A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELATÓRIO 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELATÓRIO 2007."— Transcrição da apresentação:

1 RELATÓRIO 2007

2 Sumário 1. Apresentação 04 2. Instituições Financiadoras da 1ª Onda 05 3. O que é a Agenda? 06 4. O que a Agenda não é? 07 5. Pré-requisitos para uma Agenda Regional 08 6. Metodologia 09 7 A Crise do Paranhana 16 8. Breve Histórico das 4 Etapas 17 9. Mapa Estratégico 24

3 Sumário 10. Os Projetos da 1ª Onda
Tema: Desenvolvimento Regional 26 Tema: Diversificação da Economia 40 Tema: Educação e Cultura 53 Tema: Gestão Pública 65 Tema: Infra-estrutura 73 Tema: Meio Ambiente 79 Tema: Saúde e Saneamento 89 Tema: Segurança 99 11. Cronograma e Informações Adicionais 105

4 Apresentação O presente relatório apresenta os resultados do primeiro ano da Agenda Paranhana 2020, processo de reflexão, debate e apontamento de ações, sugeridas como prioritárias para o desenvolvimento sustentável do Vale do Paranhana. De novembro de 2006 à novembro de 2007, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Pólo-RS um contingente representativo de voluntários participaram da elaboração da Agenda Estratégica do Paranhana em sua primeira onda como foi nomeada. Primeira de uma seqüência, cuja evolução prescindi pensar junto e pelo conjunto. Uma verdadeira integração de poderes, público e privado, incluindo todos os setores da sociedade, reunidos por um objetivo comum: tornar o Paranhana um “lugar de primeiro mundo”, um lugar com melhor qualidade de vida. E, para que o desejo se torne realidade, planejar ações de curto, médio e longo prazo passa a ser uma necessidade. A concretização dos projetos apresentados aqui, que sintetizam os desejos da população regional, dependerá da efetiva integração e mobilização dos agentes locais, sem ignorar a dependência do Estado e da Federação. E é por reconhecer esta interdependência que apoiamos a Agenda 2020 que está em andamento a nível de Rio Grande do Sul, da qual podemos dizer, nos constituímos como os primeiros afilhados. Reiteramos que a Agenda Paranhana 2020 é de todos os Paranhanenses e de todos depende o seu sucesso. Atenciosamente, Marcos Kayser Presidente da CICS-VP Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana Pág. 04 Paranhana, 07 de novembro de 2007.

5 Instituições Finaciadoras da 1ª Onda
Prefeituras: Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas Entidades: ACIS Rolante Associação Comunitária de Riozinho CDLs: Taquara; Igrejinha/Três Coroas; Rolante/Riozinho CICS-VP FACCAT SINDILOJAS VP Sindicatos da Indústria do Calçado de Igrejinha, Parobé, Taquara e Três Coroas Sociedade de Psicologia do RS - Regional Taquara Sindicato Rural VP Coordenação: CICS-VP Apoio: PÓLO-RS Pág. 05

6 O que é a AGENDA? O que é a AGENDA?
Plano de metas e ações, elaborado como estratégia de desenvolvimento e construído a partir da integração de todos os agentes transformadores da sociedade. Pág. 06

7 O que a Agenda não é? Não é lista de reivindicações;
Não é entidade executora de projetos; Não é proprietária das idéias; Não é plano com data para acabar; Não é solução para todos os problemas. Pág. 07

8 Pré-requisitos para uma Agenda Regional:
Necessidade de construir um plano estratégico para elevar a qualidade de vida na região. Objetivos comuns suficientes para unir a região em torno do compartilhamento de idéias para o seu desenvolvimento sustentável. Disponibilidade das lideranças dos setores público e privado para planejarem ações em prol da coletividade. Visão de longo prazo de todos os segmentos da sociedade para pensar, discutir, planejar e realizar. Pág. 08

9 Uso de ferramentas de gestão,
Metodologia Uso de ferramentas de gestão, tais como: Future Search Balanced Score Card Pág. 09

10 BREVE GLOSSÁRIO Projeto Entrave Objetivo Indicador Ação Viabilizadora
Conjunto de ações que contemplam um objetivo. Entrave Adversidade para concretizar um projeto. Objetivo Desafio apresentado e consolidado durante as três primeiras etapas. Indicador Parâmetro que determina o grau de evolução do projeto. Ação Viabilizadora Ação de superação de um entrave. Entidade Coordenadora Responsável pela coordenação da execução do projeto. Pág. 10

11 Agenda Estratégica para o desenvolvimento econômico e social.
Escolher as prioridades da região para o seu desenvolvimento ouvindo os segmentos da sociedade. Sugerir os projetos estratégicos que tendem viabilizar o desenvolvimento a partir dos fóruns temáticos. Acompanhar os indicadores do desenvolvimento e a execução dos projetos, a partir da implantação do fórum de gestão. Pág. 11

12 Busca da Visão de Futuro
"Um lugar de primeiro mundo" Passado: Nossa história Nossas vocações e competências Futuro: Nossos sonhos Nossos desafios Presente: Fatores que afetam nosso presente Pág. 12

13 Critérios para a escolha de INDICADORES
Building the Balanced Scorecard - Module 5 Instructor Guide Critérios para a escolha de INDICADORES Use slide to describe typical criteria for identification of measurements. 5 minutes. Review the criteria: Strategic Communication Does the selected measure adequately focus on the strategic issue or does it dilute attention, distort performance, sub-optimize behavior? Repeatable and Reliable Are the measures quantifiable, reliable and repeatable? Frequency of Update Is frequency of update meaningful on a monthly or quarterly basis? How will annual cycles be handled? Usefulness for Target Setting Can meaningful targets for improvement be established Usefulness for establishing accountability Can accountability for the measure be established by teams, by "drilling down", etc.? Ask participants if they feel that other criteria may also be applicable. Deve enfocar adequadamente o tema estratégico; Deve ser quantificável e confiável (fórmula); Preferência aos indicadores publicados existentes e de fácil acesso; Se precisa ser criado, pergunte: será que é confiavelmente medido? É viável desenvolvê-lo? Deve ser adequadamente estabelecida a periodicidade do indicação; Identificar se será possível haver um patamar comparável no futuro (benchmark/série histórica). Pág. 13

14 Critérios para a escolha dos PROJETOS
Building the Balanced Scorecard - Module 5 Instructor Guide Critérios para a escolha dos PROJETOS Use slide to describe typical criteria for identification of measurements. 5 minutes. Review the criteria: Strategic Communication Does the selected measure adequately focus on the strategic issue or does it dilute attention, distort performance, sub-optimize behavior? Repeatable and Reliable Are the measures quantifiable, reliable and repeatable? Frequency of Update Is frequency of update meaningful on a monthly or quarterly basis? How will annual cycles be handled? Usefulness for Target Setting Can meaningful targets for improvement be established Usefulness for establishing accountability Can accountability for the measure be established by teams, by "drilling down", etc.? Ask participants if they feel that other criteria may also be applicable. O projeto vai ao encontro do objetivo proposto? O projeto tem uma abrangência regional? O projeto tem viabilidade de curto prazo (pode ter sua implantação iniciada ainda neste ano)? Qual é o impacto do projeto para a estratégia da região como um todo? Tem mais algum projeto já em andamento que não está sendo apresentado, mas que deve ser priorizado, pois corresponde aos critérios acima? Pág. 14

