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Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento

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Apresentação em tema: "Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento
ARARIPINA-PE - 10 SETEMBRO 2010

2 PANORAMA DA CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
BRASIL

3 Composição da Cadeia Produtiva da Construção Civil
Indústria de materiais 18,5% Serviços 7,1% Comércio de materiais de construção 6,6% Outros fornecedores 4,7% Construção Máquinas e 60,7% equipamentos para a Construção 2,3% Fonte: ABRAMAT e FGV Projetos. Elaboração: Banco de Dados-CBIC

4 PERFIL DO SETOR 16% do PIB da indústria brasileira
US$ 2 bilhões/ano transações comerciais nos mercados interno e externo. 6 milhões de pessoas diretamente envolvidas com as atividades da cadeia produtiva. Fonte: SECON / SINDUSCON -SP Ministério do Trabalho e Emprego

5 INDICADORES DO SETOR QUANTIDADE % MICRO E PEQUENAS EMPRESAS 98,49 MÉDIAS EMPRESAS 3.226 1,31 GRANDES EMPRESAS 504 0,20 TOTAL 100,00 Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego 30/06/2010

6 AMBIENTE DESFAVORÁVEL AO SETOR
Elevada carga tributária Elevada taxa de juros Dificuldade de acesso a serviços financeiros Elevada informalidade Baixa competitividade ↔ desperdício ↔ tecnologia Formação profissional defasada Baixa qualificação da mão-de-obra Logística e infraestrutura deficientes Descumprimento da legislação ambiental

7 FATORES CRÍTICOS NAS MPE
Modernização organizacional e gestão profissional Qualificação da mão-de-obra Dificuldade na introdução e disseminação de novos produtos e processos Baixo valor agregado na produção Baixo investimento em modernização produtiva Alto índice de informalidade Elevado custo para adequação ao Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental – TAC Dificuldade de acesso a mercados internacionais Elevado índice de mortalidade precoce

8 ATUAÇÃO DO SEBRAE Construção Civil

9 CONSTRUÇÃO CIVIL PROJETOS COLETIVOS: 66 Planejados 51 Em execução
21 Estados + DF Fonte: SME/SEBRAE - 31/07/2010

10 RECURSOS E EMPRESAS ATENDIDAS
ANO 2010 2011 2012 Recursos SEBRAE - R$ 17,1 mi 22,7 mi 23,4 mi Recursos parceiros 14,5 mi - Empresas formais 5.017 Empresas informais 1.160 Pessoas atendidas

11 ATUAÇÃO DO SEBRAE Apoiar MPEs da cadeia produtiva da construção civil
Capacitar em gestão os empresários dos segmentos que integram a cadeia produtiva Promover o desenvolvimento sustentado com foco na industrialização do setor Promover a competitividade da indústria da construção civil Promover a formalização de empreendedores e empresas Elevar o padrão de qualidade das edificações com visão em mercado Desenvolver núcleos regionais de inteligência competitiva

12 AÇÕES SEBRAE ACESSO À INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Incubadoras tecnológicas Uso sustentável das matérias primas Eficiência energética Produção mais Limpa Sistemas de Qualidade – PBQP H Design Certificação de produtos e processos PSQ – Programas Setoriais da Qualidade Saúde e Segurança no Trabalho

13 AÇÕES SEBRAE ACESSO A MERCADOS
Prospecção de Mercados Nacional e Internacional Apoio à participação das MPEs em eventos nacionais e internacionais Apoio e realização de Rodadas de Negócios nacionais e internacionais Bolsa de negócios – e-comerce - Apoio à implantação de centrais de negócios Apoio a campanhas publicitárias Capacitação para a exportação – Programa de internacionalização das MPE Patrocínios financeiros às principais feiras do setor no Brasil

14 Programa SEBRAE para atendimento a empresas avançadas
AÇÕES SEBRAE GESTÃO EMPRESARIAL Capacitação em gestão empresarial – Matriz Educacional do Sebrae – Cursos a distância Capacitação em associativismo e cooperativismo, com foco no fortalecimento da governança em projetos coletivos Programa SEBRAE para atendimento a empresas avançadas

15 ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS
AÇÕES SEBRAE ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS Parcerias com instituições financeiras: Bradesco; CEF; Banco do Brasil; e outras Palestras e seminários sobre acesso ao crédito Consultoria às MPE para orientar o acesso a crédito e serviços financeiros Apoio na constituição de cooperativas de crédito

