital Festividades no Brasil

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Reconhecer as festividades no Brasil como prática social construída históricamente; conhecer, em uma perspectiva ampla, festas populares significativas para o nosso país; reconhecer-se como integrante da cultura brasileira; valorizar a cultura do país. Referencial Teórico DUMONT, Sávia O Brasil em Festa, ed. Companhia das Letras, 2007. SILVA, Mônica M. As Festas Populares e a “Invenção” das Tradições: Uma Reflexão Sobre as Cavalhadas e a Procissão do Fogaréu em Goiás ( ) UNESP – FCLAs – CEDAP, v.7, n.1, p , jun Disponível em:

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 Atividade 1: Relembrando:
7º Ano Aqui começamos uma nova caminhada pelo mundo da música. Vamos aprender sobre escrita, movimentos musicais no Brasil, Tropicália, Bossa Nova e muito mais... Então... vamos juntos descobrir o mundo da música?!

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade pretende estimular o aluno a recordar o conteúdo da aula anterior para que tenha uma percepção da continuidade de seu aprendizado. A professora pode instigar os alunos a comentarem o que lembram antes de assistirem ao vídeo e revisar os conteúdos abordados após a apreciação das imagens. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O vídeo é constituído de imagens, fotos que representam simbolicamente o conteúdo da aula anterior. Tempo de duração da atividade: Tempo aproximado de 5 min. Organização da sala de aula: Não há orientação especial.

6 Atividade 2: Apresentação inicial.
7º Ano Nesta aula, você entrará em contato com o mundo mágico das festas brasileiras. Conhecerá um Brasil festivo, marcado pela alegria e pela ampla diversidade cultural, que caracterizam tão bem o nosso país. Iniciará o seu aprendizado sobre as festividades de várias regiões brasileiras, as práticas musicais que são realizadas nessas festas, e refletirá sobre a importância dos festejos para a população e história do país. Ao fim da aula você será capaz de reconhecer o Brasil como um país culturalmente rico! Constituído de uma população que possui muitas histórias e que são musicalmente expressas por todos os povos. Descobrirá que você também faz parte dessa história!

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade apresenta o conteúdo que será trabalhado nesta aula. Pretende que o aluno desenvolva um aprendizado mais consciente, sabendo exatamente o que será estudado. O professor, se desejar, pode ilustrar com exemplos o que será estudado e sondar, brevemente através de perguntas, o que os alunos já conhecem sobre o assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: Aproximadamente 5 min. Organização da sala de aula: Não há orientação especial.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio:
7º Ano Por que as festividades no Brasil são importantes? Elas são apenas para o divertimento do povo?

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade traz uma pergunta-desafio que estimula os alunos a pensarem sobre o conteúdo da aula, e a refletirem sobre a importância das festas populares. A atividade traz um vídeo contendo uma reportagem sobre as festas juninas no nordeste do Brasil. Mostra várias perspectivas das festas populares: tradição, cultura, diversão e uma abordagem econômica, mostrando importância das festas para as regiões. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A professora pode, ao longo da apreciação do vídeo ou após terminar a reportagem, comentar os conteúdos que são expostos, antes de prosseguir a aula. Caso opte em comentar os conteúdos durante a apreciação, será fundamental pausar o vídeo todas as vezes que quiser comentar. Tempo de duração da atividade: 15 min aproximadamente. Organização da sala de aula: Disposição de cinema.