15 Governança Estratégica
Sociedade Gestão Estratégica Fórum de Governança Fórum de Governança Projetos Estratégicos Gestão Operacional Projetos Pr Projetos Pr Pr Pr Pr Pr Pág. 15

16 A Crise do Paranhana 2004 2003 2002 Pág. 16 Regiões IDESE Ord. 1 Serra
0.805 0.802 0.801 2 Metropolitano Delta do Jacuí 0.793 0.791 0.790 3 Vale do Rio dos Sinos 0.773 0.769 0.768 4 Alto Jacuí 0.767 0.751 0.739 5 Fronteira Noroeste 0.759 0.764 0.748 6 Produção 0.752 0.747 7 Hortênsias/Campos de Cima da Serra 0.726 17º 0.720 8 Central 0.744 11º 0.734 9 Campanha 0.745 10º 0.736 10 Fronteira Oeste 0.743 0.741 12º 0.733 11 Missões 0.746 0.737 12 Vale do Taquari 0.738 0.730 15º 0.725 13 Norte 13º 14 Sul 14º 0.731 15 Noroeste Colonial 0.727 16 Vale do Caí 16º 0.729 0.722 17 Nordeste 18 Centro Sul 0.723 18º 0.721 0.716 19 Jacuí - Centro 0,721 19º 20 Litoral 0.719 20º 0.698 0.696 21 Vale do Rio Pardo 0.707 21º 0.695 22 Paranhana/Encosta da Serra 22º 0.690 0.694 23 Alto da Serra do Botucaraí 0,673 23º 24 Médio Alto Uruguai 0.666 24º 0.664 0.657 RIO GRANDE DO SUL 0.760 - 0.757 0.753 Pág. 16

17 Reunião com 300 lideranças da região para pensar o que somos e o que queremos para o Paranhana
7 novembro 2006 1ª ETAPA mar abr mai jun jul ago set out nov dez Pág. 17

18 Vocações / Competências
Cultivo de valores - fé, educação, trabalho, família Cultura para o trabalho Criatividade e perseverança Espírito empreendedor e comunitário Formação étnica e cultural Conhecimento tecnológico Pólo educacional Recursos naturais, clima e solo Localização geográfica Ambiente favorável ao turismo sustentável Mão-de-obra qualificada Densidade populacional adequada Potencial de diversificação econômica - industrial, comercial, agrícola e de serviços Pág. 18

19 Teia de Fatores Alguns Pontos Positivos Alguns Pontos Negativos
- Diversidade de recursos naturais; - Força de trabalho; - Perfil empreendedor... Alguns Pontos Negativos - Economia pouco diversificada; - Ausência de um planejamento regional... Pág. 19

20 Manchetes “Sonhos para 2020”
Os jornais em 07/11/2020 Vale do Paranhana está na primeira posição do IDESE estadual Região é destaque positivo em saúde, segurança e educação Tecnologia desenvolvida no Vale do Paranhana é destaque internacional Vale do Paranhana é modelo em gestão pública e transparência Vale do Paranhana é referência em preservação ambiental. Região do VP tem menor índice de criminalidade no Brasil Diversidade industrial é destaque nacional Vale do Paranhana comemora os resultados obtidos após 14 anos da Agenda Pág. 20

21 2ª ETAPA Janeiro/Fevereiro 2007
mar abr mai jun jul ago set out Entrevistas com 303 lideranças das cidades do Paranhana para ações prioritárias que dependam dos agentes locais. Pág. 21

22 Consulta popular com 4906 pessoas que votaram nas prioridades para o desenvolvimento do Paranhana
3ª ETAPA março 2007 mar abr mai jun jul ago set out nov dez Pág. 22

23 Apresentação do Mapa Estratégico e reuniões dos Grupos Temáticos envolvendo 285 especialistas voluntários 4ª ETAPA 08 maio 2007 01 outubro 2007 mai jun jul ago set out nov dez mar abr Os resultados das entrevistas e da consulta popular geraram o Mapa Estratégico com seus 23 desafios (objetivos) subdivididos em 8 temas. Os 23 grupos que se formaram realizaram um total de 76 encontros nos quais foram definidos 38 projetos.

24 Um lugar de primeiro mundo
Pág. 24 Um lugar de primeiro mundo Sociedade Crescimento Econômico Elevação da Qualidade de Vida Equilíbrio da Região Modelo em educação, saúde e meio ambiente Exemplo de economia diversificada Referência em segurança Setor público moderno e eficiente Diferenciais competitivos Desenvolvimento Regional Diversificação da Economia Gestão Pública Criar e manter o planejamento estratégico de cada cidade. Fortalecer e ampliar os arranjos produtivos locais. Promover o desenvolvimento de empresas de Base Tecnológica. Atrair e fortalecer empresas nos setores estratégicos: - indústria da reciclagem - produção e industria- lização de alimentos - turismo sustentável Qualificar e avaliar permanentemente os servidores, vereadores e prefeitos. Incentivar o associativismo, as redes de cooperação e o intercâmbio entre empresas locais. Fomentar e atrair investimentos para a região. Garantir transparência e clareza na prestação das contas públicas. Eixos de crescimento Infra-estrutura Modernizar e desburocratizar a máquina pública. Conservar e melhorar estradas, ruas e passeios públicos. Melhorar a infra-estrutura para sustentar o crescimento. Corrigir Slide. Atividades. Segurança Meio Ambiente Aumentar a eficiência dos órgãos de segurança. Qualificar e valorizar os profissionais dos órgãos de segurança. Implantar a coleta seletiva de lixo em todas as cidades da região. Implantar sistema de controle de resíduos e efluentes industriais. Preservar e manter a fauna, flora e bacias hidrográficas. Promover a educação ambiental. Bases para o desenvolvimento Educação e Cultura Melhorar a qualificação do ensino fundamental, médio, técnico e superior. Saúde e Saneamento Qualificar e ampliar bibliotecas, espaços culturais e de lazer, integrando escolas, faculdades e empresas. Estruturar um hospital para atendimento de média complexidade na região. Qualificar os serviços em hospitais, clínicas e consultórios. Implantar sistemas de esgotamento sanitário em todos os municípios. Criar cursos técnicos e cursos superiores, de acordo com a vocação municipal e regional.

