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Texto poético Amadeu de Sousa- Cardoso Maria Helena Vieira da Silva.

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Apresentação em tema: "Texto poético Amadeu de Sousa- Cardoso Maria Helena Vieira da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Texto poético Amadeu de Sousa- Cardoso Maria Helena Vieira da Silva

2 A poesia... Somos feitos da matéria com que se tecem os sonhos.
(William Shakespeare) Ser poeta é ser mais alto(...). (Florbela Espanca) O poeta é um fingidor. (Fernando Pessoa) Não me importo com as rimas. Rara vezes Há duas árvores iguaia, uma ao lado da outra. ( Alberto Caeiro) Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas. (Frederico Garcia Lorca)

3 Texto lírico ou texto poético
No texto lírico, um eu — o sujeito poético — manifesta os seus sentimentos, as suas emoções e a sua visão particular do mundo. o exterior serve apenas de pretexto para a expressão de sentimentos do eu lírico

4 Noções de versificação, p.200 e 201 do manual:
Estrofe (Classificação das estrofes) Métrica Rima Soneto O Sonho, Pablo Picasso

5 Versificação Métrica - conjunto de regras que regulam a medida e o ritmo das sílabas tónicas e átonas de um verso. Sílaba métrica - distingue-se da sílaba gramatical por se contar de acordo com o ritmo e não seguindo as regras da divisão silábica.

6 Combinações de rimas e estrofes e esquema rimático
Ó mar salgado, quanto do teu sal a São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, b Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar c Para que fosses nosso, ó mar! Rima emparelhada: quando os versos que rimam se sucedem dois a dois.

7 Combinações de rimas e estrofes e esquema rimático
Gato que brincas na rua a Como se fosse na cama, b Invejo a sorte que é tua Porque nem sorte se chama. Rima cruzada: os versos rimam o 1.º com o 3.º e o 2.º com o 4.º. Amor é fogo que arde sem se ver, a É ferida que dói, e não se sente; b É um contentamento descontente, É dor que desatina sem doer. Rima interpolada: o 1.º verso rima com o 4.º e o 2.º com o 3.º.

8 Análise do poema “III”, de José Gomes Ferreira
O poema é introduzido por uma informação inicial entre parêntesis que o contextualiza – a reflexão do sujeito poético é motivada pela lembrança do percurso feito diariamente em direção à escola, o Colégio Francês. A ida para a escola parecia ser um momento desagradável para o sujeito poético – já que aquilo que o esperava era um diretor antipático (“ sorriso cínico” e severo). O sujeito poético relembra o seu passado, focando-se num momento específico – a ida para a escola (vv. 1e 2) Enquanto caminhava estava em comunhão com a Natureza e a usufruir da liberdade. ...

9 Recursos expressivos Os recursos expressivos realçam /enfatizam as emoções do sujeito poético, dão expressão à sua subjetividade, aludem aos seus sentimentos e emoções (mundo interior), Exemplos: “ Ó Sino da Minha Aldeia” – através de uma apóstrofe, o sujeito poético interpela o sino, conferindo-lhe o estatuto de confidente. “Dolente na tarde calma” ao usar a personificação, o sujeito poético caracteriza o sino como triste e sugerindo a sua própria tristeza. “Ó mar português(...)” – O sujeito poético interpela o mar, personificando-o através de uma apóstrofe. “Se estou só, quero não ‘star / Se não ‘stou, quero ‘star só”- a antítese realça a oposição /inquietação e a insatisfação do sujeito poético que quer estar sempre noutra situação diferente da que tem.


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