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
7º Ano Conhecer as festividades do Brasil e a sua importância significa conhecer parte da história do país, da sua cultura, da sua população. Uma das características mais fortes do Brasil é a existência das suas grandes festas! Suas cores, misturas étnicas, ritmos e alegria são conhecidos mundialmente. A forma com que o povo se manifesta através das festas populares revela as características da sua gente, o jeito brasileiro, seus valores, seus costumes. Conhecendo as festividades do Brasil, você aprende a valorizar a sua história e a desenvolver a sua cidadania.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade mostra ao aluno a importância desse aprendizado e justifica a necessidade de desenvolvimento das competências e habilidades referentes a esta aula. Pretende estimular o aluno a querer aprender e a continuar curioso sobre o assunto. Neste momento, o professor deve tirar todas as dúvidas que surgirem para que os alunos tenham clareza de sua importância. Lembrar que esta é uma aula introdutória às festas populares e que há muito o que estudar sobre o assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há Tempo de duração da atividade: Aproximadamente 7 min. Organização da sala de aula: Não há.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
7º Ano 1ª Pergunta Há centenas de anos a música está presente na vida do homem. Podemos afirmar que a escrita musical nesses anos todos: a) Não se modificou b) Continua a mesma c) Sofreu diversas transformações d) Mudou apenas um detalhe 2ª Pergunta Qual o assunto que está sendo estudado nesta aula ? a) Jogos Olímpicos b) Festividades do Brasil c) Lutas orientais d) A música no Século XIX 3ª Pergunta Por que é importante conhecer sobre as festas populares no Brasil? a) Porque é divertido b) Porque aprender não faz mal c) Porque os instrumentos musicais estão presentes d) Porque faz parte da história cultural do país. 1) Há centenas de anos a música está presente na vida do homem. Podemos afirmar que a escrita musical nesses anos todos: Não se modificou. Continua a mesma. Sofreu diversas transformações. Mudou apenas um detalhe. Feedback de erro alternativa A Cuidado! A resposta certa não é esta... Você precisa revisar a aula anterior: aula número 1 Após estudá-la você estará pronto a voltar e fazer esta aula! Feedback de erro alternativa B Feedback de acerto alternativa C Parabéns! Realmente a escrita se modificou bastante! Continue a aula e bom estudo! Feedback de erro alternativa D 2) Qual o assunto que está sendo estudado nessa aula ? Jogos Olímpicos. Festividades do Brasil. Lutas orientais. A música no Século XIX. Que pena! Você não sabe o que está estudando? Volte à atividade 2 e descubra! Feedback de acerto alternativa B Muito bem! Continue assim! Feedback de erro alternativa C 3) Por que é importante conhecer sobre as festas populares no Brasil? Porque é divertido. Porque aprender não faz mal. Porque os instrumentos musicais estão presentes. Porque faz parte da história cultural do país. Resposta errada! Esta é apenas uma das características presentes nas festividades no Brasil, mas não revela a sua importância. Faça com atenção as atividades 2, 3, e 4 e tente novamente! Realmente aprender faz muito bem! Mas não é esta a resposta... Feedback de acerto alternativa D Parabéns! Esta é a resposta correta!

13 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade tem como objetivo avaliar o conhecimento que o aluno traz da aula anterior, e do que foi dito até agora. O professor deve deixar que os alunos respondam individualmente às perguntas, incentivando que o educando, ao errar, siga a orientação de cada feedback voltando às atividades anteriores e tirando as suas dúvidas antes de continuar com esta aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O exercício deverá ser feito individualmente. Tempo de duração da atividade: Depende da necessidade do aluno. Aproximadamente 15 min. Organização da sala de aula: Não há.

14 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10

15 Atividade 6: Momento de reflexão:
7º Ano Perceba, através desse vídeo, o envolvimento da população com a festa que estão realizando! O festejo faz parte da história de cada um! Reflita sobre o empenho, a dedicação, e a seriedade que as pessoas empregam na festa. Observe a importância que o evento tem para elas!

16 Atividade 6: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade possibilita a reflexão do aluno sobre o tema. Como exemplo mostra a festa de Boi de Reis, trazendo um contexto histórico e tradicional que existe por trás das fantasias, dos personagens, da diversão… O vídeo revela depoimentos da população envolvida com o festejo, mostrando a história das pessoas, o simbolismo da festa e a sua importância para a região. O professor pode ajudar na reflexão, discutindo com os alunos sobre como uma festa, aparentemente simples, é tão importante para as pessoas locais. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O comentário e a discussão deverão ser feitos após a apreciação do vídeo. Tempo de duração da atividade: Aproximadamente 10 min. Organização da sala de aula: A discussão e a reflexão podem ser feitas em círculo.

17 Atividade 7: Histórias e tradições presentes nas festas do Brasil.
7º Ano A cultura brasileira é fortemente expressada nas festas populares. A festança é uma forma de preservar a lembrança de um povo, seus locais de origem, costumes trazidos pelos seus antepassados, lutas e conquistas realizadas em seu território. Como exemplo, assista a este vídeo e conheça o Maculelê: antiga arte marcial praticada pelos africanos e modificada pela cultura indígena. A luta se transformou em dança e hoje é realizada em várias festas culturais no Brasil. Na coreografia são usados pedaços de pau ou facões! Na Bahia, ela faz parte das festas em homenagem a Nossa Senhora da Purificação que ocorrem tradicionalmente nessa região!