25 PROJETOS 1ª ONDA Pág. 26

26 DESENVOLVIMENTO REGIONAL Pág. 26

27 DESENVOLVIMENTO REGIONAL
FONTE: FEE – Fundação de Economia e Estatística – IDESE 2004 Pág. 27

28 Tema: DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Objetivo: Fortalecer e ampliar os arranjos produtivos locais (Foco: Calçados) Indicador Número de funcionários empregados na região Fórmula Total de funcionários com carteira assinada (CAGED) Periodicidade Semestral Pág. 28

29 Projeto: Capacitação do APL Calçado
Entidade Coordenadora: Sindicatos do Calçado da região DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Capacitação do APL (Arranjo Produtivo Local) Calçado, buscando o aumento do grau de competitividade no mercado nacional e internacional, a partir da realização de um diagnóstico para apurar as condições em que se encontram as indústrias do setor. - Desconhecimento das principais necessidades de capacitação do setor. Resistência de algumas empresas do setor quanto a investir em capacitação e assimilar novos conceitos de gestão. Conclusão e apresentação do diagnóstico que está sendo realizado SEBRAE Conscientização para a importância da capacitação, a partir das necessidades extraídas do diagnóstico do setor. Definição do formato das capacitações, cronograma e agentes formadores. Pág. 29

30 Projeto: Criação do Banco de Dados do Calçado
Entidade Coordenadora: SEBRAE DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Criação de um Banco de Dados com índices do setor calçadista, atualizado periodicamente e publicado no Portal da Transparência do Paranhana. Falta da cultura de medir dados e gerar estatísticas. Resistência de algumas empresas em disponibilizar alguns dados. Sensibilizar as empresas da região para a importância de medir dados e divulgá-los. Coletar os dados a partir do diagnóstico feito pelo SEBRAE junto ao arranjo produtivo local (APL) do calçado. Definir os dados, o formato de exposição e a periodicidade com que serão atualizados. Pág. 30

31 Projeto: Feira do Calçado do Paranhana
Entidade Coordenadora: Sindicato das Indústrias do Calçado de Três Coroas e SEBRAE DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Criação da FEIRA DO CALÇADO DO PARANHANA, similar a SICC (Salão Internacional do Couro e do Calçado), para oportunizar negócios às indústrias da região Falta de um local adequado de fácil visibilidade e acessibilidade. Falta de profissionais para a comercialização e estruturação da Feira. Falta de integração entre as empresas do setor. Custo de locação por m2 elevado. Reunir os Sindicatos do Calçado da região junto com o SEBRAE para: Definir público-alvo e metas. Definir local (ou locais) para a realização da Feira. Qualificar promotores locais para a gestão da feira. Definir os custos e as formas de financiamento para montagem e publicidade do Evento. Definir formas de comercialização dos espaços. Eliminar intermediários na promoção e na execução da Feira. Pág. 31

32 Tema: DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Objetivo: Incentivar o associativismo, as redes de cooperação e o intercâmbio entre as empresas locais Indicador PIB Per Capita Fórmula PIB total dos municípios dividido pela população total Periodicidade Anual Pág. 32

33 Projeto: Selo do Paranhana
Entidade Coordenadora: CICS-VP DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Criação de um Selo que identifique e certifique produtos e serviços produzidos no Vale do Paranhana, incentivando o consumo interno e valorizando profissionais e empresas locais. Dificuldades para definir os critérios para a certificação. Dificuldades para definir a entidade certificadora e o processo de certificação. Desconhecimento por parte da população da importância em consumir produtos produzidos na região. Definição da entidade responsável pela certificação a partir de um consenso entre as entidades empresariais da região. Definição de critérios mínimos para a certificação de produto e/ou serviço original do Paranhana, dentre os quais critérios de qualidade e legalidade. Criação de uma campanha para popularização do Selo e conscientização da importância de consumir produtos e serviços desenvolvidos na região. Pág. 33

34 Projeto: Portal de Negócios do Paranhana
Entidade Coordenadora: SINDILOJAS VP DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Criação de um Portal de Negócios na Internet com os profissionais liberais e as empresas do Paranhana, estimulando os negócios entre as empresas da região e o consumo interno. Inexistência do Selo Paranhana que possa identificar um produto e/ou serviço de origem regional. Falta de recursos para financiar o desenvolvimento do Portal. Visão pessimista de uma parte dos empreendedores e consumidores que acreditam que “santo de casa não faz milagre”. Definição dos critérios que habilitarão as empresas a participarem do Portal. Definição das características do Portal através das entidades representativas da classe empresarial e divulgação. Captação de recursos via iniciativa privada para criação do Portal. Motivação dos empreendedores para participarem. Seleção da empresa que desenvolverá o Portal. Pág. 34

35 Projeto: Multifeira do Paranhana
Entidade Coordenadora: CDL Igrejinha/Três Coroas DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Montagem de uma Feira Regional de Produtos e Serviços do Paranhana, voltada para o consumidor local como também para os consumidores de outras regiões, aproveitando o fluxo de turistas que passam pela região. Falta de um local adequado de fácil visibilidade e acesso. Elevados custos de montagem e publicidade. Necessidade de um marketing agressivo para conquistar a participação do consumidor. Definição de um local ou locais para a realização da Feira. Definição de um orçamento conjunto para montagem e publicidade do evento. Parceria com instituições que se proponham a fazer um planejamento de marketing. Selecionar as empresas participantes pela definição de certos critérios, primando pela qualidade dos produtos, originalidade, bom preço e legalidade (Selo Paranhana). Pág. 35

36 Tema: DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Objetivo: Fomentar e atrair investimentos para a região Indicador ICMS pelo valor adicionado Fórmula Valor do ICMS Periodicidade Anual Pág. 36

37 Projeto: Reestruturação da ADETEP
Entidade Coordenadora: ACIS Rolante DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Reestruturação da ADETEP (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Vale do Paranhana), habilitada para desempenhar funções tais como: elaboração de projetos, identificação de fontes de investimentos e potenciais de mercado. Estatuto desatualizado da atual Agência (ADETEP). Falta de integração de todos os agentes de desenvolvimento da região (Prefeituras, Comudes, Corede,Faculdades, Setor Privado). Falta de recursos financeiros para subsidiar os custos operacionais de uma Agência de Desenvolvimento (AD). Falta de profissionais especializados. Promover um encontro com a participação de Prefeitos, Vereadores, Corede, Comudes, Faculdades, Entidades de Classe para discutir a importância de uma Agência de Desenvolvimento para a região e definir metas e limites de sua atuação. Atualizar o estatuto da ADETEP com base na legislação vigente, habilitando a nova Agência (AD Paranhana) a desempenhar propósitos estabelecidos. Criar um consórcio regional estruturar a Agência e subsidiar o seu funcionamento. Apoiar a formação e o funcionamento de outras AD’s (exemplo: ADES) Pág. 37

38 Tema: DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Objetivo: Criar e manter o planejamento estratégico de cada cidade. Indicador IDESE (Índice de Desenvolvimento Socioeconômico) Fórmula Domicílio e Saneamento, Educação, Saúde e Renda (FEE) Periodicidade Anual Pág. 38

39 Projeto: Planejamento estratégico para cada cidade da região
Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS -Elaboração de um planejamento estratégico para cada cidade do Vale do Paranhana, objetivando criar um ambiente favorável para atração de novos empreendimentos e para promover o crescimento dos setores tradicionais já existentes. Falta de conhecimento de conceitos fundamentais para a construção de um planejamento estratégico. Ausência da adoção de um modelo de gestão por parte das prefeituras. Falta de convergência entre o setor público e o privado. Baixa participação do setor privado nos COMUDES Mobilizar os gestores públicos para a importância da adoção de um modelo de gestão e do planejamento estratégico como base do desenvolvimento sustentável da cidade. Qualificar os servidores a partir de critérios da qualidade já consolidados, como é o PGQP. Realizar um Fórum com a participação do executivo municipal, legislativo, conselhos municipais, Agências de Desenvolvimento, entidades empresariais e associações de bairros e demais segmentos da comunidade para a criação e revisão do planejamento estratégico municipal. Pág. 39

40 DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA Pág. 40

41 DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA
FONTE: FEE – Fundação de Economia e Estatística – IDESE 2004 Pág. 41

42 Tema: DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA
Objetivo: Promover o desenvolvimento de empresas de Base Tecnológica Indicador Número de empresas de BT (Base Tecnológica) Fórmula Número de empresas de BT / Total de empresas X 100 Periodicidade Anual Pág. 42

