A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Fraudes Contábeis: Uma abordagem ética, tipológica e suas implicações na sociedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Fraudes Contábeis: Uma abordagem ética, tipológica e suas implicações na sociedade."— Transcrição da apresentação:

1 1 Fraudes Contábeis: Uma abordagem ética, tipológica e suas implicações na sociedade

2 2 Objetivos do Artigo Apresentar uma abordagem sobre a ética em relação ao profissional contábil; Motivos e métodos utilizados nas fraudes; Impactos sociais e econômicos; A legislação em relação ao tema; Exposição de casos.

3 3 Metodologia Quanto aos objetivos: Exploratório Quanto ao problema: Qualitativo Procedimentos de Pesquisa: Bibliográfica

4 4 Princípios da Ética oÉtica Profissional : - Conjunto de normas que deverão ser praticadas; - Princípios e virtudes morais que regulam os atos das pessoas.

5 Profissional Contábil Tem responsabilidades com todos os usuários internos e externos da empresa, tendo portanto, o uso da ética como primordial no exercício da profissão; Deve demonstrar fielmente as transações, sem omissões; Deve propor soluções.

6 6 Objetivos da Contabilidade Gerar informações para favorecer a tomada de decisão; Identificar, registrar, mensurar e possibilitar a análise e predição dos eventos econômicos que modificam o patrimônio de uma empresa;

7 7 Fraudes: A fraude contábil é caracterizada pela falsificação ou alteração de registros e/ou documentos contábeis ou auxiliares, pela omissão de movimentações, registro de transações sem comprovação ou prática contábil indevida. A ocorrência da fraude tem a intenção de lesar terceiros por meio de demonstrações falsas de situações patrimoniais (MEDEIROS, SERGIO E BOTELHO, 2004)

8 8 Motivos e Métodos Pressão; Oportunidade; Racionalização. Manipulação de gastos; Inflação de receitas; Falsificação de documentos.

9 9 Cenário atual Segundo pesquisa realizada pela ONG: Transparência Brasil: o67% das empresas brasileiras entrevistadas já foram vítimas de fraudes de erros; O que demonstra tamanha fragilidade dos sistemas de Auditoria e Controle interno.

10 Perdas estimadas As perdas chegaram a valores de até 500 mil.

11 Impactos Econômicos e Sociais Geram perdas no âmbito financeiro; Prejudicam a alocação dos recursos escassos na economia mundial; Perda de credibilidade da Contabilidade; 11

12 Regulamentação Orgãos: CVM SEC Lei Sarbanes-Oxley; Lei /07; Código de ética do Profissional Contabilista; Código Civil – Lei /02; Código Penal Brasileiro.

13 13 Alguns Casos oEnron; oWorldCom; oEpson; oSatyam Computer Service; oClube de futebol do Vasco.

14 Considerações Finais

15 15 Para evitar as fraudes se faz necessário: oDispor de profissionais que trabalhem com ética; oPreocupação constante; oMelhorar o controle interno das entidades; oEficientizar as punições Considerações Finais

16 16 Obrigado a todos! Letícia Ferreira de Lima Naves Universidade Federal de Uberlândia – UFU Karine Gonzaga Universidade Federal de Uberlândia - UFU


Carregar ppt "1 Fraudes Contábeis: Uma abordagem ética, tipológica e suas implicações na sociedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google