18 Atividade 7: Histórias e tradições presentes nas festas do Brasil
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade traz um exemplo das festas realizadas na Bahia que trazem como marcas a luta, a influência africana, a transformação da arte marcial em dança, revelando a diversidade cultural e a história do nosso país. Acompanha um vídeo que mostra a dança sendo realizada, com facões representando mais fortemente a ideia das lutas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Os comentários devem ser feitos após os alunos assistiem ao vídeo. Tempo de duração da atividade: Aproximandamente 5 min. Organização da sala de aula: Não há.

19 Atividade 8: A união do povo e de seus costumes.
7º Ano No decorrer da história as festividades populares mostraram a capacidade que têm de reunir, em um mesmo ambiente, várias pessoas de classes sociais diferentes, idades e religiões sem discriminação.

20 Atividade 8: A União do Povo e de Seus Costumes
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Em continuidade ao desenvolvimento do conteúdo, esta atividade mostra mais uma característica das festas populares no Brasil. Como recurso audiovisual traz um vídeo relativamente antigo com fotos de várias pessoas juntas, felizes, em torno das festas populares. Revela que as festividades já são realizadas há muito tempo pela sociedade e fazem parte da nossa história cultural. O professor pode propor que os alunos, ao assistirem ao vídeo, prestem atenção nas imagens, nos rostos, nas expressões das pessoas, nas diferenças entre elas, nas roupas etc. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O professor, após a apreciação do vídeo, pode perguntar quais foram as impressões dos alunos ao observarem as imagens. Como perceberam as faces, os gestos, as idades, as roupas, as festas, a música etc. Tempo de duração da atividade: Aproximadamente 10 min com os comentários observados. Organização da sala de aula: Não há.

21 Atividade 9: A religião e as festividades brasileiras.
7º Ano Grande parte das festividades brasileiras têm origem religiosa. São alguns exemplos: ♪ Festa de Iemanjá, que tradicionalmente atrai milhões de pessoas às praias de Salvador, Bahia; ♪ Homenagens feitas aos santos e santas padroeiras, como Nossa Senhora Aparecida que é considerada a Padroeira do Brasil. ♪ A Páscoa, reconhecida como uma das festas mais importantes para os cristãos, que comemoram a ressurreição de Cristo após a morte. ♪ Festa Junina que une a celebração profana e a religiosa, comemorando os dias de São Pedro, Santo Antônio e São João. ♪ Comemorações de Natal que agregam diversas religiões cristãs, festejando o nascimento de Jesus. ♪ Folia de Reis, festa que ocorre entre o Natal e o dia 06 de janeiro, onde músicos e dançarinos passam pela cidade cantando a história dos três Reis Magos que presentearam Jesus. Clique ao lado e conheça um pouco da Festa do Divino!

22 Atividade 9: A religião e as festividades brasileiras
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade traz mais uma característica forte das festividades no Brasil, a religiosidade. Como exemplos são citadas algumas festividades, trazendo um vídeo que apresenta parte da Festa do Divino como exemplo, para que os educandos vejam e conheçam um pouco sobre o assunto. O professor pode perguntar aos alunos se eles conhecem as festas citadas e comentar com a ajuda deles cada uma delas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O vídeo pode ser passado após conversarem sobre as festas citadas. Tempo de duração da atividade: [Aproximadamente 10 min] Organização da sala de aula: [Não há]