43 Projeto: Centros de Inclusão Digital
Entidade Coordenadora: Agência de Desenvolvimento do Paranhana DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Capacitação de cidadãos em tecnologia da informação e estimular a criação de espaços com infra-estrutura de computadores e internet para uso da população sem acesso à tecnologia da informação. Dificuldades de espaço disponíveis com infra-estrutura. Falta de pessoas qualificadas para ministrarem cursos de forma voluntária. Falta de equipamentos e softwares necessários. Custos com manutenção e atualização dos equipamentos. Utilizar bibliotecas, escolas, associações de bairro e outros espaços para laboratório de ensino de informática. Motivar especialista e/ou voluntários da terceira idade a ministrarem cursos mediante o recebimento de um reconhecimento. Convidar acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da FACCAT para atuarem como facilitadores. Compartilhar computadores com os usuários a partir do uso de um cartão de associado. Firmar parcerias com a iniciativa privada e/ou setor público para a implantação de laboratórios de informática. Pág. 43

44 Projeto: Incubadora de Base Tecnológica do Paranhana
Entidade Coordenadora: Agência de Desenvolvimento do Paranhana DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Implantação de uma incubadora com abrangência regional com o objetivo principal de desenvolver projetos e empresas de base tecnológica, buscando a diversificação da economia regional. Resistência de parte de alguns setores da sociedade. Falta de recursos disponíveis por parte de Prefeituras e Câmaras de Vereadores. Falta de disponibilidade de espaços físicos para abrigarem as empresas incubadas nos municípios. Falta de pessoal para orientar e apoiar os incubados de diferentes perfis. Esclarecer dúvidas quanto aos propósitos de uma Incubadora, buscando a adesão de todos. Buscar recursos em fontes de financiamento público/privado. Alocação/Cedência de espaço por entidade ou prefeitura de cada município interessado. Possibilidade de emenda parlamentar a nível de governo federal para obtenção de recursos. Parceria com instituições de ensino superior, centros de pesquisa e empresas. Pág. 44

45 Projeto: Criação de um PMO (Project Management Office)
de Base Tecnológica Entidade Coordenadora: CICS-VP (Diretoria de Tecnologia) DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS -Criação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos de Base Tecnológica, apoiado por fórum de discussão e outras ferramentas, para inventariar, integrar, divulgar e fomentar o desenvolvimento do setor. Dificuldade para contatar todas as empresas de BT da região Resistência dos empresários em divulgar informações sobre seus negócios. - Cultura individualista. Falta de recursos humanos com disponibilidade de tempo para trabalhar voluntariamente nas iniciativas do grupo. Criação de Fórum de discussão com o objetivo inicial de inventariar as empresas existentes; manter uma comunicação permanente e fortalecer o networking. Uso de Pesquisa CICS/FACCAT realizada em 2000 como parâmetro para levantar empresas e formar novo banco de dados. Promover reuniões na sede da CICS-VP com empresários do setor de tecnologia para motivá-los a participar da formação do grupo de trabalho. Fazer um trabalho de sensibilização junto aos empresários para trabalharem coletivamente visando ampliar os negócios. Pág. 45

46 Tema: DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA
Objetivo: Atrair e fortalecer empresas do setor estratégico: indústria de reciclagem Indicador Volume de dejetos reciclados Fórmula Volume encaminhado a reciclagem Periodicidade Anual Pág. 46

47 Projeto: Recicla Paranhana
Entidade Coordenadora: Prefeituras do Paranhana DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Criação de centrais de triagem de resíduos sólidos – industriais e urbanos – em todas as cidades do Vale do Paranhana, para viabilizar o reaproveitamento de resíduos passíveis de serem reciclados. Falta de vontade política de parte dos governos municipais, estaduais e federais. Demora na aprovação de projetos ambientais. Falta de políticas públicas que incentivem e viabilizem a criação de empresas no setor da indústria da reciclagem. Buscar junto aos órgãos governamentais e privados, recursos necessários para a construção de centrais de triagem de resíduos e de ARIPS (Aterros de Resíduos Industriais Perigosos). Buscar junto a FAPERGS e outras autarquias, parcerias que viabilizem o financiamento de projetos de pesquisa, visando o reaproveitamento de resíduos nos mais diversos segmentos industriais. Exemplo: Projeto ECODESIGN em Três Coroas. Estimular a criação de empresas que industrializem produtos com matéria-prima reciclada, a partir da realização de eventos de sensibilização. Exemplo: Criação do Fórum Regional do Lixo. Incentivar a implantação de sistema de coleta seletiva de lixo, ação que vem sendo trabalhada no grupo do Meio Ambiente da Agenda Paranhana 2020. Pág. 47

48 Tema: DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA
Objetivo: Atrair e fortalecer empresas do setor estratégico: produção e industrialização de alimentos Indicador Valor adicionado pela Agricultura no VP Fórmula Valor adicionado Periodicidade Anual Pág. 48

49 Projeto: Rede Sabor Paranhana
Entidade Coordenadora: EMATER/ASCAR DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS -Estruturação de uma rede de empreendedores do agro-negócio, afim de qualificar e agregar valor à produção primária regional e incrementar os negócios. Falta de integração entre as entidades intervenientes. Desconhecimento das legislações vigentes (fiscal, sanitária e ambiental). Limitação na área de gestão no setor. Desconhecimento de novas tecnologias para qualificação e automação do processo produtivo. Falta de marketing agroindustrial da região. -Criar uma rede de cooperação entre as entidades que fazem parte da cadeia produtiva regional com foco na sustentabilidade (econômica, social, cultural e ambiental). -Promover encontros periódicos com todas as entidades intervenientes. -Promover palestras e cursos de capacitação para a qualificação dos produtores e empreendedores do setor. -Planejar um marketing para dar visibilidade aos produtos agro-industrializados, estimulando o consumo interno e abrindo o mercado externo. Pág. 49

50 Tema: DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA
Objetivo: Atrair e fortalecer empresas do setor estratégico: turismo sustentável Indicador Número de turistas que visitam a região Fórmula Número de turistas Periodicidade Anual Pág. 50

51 Projeto: O Paranhana é aqui
Entidade Coordenadora: Fórum Regional de Turismo e FACCAT DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Construção de 4 pórticos regionais (RS 474, RS 020, RS 239 e RS 115), identificando o Paranhana, juntamente com a instalação de placas e totens de identificação dos municípios e de seus pontos turísticos, como também uma central de informações turísticas. Falta de recursos financeiros. Falta de integração dos empreendedores. Falta de integração dos municípios. -Busca de verbas junto ao setor público, esfera federal, através de projetos regionais. Articulação dos municípios (através do Fórum Regional de Turismo) para desenvolvimento do projeto. Definição dos pontos turísticos a serem indicados. Implantação da central de informações em local estratégico. Pág. 51

52 Projeto: Portal do Turismo de Aventura do Paranhana
Entidade Coordenadora: Fórum Regional de Turismo e FACCAT DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Criação do Portal do Turismo de Aventura do Paranhana na Internet, contendo dados sobre pontos turísticos, calendário de eventos, estrutura de hospedagem, entre outras informações úteis para o turista. Falta de recursos financeiros para desenvolver o Portal em plataforma web (internet). Falta de recursos financeiros para manter o Portal atualizado. -Promover reunião com empreendedores do setor de turismo e desenvolvedores de portais da região para viabilizar parcerias. -Detalhar o formato do Portal. -Planejar as formas de divulgação do Portal. Pág. 52

