A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diminuir o espaço ocupado pela informação;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diminuir o espaço ocupado pela informação;"— Transcrição da apresentação:

1 Diminuir o espaço ocupado pela informação;
Base de Dados Definição: um conjunto de dados ou informações relacionados entre si e organizados de forma a facilitar a sua utilização por diversas pessoas. Objetivos: Diminuir o espaço ocupado pela informação; Facilitar a atualização da informação; Aumentar a velocidade de pesquisa; Evitar redundância de informação. Campos Nome Cidade Telefone Antônio São Carlos Manuel Leme Maria Araraquara Registros Operações de manipulação de dados Consultas ou pesquisas de dados; Inserção de novos dados (registros); Alteração de dados existentes (campos e registros); Eliminação de dados (registros).

2 Conceitos Básicos Chaves Candidatas: chaves com unicidade em uma relação. Ex.: CIC, RG, título eleitoral, RA. Chave Primária: chave candidata escolhida para indexação imediata. Chave Secundária: chave sem unicidade em uma relação; Ex.: nome, curso. Chave Estrangeira: chave primária de uma outra relação que está sendo usada nesta para implantar o relacionamento.

3 Modelo Entidade-Relacionamento
Auxilia o projeto da base de dados, através da especificação de um esquema que define a organização da base de dados. Fazer Matrícula DISCIPLINA ALUNO Relacionamento Entidades

4 Atributos e Ocorrências
Entidades São elementos relevantes sobre os quais é necessário guardar informação. Por exemplo: Pessoas ( Fornecedores, Empregados, Clientes, Alunos, etc...) Organizações ( Empresas, Hospitais, Escolas, Farmácias, etc...) Objetos ( Carro, Fatura, Produtos, Boletim, etc...) Relacionamentos O modo como as entidades se relacionam. Atributos e Ocorrências Uma entidade é definida por um conjunto de dados relacionados. Os dados numa entidade encontram-se divididos em campos (ou atributos) que são os elementos que a caracterizam. A cada ocorrência relativa a uma entidade dá-se o nome de registro.

5 Atributos ou Campos no Modelo Entidade-Relacionamento
ALUNO DISCIPLINA Faz Matrícula RA Nome RG CPF Cidade Estado Tel Cel Dt Nasc Codigo Depto Desc Semestre Ano Situação PorcPresença Nota Professor

6 TABELAS ALUNOS RA Nome Dt Nasc RG CPF Cidade Estado Tel Cel DISCIPLINAS Codigo Nome Descrição Departamento RELAÇÃO RA CodDisc Semestre Ano Professor Nota PorcPresença Situação

7 TABELAS ALUNOS RA Nome Dt Nasc RG CPF Endereço Cidade Estado Tel Cel RELAÇÃO RA CodDisc Semestre Ano Professor Nota PorcPresença Situação 1 8 DISCIPLINAS Codigo Nome Descrição Departamento 8 1

8 Valores e Domínios dos Atributos
Os atributos são preenchidos com VALORES. Exemplos: O nome de um aluno: Ana dos Santos, Maria Arantes, etc... A cidade que uma pessoa mora: São Carlos, São Paulo, etc... Situação: “Aprovado”, “Reprovado”, “Cursando”. Cada atributo deve assumir valores dentro de um conjunto – DOMÍNIO. Exemplo: Os valores para a idade de uma pessoa só podem ser numéricos  o seu domínio será o dos números inteiros. Tipos de atributos Atômico – não é possível decompor o atributo em “unidades menores”. Exemplo: RA, idade, RG, CPF, etc... Composto – é possível decompor em “unidades menores”. - Nome completo: pode ser decomposto em nome e sobrenome. - Endereço: pode ser decomposto em rua, número, bairro, cidade, CEP e Estado.

9 ACCESS Abra o Microsoft Access Escolha a opção “Banco de dados em branco”. Salve com o nome “AlunosDisciplinas”. Vamos criar as tabelas ALUNOS, DISCIPLINAS e RELAÇÃO. Na caixa de Banco de Dados, selecione Tabelas e, em seguida, Novo. Então, selecione a opção Modo de Estrutura ou Modo de Design, clique OK. Comece a preencher os campos da tabela ALUNOS, de acordo com o modelo abaixo.