23 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
7º Ano 1ª Pergunta Das alternativas abaixo, a única que não corresponde às características encontradas nas pessoas que organizam e participam das festas populares é: a) Empenho b) Envolvimento c) Seriedade d) Desprezo 2ª Pergunta Podemos observar que nas festividades no Brasil estão presentes: a) Histórias e tradições brasileiras b) As vontades dos estrangeiros c) As histórias japonesas d) A comida típica da Ásia 3ª Pergunta Como uma das características das festas populares no Brasil, podemos citar: a) Desunião b) Tristeza c) União das pessoas com idades e religiões diferentes d) Ausência da cultura brasileira 4ª Pergunta Podemos dizer que a presença da religião nas festividades no Brasil: a) Não há b) Muitas festas realizadas no Brasil são religiosas c) Religião não tem nada a ver com as festividades d) De todas, apenas uma festa brasileira é religiosa 1) Das alternativas abaixo, a única que não corresponde às características encontradas nas pessoas que organizam e participam das festas populares é: Empenho. Envolvimento. Seriedade. Desprezo. Feedback de erro alternativa A Cuidado! A questão pede qual alternativa NÃO é uma característica! Volte à atividade 6 e depois tente novamente! Feedback de erro alternativa B Feedback de erro alternativa C Feedback de acerto alternativa D Muito bem! As pessoas adoram e se envolvem muito com as festividades no Brasil. Realmente elas não desprezam nem um pouco!!! Continue assim! 2) Podemos observar que nas festividades no Brasil estão presentes: Histórias e tradições brasileiras. As vontades dos estrangeiros. As histórias japonesas. A comida típica da Ásia. Feedback de acerto alternativa A Parabéns! As festividades brasileiras são elaboradas e construídas pela própria história, mantendo vivas as tradições e costumes da população! Resposta errada! Volte à atividade 7 e tente novamente! Feedback de erro alternativa D 3) Como uma das características das festas populares no Brasil, podemos citar: Desunião. Tristeza. União das pessoas com idades e religiões diferentes. Ausência da cultura brasileira. Volte à atividade 8 e tente novamente! Feedback de acerto alternativa C Excelente! 4) Podemos dizer em relação à presença da religião nas festividades no Brasil: Não há. Muitas festas realizadas no Brasil são religiosas. Religião não tem nada a ver com as festividades. De todas, apenas uma festa brasileira é religiosa. Volte à atividade 9 e tente novamente! Feedback de acerto alternativa B Parabéns!!!

24 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade propõe que o aluno avalie o que apreendeu nesta aula até agora. O professor deve deixar que os alunos respondam individualmente às perguntas, incentivando que o educando, ao errar, siga a orientação de cada feedback voltando às atividades anteriores e tirando as suas dúvidas antes de continuar com esta aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Os alunos devem responder individualmente. Tempo de duração da atividade: Aproximadamente 15 min. Dependendo da necessidade do aluno. Organização da sala de aula: Sem orientação específica.

25 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 11 a 13 Checagem ATIVIDADE 14

26 Atividade 11: Diversidade cultural.
7º Ano Como exemplo, você vai conhecer agora, a Cavalhada. Uma festa que, por influência portuguesa, é realizada durante todo o ano no Brasil, em regiões diferentes. A festa remonta às batalhas entre os cristãos e os mouros. Os personagens principais são: Cavaleiros vestidos de azul - representando os cristãos Cavaleiros vestidos de vermelho, com lanças e espadas – representando os mouros. Outros personagens podem compor a festa representando a corte imperial: rei, rainha, general, príncipes e princesas, embaixadores e lacaios, todos vestidos com ricas fantasias. Clique e veja a festa sendo realizada aqui no Brasil e em seu país de origem, Portugal! Cavalhada no Brasil Cavalhada em Portugal

27 Atividade 11: Diversidade cultural
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade revela uma festa que é realizada em Portugal e no Brasil, deixando clara a influência portuguesa na nossa história, e a diversidade cultural presente em nosso país. Conta com dois vídeos: o primeiro com imagens da festa sendo realizada no Brasil e o segundo em Portugal. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O professor, após assistir ao vídeo com os alunos, pode explorar a história de nossas influências culturais através das imagens, observar o número de pessoas presentes, os personagens etc. Tempo de duração da atividade: Aproximadamente 30 min com os comentários. Organização da sala de aula: Sem orientação específica.

28 Atividade 12: Lendas e mitos também fazem a festa.
7º Ano Além das festas religiosas que marcam a cultura do nosso Brasil, existem outras que trazem as manifestações de povos com histórias de mitos, lendas, lutas ... Uma delas é o Boi Bumbá ou Bumba-meu-Boi que é representado internacionalmente pelo famoso Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas!

29 Atividade 12: Lendas e mitos também fazem a festa
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade dá continuidade ao desenvolvimento do assunto, trazendo outros temas que motivam e contextualizam as festanças no Brasil. Como exemplo, traz um vídeo do Festival Folclórico de Parintins. O professor pode desenvolver o assunto, conversando com os educandos antes de assistirem ao vídeo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O professor pode perguntar a opinião dos alunos sobre o vídeo, após assistirem. Tempo de duração da atividade: Aproximadamente 5 min Organização da sala de aula: Sem orientação específica.