53 EDUCAÇÃO E CULTURA Pág. 53

54 FONTE: FEE – Fundação de Economia e Estatística – IDESE 2004
EDUCAÇÃO E CULTURA FONTE: FEE – Fundação de Economia e Estatística – IDESE 2004 Pág. 54

55 Tema: EDUCAÇÃO E CULTURA
Objetivo: Melhorar a Qualificação do Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior Indicador IDEB – Indicador de desenvolvimento da Educação Básica. Fórmula a) Informações sobre o rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) do Censo Escolar da Educação Básica. b) Informações sobre o desempenho dos estudantes em exames padronizados elaborados pelo INEP: Saebe e Prova Brasil. Periodicidade A cada dois anos Pág. 55

56 Projeto: Revisão e Priorização dos Conteúdos
Curriculares Mínimos do Ensino Fundamental Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais (Secretarias de Educação) DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Revisão do currículo mínimo das Instituições de Ensino Fundamental da região, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, buscando eleger conteúdos prioritários para a região. -Indisponibilidade de tempo para aprofundar o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais. -Falta de consenso regional na priorização dos conteúdos mínimos. -Falta de comprometimento das instituições e dos professores para efetivar a aplicação do currículo mínimo priorizado. -Falta de adesão de todos os municípios e de todas as Mantenedoras. -Realizar um Fórum Regional de Educação Anual para discutir o currículo escolar. -Eleger uma comissão multidisciplinar (Comissão do Currículo Mínimo) com a participação da comunidade para construção de um plano que contemple as etapas de revisão e priorização do currículo mínimo para o Vale do Paranhana. -Realizar uma mobilização regional a fim de agregar todas as Mantenedoras e Municípios. -Divulgar os resultados da avaliação externa de aprendizagem no Portal da Transparência do Paranhana. Pág. 56

57 Projeto: Avaliação externa da aprendizagem dos
estudantes do ensino fundamental Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Avaliação sistemática do desempenho da aprendizagem dos alunos com base nos índices de desempenho nas avaliações externas instituídas, buscando melhorar constantemente os resultados e superar o índice nacional estabelecido pelo IDEB como meta para cada município. -Recursos financeiros e orçamentários escassos. -Falta de adesão de todos os municípios e de todas as Mantenedoras. - Resistência da escola e do professor. -Aplicar os exames de avaliação externos correspondentes tomando seus resultados como referência para ações decorrentes. -Promover um amplo debate sobre a necessidade de avaliar a aprendizagem dos estudantes, no Fórum Regional da Educação a ser realizado anualmente. -Criação de uma comissão regional (Comissão de Avaliação da Educação) para viabilizar as etapas de implementação dos sistemas de avaliação correspondentes e suas ações decorrentes. -Publicação dos indicadores escolares e municipais no Portal da Transparência do Paranhana. Pág. 57

58 Projeto: Valorização e Formação Continuada do Professor
Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS Promoção de eventos e cursos para formação continuada dos professores com base no diagnóstico realizado pelos municípios e pelas Escolas Particulares. -Falta de adesão de todos os municípios e de todas as Mantenedoras. -Falta de convergência das políticas municipais de valorização do professor juntamente das políticas de formação. -Limitação da capacidade orçamentária das instituições públicas e privadas. -Resistência de uma parcela dos professores à formação continuada. -Descontinuidade e descontextualização da formação inicial e continuada dos professores. -Realização de mobilização regional através de um Fórum Regional da Educação a fim de agregar todas as Mantenedoras e Municípios na discussão dos processos pertinentes ao projeto. -Criação de uma comissão regional (Comissão da Valorização e Formação do Professor) para debater e acordar as políticas de valorização, qualificação e formação continuada dos professores. -Definição das metas da qualificação e formação dos professores com base no resultado do diagnóstico realizado e da avaliação externa da aprendizagem. -Criar o prêmio Professor do Ano. Pág. 58

59 Tema: EDUCAÇÃO E CULTURA
Objetivo: Criar cursos técnicos e superiores de acordo com a vocação municipal e regional Indicador Alunos formados atuando na área, no ano seguinte a formatura Fórmula Nº de alunos formados trabalhando na área / nº total de formados Periodicidade Anual Pág. 59

60 Projeto: Pesquisa das vocações da região
Entidade Coordenadora: UNIPACS e CNECs DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Realização de pesquisa sobre as vocações econômicas dos municípios do Vale do Paranhana servindo de apoio às instituições de ensino na criação e/ou manutenção de cursos alinhados com estas vocações. -Falta de recursos financeiras para realizar a pesquisa. -Inexistência de dados sobre vocações do Paranhana. -Distanciamento entre os setores educacionais e o setor produtivo da região. -Definição das fontes de recursos para financiar a pesquisa e do agente executor da pesquisa. -Definição dos aspectos da pesquisa: mapeamento das atividades com maior potencial, levantamento das principais carências, com dados qualitativos e quantitativos. Realização de encontros, envolvendo o setor educacional e produtivo, para a definição dos itens da pesquisa e posterior análise dos dados. Definição das instituições de ensino que ministrarão os cursos mais demandados. Pág. 60

61 Projeto: Feira Regional de Projetos de Escolas Técnicas
Entidade Coordenadora: Dorothea, Santa Teresinha e Unipacs DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS -Realização de uma Feira Regional de Projetos desenvolvidos pelos alunos das escolas com cursos técnicos na região, visando primordialmente integrar as escolas das empresas e vice-versa. -Indefinição do local para a realização da Feira. Indefinição da formatação e da periodicidade. - Falta de recursos financeiros para o marketing e os demais custos da Feira. - Distância entre as escolas técnicas e as empresas. Descompasso de tempo entre as necessidades do mercado e a viabilização legal de mudanças nos cursos já existentes ou na criação de novos cursos. Visitar diferentes feiras em outras localidades para benchmarketing (exemplo: Mostratec). Definir os critérios de seleção dos projetos. Formatar uma premiação dos projetos que mereçam um destaque especial. Convidar empresários para trocas de experiências e indicação de áreas prioritárias para desenvolvimento de projetos. Prospectar patrocinadores. Definir periodicidade e local, primando pela realização itinerante (numa cidade diferente a cada ano). Pág. 61

62 Projeto: Empreendedorismo na escola
Entidade Coordenadora: FACCAT DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Criação de ações, como palestras e cursos de empreendedorismo, com o objetivo principal de desenvolver competências empreendedoras, iniciando-se pelas escolas. -Falta de professores com formação e experiência em empreendedorismo. -Falta de material didático compatível com os aspectos característicos da região. -Falta de disponibilidade da iniciativa privada. -Baixa cultura empeendedora nas escolas. -Analisar e avaliar outras experiências de formação empreendedora (Aprender a empreender do SEBRAE e Júnior Achivement). -Criar um material didático específico para as escolas do Vale do Paranhana que aderirem ao programa de “empreendedorismo na escola”. -Articular parcerias com a iniciativa privada para que os empresários também ministrem palestras de sensibilização e as próprias aulas. -Preparar os instrutores e começar com um projeto piloto. - Buscar apoio financeiro junto a entidades públicas e privadas. Pág. 62