16 Mensagem do BNDES - recebida em 8/9/2010 15:40h
Prezados parceiros da Inovação, É com grande satisfação que anunciamos a realização da primeira operação de financiamento com o Cartão BNDES de uma contrapartida financeira do programa SEBRAETEC, do SEBRAE-PR, ocorrida no último dia 03/09. A demanda é de Maringá-PR para assessoria em "Design Estratégico para Mix de Produto e Modelagem" e a entidade executora será o SENAI-PR. O atendimento terá um custo total de R$ ,00 dos quais o SEBRAE-PR subsidiará R$ 4.280,00. Os R$ 6.420,00 restantes a empresa financiou em 24 parcelas fixas de R$ 298,24 no Cartão BNDES (taxa de 0,97% a.m). Com parcerias como essa acreditamos que estamos no caminho certo para apoiarmos de forma efetiva a melhoria dos produtos e processos das MPMEs. Lembro que já apoiamos, nos mesmos moldes, o SIBRATEC Extensão Tecnológica, no qual já foram financiadas até o momento 13 contrapartidas financeiras com o Cartão BNDES. Estamos trabalhando para estender essa parceria para os demais SEBRAEs estaduais, sendo que o próximo a se Credenciar no Portal do Cartão BNDES deverá ser o da Bahia. Mais uma vez gostaria de agradecer a todos os parceiros que colaboraram na construção dessa proposta de apoio à inovação através do Cartão BNDES, mas desta vez, em particular, a Ilka Midori do SEBRAE-PR que é a responsável maior por esse início de parceria bem sucedido e ao Eduardo Kossovski da FIEP-PR, que tomou a iniciativa de propor o apoio do Cartão BNDES ao SEBRAETEC do Paraná. Bom feriado a todos! Atenciosamente,   Vitor Hugo J Ribeiro Gerente de Fomento do Cartão BNDES Área de Operações Indiretas Departamento de Operações de Internet BNDES (0xx )  

17 Tendências Encadeamento produtivo entre grandes e pequenas empresas
Inclusão da dimensão ambiental nas cadeias de valor Inovação & Tecnologia  Competitividade Aumento da participação no PIB Desenvolvimento Sócio-Ambiental Profissionalização da Gestão Empresarial Capacidade de influenciar políticas públicas Ex: financiamentos públicos e privados e desoneração de tributos para obras dos Programas Minha Casa Minha Vida, obras para Copa 2014, etc.

18 PRINCIPAIS PARCEIROS CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção SINDUSGESSO - Sindicato da Indústria do Gesso SINDUSCON - Sindicatos Indústria da Construção ABDI – Agência Brasileira de desenvolvimento Industrial UNCTAD – Programa de Encadeamento Produtivo GTZ – Governo da Alemanha SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland ABRAMAT – Associação Bras. da Indústria de Materiais de Construção ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

19 PRINCIPAIS PARCEIROS ANICER – Associação Nacional da Indústria Cerâmica ANFACER – Associação Nacional de Fabricantes Cerâmica de Revestimento Grandes empresas do setor PETROBRÁS BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento FINEP – Financiadora de Projetos APEX Brasil – Agência para Promoção das Exportações e Investimentos Universidades Públicas & Privadas Centros Tecnológicos Governo Federal: MDIC, MCT, MMA, Min. Cidades Secretarias Estaduais e Municipais de Planejamento e Obras

20 OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
PAC – Programa de Aceleração do Crescimento Programa Minha Casa Minha Vida Copa do Mundo 2014

21 CIDADES SEDES DA COPA 2014 3 1 4 2 6 7 8 9 10 11 12 MANAUS - AM
CUIABÁ – MT FORTALEZA - CE NATAL – RN RECIFE - PE SALVADOR - BA BRASÍLIA – DF BELO HORIZONTE – MG RIO DE JANEIRO - RJ SÃO PAULO – SP CURITIBA – PR PORTO ALEGRE – RS 3 1 4 5 2 6 7 8 9 10 11 12

22 Fonte: Ernest & Young - 2010 EYGM Limited

23 Fonte: Ernest & Young - 2010 EYGM Limited
ANO BASE PIB Fonte: Ernest & Young EYGM Limited

24 OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
03 agosto 2010 O Mercosul aprovou a redação de seu Código Aduaneiro, instrumento que aperfeiçoa o bloco como uma união aduaneira. "Isso é uma conquista de todos, dos quatro Estados-membros. Poucos acreditavam que podíamos chegar a este acordo porque não achavam que conseguiríamos aprofundar o Mercosul“ (Cristina Kirchner – Presidente da Argentina) Fonte: Agência EFE / Argentina

25 OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
30/07/2010 – ECONOMIA / MERCOSUL “Comércio no Mercosul deve somar US$ 41 bi em 2010” (Enio Cordeiro - Embaixador do Brasil na Argentina) Segundo o embaixador, a maior parte do comércio ocorre entre o Brasil e a Argentina e, recentemente, as empresas brasileiras investiram mais de US$ 10 bilhões no país vizinho e os argentinos investiram US$ 4 bilhões no Brasil. Fonte: Revista Época Negócios

26 E-mail: baciuk@sebrae.com.br
Obrigado! Paulo Baciuk Sebrae Nacional (61)


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