10 Para completar a criação dos campos de ALUNOS:
RA máscara: RG  máscara: CPF  máscara: Estado  tamanho do campo: 2, regra de validação: SP ou RJ ou MG ou ES ou MS ou ... TEL e CEL  máscara: (99) Por fim, clique no campo RA e defina como chave primária: MENU PRINCIPAL > EDITAR > CHAVE PRIMÁRIA, ou clique no desenho da chave na barra de ferramentas. Feche e salve com o nome de ALUNOS.

11 ACCESS Agora crie a tabela DISCIPLINAS. Na caixa de Banco de Dados, selecione Tabelas e, em seguida, Novo. Então, selecione a opção Modo de Estrutura ou Modo de Design, clique OK. Comece a preencher os campos da tabela DISCIPLINAS. Por fim, clique no campo CODIGO e defina como chave primária: MENU PRINCIPAL > EDITAR > CHAVE PRIMÁRIA, ou clique no desenho da chave na barra de ferramentas. Feche e salve com o nome de DISCIPLINAS.

12 ACCESS Agora crie a tabela RELAÇÃO. Na caixa de Banco de Dados, selecione Tabelas e, em seguida, Novo. Então, selecione a opção Modo de Estrutura ou Modo de Design, clique OK. Comece a preencher os campos da tabela RELAÇÃO.

13 RA  máscara: SEMESTRE  byte, regra de validação: 1 ou 2 ANO  inteiro, máscara: 9999 NOTA  regra de validação: >=0 e <=10 SITUAÇÃO  regra de validação: aprovado ou reprovado ou cursando valor padrão: cursando Por fim, selecione os campos RA e CODDISC e defina como chave primária. Feche e salve com o nome de RELAÇÃO.

14 RELACIONAMENTOS ENTRE AS TABELAS
Escolha a opção Relacionamentos de Ferramentas no Menu Principal. Selecione as 3 tabelas e clique em adicionar, depois em fechar. Arrume a disposição das tabelas conforme figura abaixo. Clique no campo RA de ALUNOS e arraste até RA de RELAÇÃO. Selecione a opção Impor Integridade Referencial e Propagar Atualização dos Campos Relacionados. Clique em Criar. Clique no campo CODIGO de DISCIPLINAS e arraste até CODDISC de RELAÇÃO.

15 INSERINDO DADOS NAS TABELAS
Na janela de Banco de Dados, selecione a tabela ALUNOS e clique em Abrir. Insira cinco registros. Faça a mesma coisa para as tabelas DISCIPLINAS e RELAÇÃO.

16 CRIANDO CONSULTAS – CONSULTAS SELEÇÃO
Na janela de Banco de Dados, clique em CONSULTAS, NOVO e Modo Estrutura. Selecione a tabela ALUNOS e clique em Adicionar, Fechar. Dê um duplo clique nos campos RA, NOME, TEL e . Na opção Classificação do campo RA selecione Crescente. Execute a consulta, clique no ícone Feche e salve com o nome “Alunos com Nome, Telefone e ”.

17 CRIANDO CONSULTAS – CONSULTAS SELEÇÃO
Na janela de Banco de Dados, clique em CONSULTAS, NOVO e Modo Estrutura. Selecione as 3 tabelas e clique em Adicionar, Fechar. Dê um duplo clique nos campos RA, NOME (ALUNOS), CODIGO E NOME (DISCIPLINAS), PORCPRESENÇA E SITUAÇÃO (RELAÇÃO). Execute a consulta. Feche e salve com o nome “Situação dos Alunos nas Disciplinas”.

18 CRIANDO CONSULTAS – CONSULTAS SELEÇÃO
Na janela de Banco de Dados, clique em CONSULTAS, NOVO e Modo Estrutura. Selecione as 3 tabelas e clique em Adicionar, Fechar. Dê um duplo clique nos campos RA, NOME (ALUNOS), CODIGO E NOME (DISCIPLINAS), PORCPRESENÇA E SITUAÇÃO (RELAÇÃO). Na opção Critérios do campo RA digite: [Digite o RA]. Na opção OU do campo NOME (ALUNOS) digite: [Digite o nome do aluno]. Execute a consulta. Feche e salve com o nome “Situação de um Aluno nas Disciplinas”. Faça a mesma coisa para pesquisar a situação de todos os alunos de uma determinada disciplina.