63 Tema: EDUCAÇÃO E CULTURA
Objetivo: Qualificar e ampliar bibliotecas, espaços culturais e de lazer, integrando escolas, faculdades e empresas Indicador Número de eventos culturais realizados no ano Fórmula Número de eventos no ano Periodicidade Semestral Pág. 63

64 Projeto: Calendário Regional de Eventos
Entidade Coordenadora: SESC Taquara DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Criação de um Calendário de Eventos do Vale do Paranhana com divulgação ampla em todos os município da região e fora dela, evitando-se sobreposições de eventos e datas. Dificuldade para estabelecer critérios quanto a seleção e inclusão na agenda. Dificuldades para evitar sobreposição de eventos. Falta de recursos financeiros para desenvolver e divulgar a Agenda. Reunir todas as entidades culturais dos municípios e secretarias de educação e cultura para definir os critérios de seleção dos eventos que irão fazer parte da agenda, priorizando os aspectos culturais, inovação, voluntariado (ex:Oktoberfest). Definir a periodicidade e o formato (layout) a ser adotado para Agenda. Definir as fontes de recursos para financiar a execução do projeto. Definir o marketing de divulgação da Agenda de Eventos do Paranhana. Pág. 64

65 GESTÃO PÚBLICA Pág. 65

66 FONTE: Prefeituras Municipais do Vale do Paranhana – Outubro/2007
GESTÃO PÚBLICA FONTE: Prefeituras Municipais do Vale do Paranhana – Outubro/2007 Pág. 66

67 Tema: GESTÃO PÚBLICA Objetivo: Garantir transparência e clareza na prestação das contas públicas Indicador Cumprimento do orçamento Fórmula Despesa líquida – Despesa orçada / Despesa orçada X 100 Periodicidade De 4 em 4 meses Pág. 67

68 Projeto: Portal da Transparência do Paranhana
Entidade Coordenadora: CICS-VP DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS -Criação do Portal da Transparência do Paranhana na Internet, contendo os indicadores da região, como também a prestação das contas públicas, atualizados periodicamente. Dificuldades no processo de coleta de dados e para mantê-los atualizados. Complexidade para a interpretação das prestações de contas dos municíp,ios devido a nomenclatura técnica utilizada. Falta de uma estrutura de pessoal e sistema para manter o Portal atualizado. Falta de recursos financeiros para desenvolver o Portal em plataforma web (internet). -Definir o formato do Portal contemplando os indicadores sugeridos na Agenda, com a respectiva periodicidade das atualizações e os itens das prestações de conta. -Definir o desenvolvedor do sistema web (internet). -Definir as fontes de recursos para financiar o desenvolvimento do Portal e estrutura que irá mantê-lo. Pág. 68

69 Tema: GESTÃO PÚBLICA Objetivo: Qualificar e avaliar permanentemente os servidores, vereadores e prefeitos Indicador Número de Câmaras e Prefeituras participando do sistema de avaliação do PGQP Fórmula Total de Câmaras e Prefeituras participando do PGQP / Número de Câmaras e Prefeituras da região X 100 Periodicidade Anual (a partir do início da participação no sistema de avaliação do PGQP) Pág. 69

70 Projeto: Prefeituras e Câmaras de Vereadores no PGQP
Entidade Coordenadora: Comitê Regional da Qualidade DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Capacitação das Prefeituras e Câmaras de Vereadores para participarem do sistema de avaliação do PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade), a partir da realização de um diagnóstico e capacitação em gestão pela Qualidade Total. Desconhecimento do modelo de gestão pela qualidade total. Resistência a mudanças. Fim de mandato em 2008. -Ter um responsável por cidade encarregado de mobilizar as partes interessadas. Formação de uma comissão que agende reuniões com os prefeitos para mostrar os benefícios e resultados obtidos com a implantação do modelo de gestão. Iniciar a implantação pela câmara de vereadores de Três Coroas que temos a adesão de todos atuais vereadores. Viabilizar cursos compreendendo os critérios, avaliadores e gerenciamento pela qualidade, com preço competitivo. Pág. 70

71 Tema: GESTÃO PÚBLICA Objetivo: Modernizar e desburocratizar a máquina pública. Indicador Percentual da arrecadação por servidor. Fórmula Número total de servidores /arrecadação total do município X 100 Periodicidade Anual Pág. 71

72 Projeto: Adoção de um modelo de Gestão Pública
Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS -Implantação de um modelo de gestão que atenda aos critérios do PNQ (Programa Nacional da Qualidade): Liderança, Estratégias e Planos; Cidadãos; Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas; Processos; Resultados. Falta de conhecimento dos servidores municipais a respeito dos critérios essenciais para a gestão da qualidade. Falta de uma cultura organizacional voltada para a modernização na gestão pública. Fim de mandato em 2008. -Identificar e escolher um modelo de gestão que seja referencial de qualidade no Brasil e no mundo. -Conscientizar os gestores para a importância da adoção imediata de um determinado modelo de gestão. -Capacitar os servidores públicos para a implantação do modelo de gestão escolhido. -Buscar auxílio de instituições especializadas em gestão de qualidade, dentre os quais o Comitê Gaúcho da Qualidade. -Iniciar a implantação por uma secretaria e após disseminar para as demais dentro de um cronograma previamente estabelecido. Pág. 72

73 INFRA- ESTRUTURA Pág. 73

74 FONTE: COREDE Paranhana/Encosta da Serra
INFRA-ESTRUTURA FONTE: COREDE Paranhana/Encosta da Serra Pág. 74

75 Tema: INFRA-ESTRUTURA
Objetivo: Conservar e melhorar estradas, ruas e passeios públicos Indicador Valor investido na região por meio do Corede Fórmula Recursos em R$ Periodicidade Anual Pág. 75

76 Projeto: Adote a frente da sua casa
Entidade Coordenadora: Prefeituras e Câmaras de Vereadores DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS Elaboração de um programa de embelezamento das cidades através do cuidado das calçadas, sarjetas, ruas e praças. Falta de conscientização dos cidadãos da importância da limpeza da rua. Falta de motivação da população. Necessidade de coordenação contínua do projeto por parte das Prefeituras. Código de obras e postura dos municípios desatualizado. - Reunir todos as secretarias de obras dos municípios e associações de bairros para elaborarem uma cartilha informando com funcionará o projeto (benefícios, responsabilidades, vantagens, incluindo descontos no IPTU) - Criar campanha de divulgação. - Escolher uma das cidades ou um bairro como projeto piloto. Pág. 76

77 Projeto: Duplicação da RS 115 entre Taquara e Três Coroas
Entidade Coordenadora: COREDE PARANHANA DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Elaboração de um plano de mobilização pela duplicação da RS 115 entre Taquara e Três Coroas. -Resistência da Companhia responsável pela rodovia. -Falta de recursos do poder público. -Falta de integração política na região. -Pressionar a Britta Rodovias para realizar a obra. -Buscar apoio político junto aos representantes da região. -Sensibilizar os prefeitos das cidades do Vale do Paranhana para que se engajem no projeto. -Buscar apoio das grandes empresas situadas ao longo da rodovia. -Buscar apoio das cidades da Serra (Gramado, Canela). Pág. 77