30 Atividade 13: O Carnaval, a festa do ano !
O Carnaval, a festa brasileira mais conhecida internacionalmente, também é considerada uma festa profana, ou seja, que não é religiosa. Porém, o seu encerramento marca o início do período da Quaresma - os 40 dias que antecedem a Páscoa. O Carnaval é rico em personagens, histórias, criatividade e alegria! Geralmente as escolas de samba aproveitam a ocasião para realizar homenagens às pessoas famosas, à história do povo e do país.

31 Atividade 13: O Carnaval, a festa do ano!
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade traz o carnaval como exemplo de mais uma festa da cultura brasileira. Traz um vídeo com uma reportagem que fala de forma simples sobre vários temas trazidos pelas Escolas de Samba do Rio de Janeiro no ano de 2011. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Após assistirem ao vídeo, o professor pode estimular os alunos a lembrarem de outros temas abordados nos carnavais, e a falarem de suas experiências. Tempo de duração da atividade: Aproximadamente 5 min Organização da sala de aula: Sem orientação específica.

32 Atividade 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
7º Ano 1ª Pergunta Qual das alternativas abaixo corresponde a uma das festa que, por influência portuguesa, realizamos no Brasil? a) Festa do Halloween b) Festival do Sorvete c) Cavalhada d) Festa do Pijama 2ª Pergunta Sobre as festividades no Brasil, podemos afirmar: a) Existem festas profanas e religiosas b) As festas são todas profanas c) As festas são apenas religiosas d) As festas não têm razão de ser 3ª Pergunta O carnaval é considerado: a) Sem importância b) A festa brasileira mais conhecida internacionalmente c) Uma festa qualquer d) O carnaval não é uma festa 4ª Pergunta Marque a única alternativa que não completa esta frase: As festividades no Brasil representam... A história do povo b) As tradições do povo c) Os costumes do povo d) A cultura estrangeira 5ª Pergunta Em relação a nossa participação na história e continuidade dos festejos brasileiros, podemos dizer que: a) Pertencemos a essa cultura e a essa história b) Não temos nada a ver com isso c) Somente os outros brasileiros fazem parte da história d) A história brasileira pertence aos estrangeiros. 1) Qual das alternativas abaixo corresponde a uma das festa que, por influência portuguesa, realizamos no Brasil? Festa do Halloween. Festival do Sorvete. Cavalhada. Festa do Pijama. Feedback de erro alternativa A Resposta errada! Volte à atividade 11 e tente novamente! Feedback de erro alternativa B Feedback de acerto alternativa C Parabéns, você acertou! Continue assim! Feedback de erro alternativa D 2) Sobre as festividades no Brasil, podemos afirmar: Existem festas profanas e religiosas. As festas são todas profanas. As festas são apenas religiosas. As festas não têm razão de ser. Feedback de acerto alternativa A Volte às atividades 9, 12 e 13 e tente novamente! Feedback de erro alternativa C Volte às atividades 4, 9, 12 e 13 e tente novamente! 3)O carnaval é considerado: Sem importância. A festa brasileira mais conhecida internacionalmente. Uma festa qualquer. O carnaval não é uma festa. Volte à atividade 13 e tente novamente! Feedback de acerto alternativa B 4) Marque a única alternativa que não completa esta frase: “As festividades do Brasil representam... A história do povo. As tradições do povo. Os costumes do povo. A cultura estrangeira. Resposta errada! A questão pede a única alternativa que não completa a frase! Volte às atividades anteriores e tente novamente! Feedback de acerto alternativa D As festividades brasileiras não têm o objetivo de representar a cultura estrangeira. 5) Em relação a nossa participação na história e continuidade dos festejos brasileiros, podemos dizer que: Pertencemos a essa cultura e a essa história. Não temos nada a ver com isso. Somente os outros brasileiros fazem parte da história. A história brasileira pertence aos estrangeiros. Excelente, você acertou! Que pena, você errou! Volte às atividades anteriores, reflita com sua turma e professor(a), e tente novamente!

33 Atividade 14: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade propõe que o aluno avalie o que apreendeu com a aula. O professor deve deixar que os alunos respondam individualmente às perguntas, incentivando que o educando, ao errar, siga a orientação de cada feedback voltando às atividades anteriores e tirando as suas dúvidas antes de continuar com esta aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Os alunos devem responder individualmente. Tempo de duração da atividade: Aproximadamente 10 min Organização da sala de aula: Sem orientação especial.

