A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUPERPOPULAÇÃO X POBREZA Questões principais: As causas da superpopulação; As causas da pobreza; A superpopulação gera pobreza? Conflitos populacionais-territoriais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUPERPOPULAÇÃO X POBREZA Questões principais: As causas da superpopulação; As causas da pobreza; A superpopulação gera pobreza? Conflitos populacionais-territoriais."— Transcrição da apresentação:

1 SUPERPOPULAÇÃO X POBREZA Questões principais: As causas da superpopulação; As causas da pobreza; A superpopulação gera pobreza? Conflitos populacionais-territoriais.

2 O QUE GERA SUPERPOPULAÇÃO? Superpopulação é o excesso de população; Melhoria nas condições gerais de vida da população: - saúde pública. - alimentação. - segurança. - seguridade social. - Alimentação. As propostas de controle de natalidade em países subdesenvolvidos.

3 Planejamento familiar e saúde reprodutiva; Alternativas de métodos anticoncepcionais (acessibilidade); Políticas Públicas. Naturalmente as populações crescem menos com: - Urbanização. - Desenvolvimento. - Inserção da mulher no mercado de trabalho. Medidas para conter o crescimento exagerado

4 CHINA: Política do Filho Único

5 Escassez de alimentos; Aumento de população e desenvolvimento geram poluição em excesso; Produção de resíduos; Propagação de epidemias (contato maior entre indivíduos); Menor disponibilidade de áreas habitáveis e seguras; Empregos, educação, saúde, transporte e habitação. Consequências do Aumento Populacional

6 A CRISE MUNDIAL DE ALIMENTOS

7

8

9

10

11 O crescimento populacional mundial A uma taxa de crescimento de 4% ao ano, a população de um país dobra em 18 anos; a uma taxa de 1%, levaria 70 anos para ocorrer o mesmo. O crescimento populacional médio mundial está em 1.17%. Brasil: 1,26%.

12

13 BOSWASH

14 O limite do Planeta Segundo estimativas da ONU o planeta pode abrigar 6,7 bilhões de pessoas, garantindo que todas possuam suas necessidades básicas respeitadas. Desenvolvimento Sustentável. População mundial: 6,6 bilhões de pessoas.

15 O QUE GERA SUBDESENVOLVIMENTO? colonialismo político e econômico que manteve regiões à margem do processo da economia mundial em rápida evolução; o subdesenvolvimento não é a ausência de desenvolvimento, mas o produto de um tipo universal de desenvolvimento mal conduzido; É a concentração abusiva de riqueza; Este fosso econômico divide hoje a humanidade em dois grupos que se entendem com dificuldade: o grupo dos que não comem, constituÍdo por dois terços da humanidade, que habitam as áreas subdesenvolvidas do mundo, e o grupo dos que não dormem, que é o terço restante dos países ricos, e que não dormem, com receio da revolta dos que não comem.

16

17 A OPOSIÇÃO NORTE-SUL

18 A GLOBALIZAÇÃO EXCLUDENTE ÁFRICA

19 TABELA IDH 1. UNIÃO EUROPÉIA – 12,4 tri 2. EUA – 12,2 tri 3. CHINA – 9,5 tri 4. JAPÃO – 3,9 tri 5. ÍNDIA – 3,6 tri 9. BRASIL – 1,6 tri 156. SERRA LEOA – 5,022 bi 158. SOMÁLIA – 4,8 bi 165. BURUNDI – 4,3 bi 174. CONGO – 2,6 bi TABELA PIB (US$) 1. NORUEGA – 0, ISLÂNDIA – 0, AUSTRÁLIA – 0, IRLANDA – SUÉCIA – BRASIL – 0, GUINÉ BISSAU – 0, BURKINA FASO – 0, MALI – 0, SERRA LEOA – 0, NÍGER – 0,311

20 DESIGUALDADE NO MUNDO

21

22 A SUPERPOPULAÇÃO GERA SUBDESENVOLVIMENTO? OU É O SUBDESENVOLMENTO O PRINCIPAL FATOR GERADOR DE UM CRESCIMENTO POPULACIONAL DESCONTROALDO?

23 A CRISE NO DARFUR É uma região no extremo oeste do Sudão, na fronteira com a Líbia, o Chade e República Centro- Africana. Com uma área de km2 e uma população aproximada de 7 milhões de habitantes, Darfur caracteriza-se pelo baixo nível de desenvolvimento. A região é palco de um conflito decorrente de disputas entre as populações árabe e não-árabe, na franja sul do deserto do Saara. Os não-árabes, separatistas, são alvos de uma ação de extermínio empreendida por milícias árabes, denominadas janjaweed, que, por sua vez, são acusadas de receber apoio do governo sudanês.

24 O conflito já fez mais de 200 mil mortos e cerca de 2 milhões de refugiados desde 2001, em quatro anos de "inércia diplomática" entre os países do mundo. Causas: alterações climáticas, desertificação e superpopulação. Recentemente, a China tem sido alvo de críticas, por parte de organizações da sociedade civil em muitos países, pelo fato de defender na ONU, e em outros fóruns internacionais, a não- intervenção nos assuntos internos do Sudão. Enquanto isso, o comércio entre os dois países cresce exponencialmente.

25

26 Campo de Refugiados no Chade


Carregar ppt "SUPERPOPULAÇÃO X POBREZA Questões principais: As causas da superpopulação; As causas da pobreza; A superpopulação gera pobreza? Conflitos populacionais-territoriais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google