19 CRIANDO CONSULTAS – CONSULTAS SELEÇÃO
Na janela de Banco de Dados, clique em CONSULTAS, NOVO e Modo Estrutura. Selecione as 3 tabelas e clique em Adicionar, Fechar. Dê um duplo clique nos campos RA, NOME (ALUNOS), CODIGO E NOME (DISCIPLINAS), PORCPRESENÇA E SITUAÇÃO (RELAÇÃO). Na opção Critérios do campo CODIGO (DISCIPLINAS) digite: [Digite o código]. Na opção Critérios do campo SITUAÇÃO digite: =aprovado. Execute a consulta. Feche e salve com o nome “Alunos aprovados de uma disciplina”.

20 CRIANDO CONSULTAS – CONSULTAS ATUALIZAÇÃO
Na janela de Banco de Dados, clique em CONSULTAS, NOVO e Modo Estrutura. Selecione a tabela RELAÇÃO e clique em Adicionar, Fechar. Dê um duplo clique nos campos RA, CODDISC, NOTA e SITUAÇÃO. Mude o tipo de CONSULTA para CONSULTA ATUALIZAÇÃO: MENU PRINCIPAL > CONSULTA >CONSULTA ATUALIZAÇÃO. Na opção Critérios do campo CODDISC digite: [Digite o código da disciplina]. Na opção Atualizar para do campo NOTA digite: 8. Na opção Atualizar para do campo SITUAÇÃO digite: aprovado. Execute a consulta. Feche e salve com o nome “Atualizando notas para 8”.

21 CRIANDO CONSULTAS – CONSULTAS EXCLUSÃO
Na janela de Banco de Dados, clique em CONSULTAS, NOVO e Modo Estrutura. Selecione a tabela RELAÇÃO e clique em Adicionar, Fechar. Dê um duplo clique no campo ANO. Mude o tipo de CONSULTA para CONSULTA EXCLUSÃO: MENU PRINCIPAL > CONSULTA >CONSULTA EXCLUSÃO. Na opção Critério do campo ANO digite: <2000. Execute a consulta. Feche e salve com o nome “Excluindo disciplinas oferecidas antes de 2000”.

22 CRIANDO FORMULÁRIO Na janela de Banco de Dados, clique em FORMULÁRIOS, NOVO. Selecione a opção Assistente Formulário e a tabela ALUNOS. Selecione todos os campos clicando em >> e depois em avançar. Escolha o layout, clique em avançar. Escolha o estilo, clique em avançar. Dê o nome de ALUNOS ao formulário e clique em concluir. Repare nos ícones de navegação à esquerda e abaixo do formulário. O último ícone permite a inserção de um novo registro. Insira um novo registro e feche o formulário. Abra a tabela ALUNOS e verifique que o novo registro foi inserido. Abra o formulário ALUNOS novamente. Posicione no último registro. Clique no seletor do registro (seta posicionada no lado esquerdo superior perto do primeiro campo) para selecioná-lo e tecle DEL. Abra a tabela ALUNOS e verifique que o registro foi excluído.  Para editar um registro, posicione nele e altere o(s) campo(s) desejado(s).

23 CRIANDO FORMULÁRIO Vá para o modo Estrutura clicando no ícone. Se a seção Cabeçalho e Rodapé não estiver aparecendo, clique no menu Exibir>Cabeçalho e Rodapé. Exibir > Caixa de Ferramentas Ative o Assistente de Controle. Clique na ferramenta Rótulo, clique no cabeçalho e digite ALUNOS. Agora, utilize a barra de formatação e melhore a aparência do formulário. Em seguida, volte para o modo de exibição

24 CRIANDO FORMULÁRIO Na janela de Banco de Dados, clique em FORMULÁRIOS, NOVO. Selecione a opção Assistente Formulário e a consulta “Alunos aprovados de uma disciplina”. Termine de criar o formulário.