34 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 15

35 Atividade 15: Você está sendo desafiado.
7º Ano O desafio é trazer este novo conhecimento para a sua vida, organizando uma festa com os seus amigos! Vamos lá! ♪ Escolha a festa com que você mais se identificou, durante a aula. ♪ Converse com seus amigos e juntos elejam a festa mais votada. ♪ Agora se organizem e façam acontecer! Isso mesmo, elaborem toda a festa: quando será, onde, o que precisam para realizá-la, quais personagens terão, coreografia, figurino, história, música, ensaios. ♪ Depois da festa realizada, façam uma avaliação, conversem sobre a experiência que tiveram e discutam sobre como é participar das festas no Brasil.

36 Atividade 15: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Neste momento, o aluno está sendo desafiado a realizar uma festa junto com seus amigos. A atividade é coletiva e os alunos vivenciarão vários aspectos do que foi estudado. O professor deverá auxiliar os alunos em tudo que precisarem, estimulando e dando suporte para que a atividade se desenvolva. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: Dias ou semanas, dependendo da turma. Organização da sala de aula: Não há orientação especial.

37 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do resumo ATIVIDADE 16 Educossíntese ATIVIDADE 17 Próximo tema ATIVIDADE 18

38 Atividade 16: Construindo um resumo.
7º Ano Neste momento, você fará um resumo de tudo que aprendeu. Porém, fará de uma maneira especial: através de uma pesquisa, pontuando todo o conteúdo presente nesta aula! Siga o roteiro: Lembre-se de uma festa popular de que já participou ou de que ouviu falar. Utilize a aula como base para ver alguns exemplos, se guiar e se inspirar! Faça uma pesquisa para descobrir: o nome correto da festança escolhida, sua história, como ela é organizada e qual a sua importância para a população. Consulte livros, internet, familiares e amigos. Depois da pesquisa realizada, apresente aos seus colegas de turma e troquem suas experiências. Esse será um excelente resumo! Bom trabalho!

39 Atividade 16: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade pretende organizar o pensamento do aluno frente ao conteúdo aprendido durante a aula. A atividade propõe que se faça um resumo prático-vivencial, através de uma pesquisa, tendo a aula como base. No decorrer da pesquisa o aluno passará por vários pontos abordados durante a aula, e para realizá-la direcionará o conteúdo para a sua realidade cotidiana, adequando o conteúdo a sua história de vida. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: Dependerá do aluno. Organização da sala de aula: Sem especificação.

40 Atividade 17: Educossíntese.
7º Ano Você agora é capaz de reconhecer as características e a importância das festividades do Brasil. Pode conhecer um pouco das festas religiosas, profanas; da cultura do povo; das tradições; das histórias pessoais de cidadãos brasileiros e compartilhar, com os amigos, a alegria presente nas festas de nosso país. Hoje você sabe que as festividades no Brasil são culturais e que estão contextualizadas por emoções e histórias construídas pela própria população!

41 Atividade 17: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade traz a educossíntese, para que o educando tenha de forma clara o entendimento de tudo aprendeu. O professor pode aproveitar o momento para tirar dúvidas e saciar curiosidades que, por ventura, existam. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há! Tempo de duração da atividade: 5 min Organização da sala de aula: Sem orientação especial.

42 Atividade 18: Na próxima aula...
7º Ano Na próxima aula, você estudará sobre compasso misto. Até a próxima!

43 Atividade 18: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade relaciona a presente aula com a próxima e estimula o aluno a querer continuar estudando e aprendendo. Traz um vídeo com depoimentos sobre a tropicália, aguçando a curiosidade dos alunos para a próxima aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O professor pode conversar com os alunos, levantando as impressões deles sobre o que assitiram, deixando as perguntas que forem feitas para serem respondidas na próxima aula. Tempo de duração da atividade: Aproximadamente 6 min. Organização da sala de aula: Sem orientação especial.

44 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital O professor pode sugerir uma nova pesquisa, propondo que os alunos descubram se em outros países também existem festejos e quais são. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Os alunos podem perguntar aos vizinhos, pais e familiares se já participaram de festejos populares, quais foram e como se deu a vivência, construindo uma mini-reportagem.


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google