78 Projeto: Duplicação da RS 239 entre Taquara e Rolante
Entidade Coordenadora: COREDE PARANHANA DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Elaboração de um plano de mobilização pela duplicação da RS 239, entre Taquara e Rolante, incluindo o entroncamento da RS 239 com a RS 020. -Má distribuição e aplicação dos recursos do pedágio, que prioriza os municípios do Vale dos Sinos. -Falta de recursos do poder público. -Pressionar o governo do Estado para realizar as obras, através de recursos do pedágio. -Buscar apoio político junto aos representantes da região. -Buscar apoio dos prefeitos e entidades representativas da região. -Buscar apoio dos prefeitos das cidades do litoral. Pág. 78

79 MEIO AMBIENTE Pág. 79

80 FONTE: Prefeituras Municipais do Vale do Paranhana
MEIO AMBIENTE FONTE: Prefeituras Municipais do Vale do Paranhana Pág. 80

81 Tema: MEIO AMBIENTE Objetivo: Implantar e manter a coleta seletiva de lixo Indicador Volume de lixo coletado. Fórmula Volume de lixo Periodicidade Anual Pág. 81

82 Projeto: Programa 4 Rs Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais
DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS Implantação e manutenção da coleta seletiva de lixo em todos os municípios, com foco na redução, reutilização, reciclagem e reprocessamento do lixo (4Rs). -Falta de vontade pública. -Falta de continuidade dos programas de coleta seletiva. -Falta de recursos específicos no orçamento destinado para o controle da produção de lixo. -Falta de legislação que regulamente as práticas pró coleta seletiva e fiscalização que penalize os infratores. -Falta de consciência e sensibilização da comunidade. -Implantar programa de confecção de sacolas diferenciadas que induza o usuário a separar os resíduos “lixo seco e lixo úmido”. -Criar programa de divulgação contínuo para educar a população para a importância da coleta seletiva. -Implantar unidades de transbordo para facilitar a logística de recolhimento de rejeitos e permitir um local adequado para os catadores exercerem suas atividades. -Criar programas para reduzir a geração de resíduos. -Mobilizar os legislativos municipais para criarem leis que viabilizem a sustentação do programa 4 Rs. -Incentivar a realização anual do Fórum Regional do Lixo. Pág. 82

83 Tema: MEIO AMBIENTE Objetivo: Implantar sistema de controle de resíduos e efluentes industriais Indicador Volume de resíduos e efluentes produzidos Fórmula Volume de resíduos Periodicidade Anual Pág. 83

84 Projeto: De olho nos resíduos e efluentes industriais
Entidade Coordenadora: Secretarias de Meio Ambiente DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Implantação de um sistema de controle eficaz sobre as atividades industriais potencialmente poluidoras, controlando as fontes geradoras de resíduos e efluentes e promovendo iniciativas para reduzir os volumes. -Falta de vontade política. -Falta de um diagnóstico sobre o volume de resíduos das empresas. -Falta de fiscalização efetiva. -Falta de orientação para as empresas. -Falta de um cadastro das empresas e suas atividades poluidoras. -Falta de consciência ecológica por parte das empresas. -Fazer um diagnóstico para elencar as empresas com maior volume de resíduos e efluentes produzidos e publicar no Portal da Transparência. -Preparar um sistema de fiscalização periódica. -Criar um banco de dados para facilitar o controle e a fiscalização. Pág. 84

85 Tema: MEIO AMBIENTE Objetivo: Preservar e manter a fauna, flora e bacias hidrográficas Indicador Grau de poluição da água Fórmula Grau de poluição Periodicidade Anual Pág. 85

86 Projeto: Controle das águas
Entidade Coordenadora: Polícia Ambiental DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Implantação de um sistema de controle que permita uma avaliação periódica da qualidade da água dos rios do Sinos e Paranhana, como também das águas subterâneas. -Falta de uma rotina mais intensificada de monitoramento. -Falta de divulgação dos dados referentes à qualidade da água nos rios do Sinos e Paranhana. -Criar um calendário mensal de monitoramento e torná-lo público. -Formar grupos envolvendo a sociedade civil (escolas, clubes de serviço, etc) para acompanhamento dos monitoramentos. Pág. 86

87 Tema: MEIO AMBIENTE Objetivo: Promover a educação ambiental Indicador
Qualidade do ar no Paranhana Fórmula Periodicidade Anual Pág. 87

88 Projeto: Programa de Educação Ambiental
Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Elaboração de material educativo que atinja todas as camadas da sociedade, a fim de instruir permanentemente sobre a importância da consciência ambiental e sobre as formas de contribuir para a preservação ambiental. -Falta de vontade política. -Falta de um material didático cujo conteúdo seja capaz de mobilizar a população a aderir a um programa de preservação ambiental. -Escassez de recurso financeiros. -Criar informativo sobre educação ambiental a ser distribuído em escolas, indústrias, imobiliárias, construtoras, produtores rurais, enfim em toda a comunidade. -Incentivar a criação de grupos voluntários para ministrarem palestras em escolas, associações de bairros, clubes de serviços, enfocando a importância do controle da poluição nos recursos hídricos, atmosfera e no solo. -Divulgar as iniciativas bem sucedidas na região na área de preservação ambiental, dentre as quais: Amanhã Mais Feliz em Três Coroas; CAAK em Igrejinha; Iniciativa Ambiental em Taquara. -Buscar parcerias entre os setores públicos e privados para financiar material de divulgação. -Incluir itens relacionados a preservação ambiental nos critérios para obtenção de selo do Paranhana. Pág. 88

89 SAÚDE E SANEAMENTO Pág. 89

90 FONTE: FEE – Fundação de Economia e Estatística – IDESE 2004
SAÚDE FONTE: FEE – Fundação de Economia e Estatística – IDESE 2004 Pág. 90

91 FONTE: FEE – Fundação de Economia e Estatística – IDESE 2004
SANEAMENTO FONTE: FEE – Fundação de Economia e Estatística – IDESE 2004 Pág. 91

92 Tema: SAÚDE E SANEAMENTO
Objetivo: Qualificar os serviços em hospitais, clínicas e consultórios Indicador Pesquisa de satisfação com pacientes dos Hospitais Fórmula Nota de 1 à 10 com os pacientes que são atendidos nos Hospitais Periodicidade Mensal Pág. 92

93 Projeto: PGQP nos Hospitais do Paranhana
Entidade Coordenadora: Comitê Regional da Qualidade DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Implantação do modelo de gestão sugerido pelo PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) nos Hospitais do Vale do Paranhana, habilitando-os a participar anualmente do sistema de avaliação. Falta de conscientização de que a excelência da qualidade nos serviços prestados é uma prioridade. Desconhecimento do modelo de gestão da qualidade total. Resistência a adoção de mudanças no processo de funcionamento de uma instituição. Falta de recursos financeiros dos Hospitais. Promover um encontro de todos os Hospitais para apresentar o case de sucesso do PGQP na gestão hospitalar e mostrar os requisitos necessários para implantar o PGQP. Definir um cronograma de implantação começando por um primeiro Hospital que sirva como projeto piloto. Capacitar os gestores por meio dos cursos do PGQP para compreensão dos critérios e formação de avaliadores. Promover reuniões periódicas com os hospitais para acompanhar o andamento do projeto piloto, assim como cumprir o cronograma. Subsidiar os custos dos cursos e buscar parcerias com os setores público municipal e privado. Pág. 93