25 CRIANDO FORMULÁRIO Na janela de Banco de Dados, clique em FORMULÁRIOS, NOVO. Selecione a opção Assistente Formulário e a tabela RELAÇÃO. Selecione todos os campos clicando em >> e depois em avançar. Escolha o layout, clique em avançar. Escolha o estilo, clique em avançar. Dê o nome de RELAÇÃO ao formulário e clique em concluir. Vá para o modo estrutura. Clique no campo Semestre e apague-o. Ative o Assistente de Controle. Clique no Grupo de Opção. Clique na posição onde estava o campo Semestre. O Access iniciará o Assistente de Grupo de Opção. Em cada linha dos nomes dos rótulos digite em seqüência: PRIMEIRO, SEGUNDO. Clique no botão avançar. Clique em Não, eu não quero selecionar um padrão. Clique no botão avançar. O assistente perguntará qual o valor a ser armazenado ao escolher cada opção: 1 para PRIMEIRO e 2 para SEGUNDO. Clique em avançar. Clique na opção Armazenar o valor neste campo. Escolha SEMESTRE. Escolha o tipo de controle desejado e um estilo. O assistente perguntará qual legenda você deseja, digite Semestre.

26 Na janela Banco de Dados, clique na aba Formulários e no botão NOVO.
CRIANDO UM SUBFORMULÁRIO COM O ASSISTENTE Na janela Banco de Dados, clique na aba Formulários e no botão NOVO. Selecione a opção Assistente de formulário, selecione a tabela ALUNOS. Selecione os campos RA e NOME. (O botão com a seta simples (>) seleciona um campo específico). Antes de avançar, clique na caixa Listagem Tabela/Consultas e selecione a tabela RELAÇÃO. Selecione os campos CODDISC, NOTA, SITUAÇÃO. Clique no botão avançar. O Assistente perguntará como você quer visualizar os dados. Clique na opção por ALUNOS. Clique na opção Formulário com Subformulário. Clique em avançar. Escolha o layout tabela e clique no botão avançar. Escolha o estilo padrão e clique no botão avançar. O Access perguntará que títulos você deseja para seus formulários. Digite: ALUNOS para o formulário e RELAÇÃO para o subformulário. Clique em concluir. O Access exibirá o formulário pronto.

27 CRIANDO RELATÓRIO Na janela Banco de Dados, clique na aba Relatórios e em NOVO. Escolha a opção Assistente de relatório. Escolha a tabela DISCIPLINAS. Clique no botão (>>) para selecionar todos os campos. Clique no botão avançar. O Assistente perguntará se você deseja adicionar níveis de grupo. Clique no botão avançar sem agrupar as informações. O Assistente perguntará qual campo será utilizado para classificar as informações. Escolha o campo CODIGO e clique no botão avançar. Escolha um layout e uma orientação. Clique no botão avançar. Escolha um estilo e clique no botão avançar. Dê um nome ao relatório e clique no botão concluir.

28 CRIANDO RELATÓRIO Vá para o modo estrutura. Do mesmo modo que feito nos formulários, você pode mover e alterar os dados dos campos. Na caixa de ferramenta clique no botão Caixa de Texto: Clique na seção Rodapé do relatório. Aparecerá a caixa de texto. Clique dentro da caixa de texto (onde está escrito: não acoplado) e digite: =Contar([Cliente]) Clique no rótulo e digite: Total: Tecle <ENTER>. Visualize o relatório.

29 CRIANDO RELATÓRIO Crie um relatório da tabela ALUNOS. Utilize a opção AutoRelatório: Colunar ou AutoRelatório: Tabular. Crie um novo relatório para a tabela DISCIPLINAS. Utilize a opção Assistente de Relatório. Escolha todos os campos. Em seguida, escolha DEPARTAMENTO para adicionar nível de agrupamento. O resto é igual...

30 COMPUTAÇÃO BÁSICA Os slides apresentados nessa aula são baseados nos originais gentilmente cedidos pelo professor Nassim Elias Chamel.


Carregar ppt "Diminuir o espaço ocupado pela informação;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google