94 Tema: SAÚDE E SANEAMENTO
Objetivo: Implantação de sistemas de Esgotamento Sanitário em todos os municípios Indicador DBO5 e DQO Fórmula DBO ( mg/L O2 ) = Od dia – Od 5 dias e DQO (mg/L O2) = [ (A-B) x N x ]  mL amostra Periodicidade Semestral Pág. 94

95 Projeto: Uso de fossas sépticas, filtros anaeróbicos e caixas de gordura adequadas
Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Uso de fossas sépticas, filtros anaeróbicos e caixas de gordura corretamente dimensionadas e operadas em todos os domicílios nas cidades do Vale do Paranhana. Código de Obras e de Posturas dos municípios estão desatualizados. Desconhecimento da população. Resistência da população para o cumprimento de novas regras. Atualizar os Códigos de Obras e de Posturas, tornando obrigatório o uso de caixas de gordura, fossas e filtros anaeróbicos dimensionados de acordo com as normas da ABNT (NBR e NBR 7229), exigências do órgão ambiental e legislação vigente. Divulgar as vantagens ambientais e de saúde pública que serão obtidas a partir do correto dimensionamento e uso destes dispositivos. Pág. 95

96 Projeto: Implantação de Sistemas de Esgotamento Sanitário
Entidade Coordenadora: Prefeituras Municipais DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Implantação nas cidades do Paranhana de sistemas adequados para lançamento e tratamento de seus efluentes cloacais, visando a despoluição dos mananciais hídricos. Falta de conscientização da população para a importância da implantação de sistemas de esgotamento sanitário. Desconhecimento de quais são os sistemas adequados de tratamento. Viabilizar recursos junto ao orçamento público e verbas federais. Mostrar através de material de divulgação as vantagens de dotar as cidades de adequados Sistemas de Esgotamento Sanitário. Apresentar os tipos de tratamento adequados e as formas de implantá-los (quem são os responsáveis). Pág. 96

97 Tema: SAÚDE E SANEAMENTO
Objetivo: Estruturar um hospital para atendimento de média complexidade. Indicador Índice de Resolutividade Regional (IRR): percentual de internações de pacientes da região, realizados em hospitais de outras localidades, no nível e áreas indicados. Meta <10% Fórmula IRR = (Total de internações – Total de internações no hospital de referência regional) / 100 Periodicidade Semestral Pág. 97

98 Projeto: Definição do perfil de hospital de referência regional
Entidade Coordenadora: Conselho Regional de Saúde DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Definição do perfil de hospital de referência regional, apto a realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos de média complexidade, nas áreas de cirurgia geral, cirurgia vascular e traumato-ortopedia. Endividamento dos hospitais e defasagem da tabela SUS. Necessidade de UTI para viabilização dos procedimentos. Hospitais sem UTI. Déficit financeiro da UTI (custo do leito/dia:720,00 – remuneração do SUS: 213,00). Inadequada remuneração dos profissionais. Falta de transparência na gestão hospitalar. Complexa estrutura de apoio: agência transfusional, RX intra-operatório, bloco cirúrgico operacional 24h/dia, plantão de especialistas. Definir o perfil do hospital apto a localização da UTI regional, já adquirida pelo COREDE. Definir a forma de co-participação dos municípios no rateio das despesas (p.ex., compra de serviços, custeio mínimo). Definir o formato dos convênios entre as prefeituras e o hospital, principalmente no que se refere a: Indicadores de acompanhamento da qualidade, tipo e quantidade dos serviços prestados; Mecanismo e forma de prestação de contas aos Conselhos Municipais de Saúde. Pág. 98

99 SEGURANÇA Pág. 99

100 FONTE: PROCERGS SIP/IML e MIDIA.
SEGURANÇA FONTE: PROCERGS SIP/IML e MIDIA. Pág. 100

101 Tema: SEGURANÇA Objetivo: Aumentar a eficiência dos órgãos de segurança pública Indicador Taxa de homicídios Fórmula Número de homicídios / habitantes Periodicidade Mensal Pág. 101

102 Projeto: Álbum eletrônico
Entidade Coordenadora: Delegacia de Polícia de Parobé DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS Implementação do “álbum eletrônico” via Internet para agilizar a identificação de suspeitos de autoria de crimes no Vale do Paranhana, incluindo os detentos que cumprem pena no Presídio Regional de Taquara. Falta de definição do sistema de intercomunicação de dados (Internet/Rádio/Intranet). Falta de definição da ferramenta (software). Falta de recursos humanos preparados para operar o sistema de alimentação de dados. Falta de conhecimento do pessoal. Falta de recursos financeiros para implementação e manutenção do sistema. -Definição da rede www como via de comunicação de dados. -Aproveitamento de recursos e tecnologias locais viabilizadas por meio de parcerias público – privadas. -Alocação de pessoal do próprio quadro de instituições (segurança das informações). -Treinamento a ser realizado pelo desenvolvedor do sistema. -Busca de parcerias. Ex.: Repasse das multas dos crimes processados no JECrim (art. 76 da Lei Federal nº 9099/95). Pág. 102

103 Projeto: Unificação das freqüências de rádio da BM e PC
Entidade Coordenadora: Delegacia de Polícia e CONSEPRO de Taquara DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Viabilização da comunicação em tempo real via rádio entre as entidades policiais (Polícia Civil e Brigada Militar), potencializando as condições para o atendimento de ocorrências. -Freqüências de rádio incompatíveis. -Dependência da autorização de instância superior. -Falta de recursos financeiros. -Aquisição de equipamentos, tipo “hand-talk” com freqüências compatíveis. -Dotação gradual de equipamentos com freqüências compatíveis, para a BM e PC. -Realização de campanhas locais (regionais) para aquisição dos HT, mediante projeto específico de dotação, aquisição e emprego; Pág. 103

104 Projeto: Plano de Barreiras municipal e regional
Entidade Coordenadora: Brigada Militar Taquara e CONSEPRO Taquara DESCRIÇÃO ENTRAVES AÇÕES VIABILIZADORAS - Planejamento e execução de operações de fechamento da região com vistas a ações preventivas de polícia e/ou com a finalidade de impedir a fuga de autores de delitos. -Falta de efetivo policial militar e civil. -Ausência de uma cultura de integração de atividades. -Falta de mapas da região. -Falta de treinamento. -Comunicação policial inexistente. -Plano ajustado à adoção de efetivo. -Realização de simulações e treinamento. -Pesquisas na Internet e solicitação de mapas às Prefeituras e ao Serviço de Cartografia do Exército. Pág. 104

105 Cronograma Impacto estratégico Urgência
1ª onda: 2007 – Implementação projetos: a partir de 2008 2ª onda: 2009 – Implementação projetos: a partir de 2010 3ª onda: 2011 – Implementação projetos: a partir de 2012 2. Restruturação da dívida 1. Reforma da Previdência alta média baixa alto médio Impacto estratégico baixo Urgência Pág.105

106 Próximo Evento da Agenda
Fórum de Gestão: Objetivo: Posicionar a comunidade sobre o andamento dos projetos Data: 07 de abril de 2008 (local e horário à combinar) pág. 106

107 Informações adicionais
Site da Agenda Paranhana 2020: (Demais informações a respeito da Agenda Paranhana 2020 podem ser obtidas na sede da CICS-VP em Taquara) Pág. 107


Carregar ppt "RELATÓRIO 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google