Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJorge Aquino Borja Alterado mais de 8 anos atrás
1
Aula 10 – Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento
GERENCIAMENTO DE PROJETOS Aula 10 – Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento
2
Conteúdo Programático desta aula
Conclusão da fase de planejamento Execução do Projeto Técnicas de gerenciamento de conflitos Tipos de poder do gerente do projeto Monitoramento & Controle Atividades envolvidas no encerramento
3
Conclusão da fase de planejamento do projeto
A fase de planejamento do projeto é concluído com a elaboração de um Plano de Gerenciamento do Projeto, realista, formal, e aprovado pelas partes interessadas. A comunicação deste PLANO ocorre na reunião de partida para a execução (reunião de kickoff).
4
Grupos de Processos de Execução
Execução do Projeto Áreas de Conhecimento Grupos de Processos de Execução Integração Orientar e gerenciar a execução do projeto Qualidade Realizar a garantia da qualidade Recursos Humanos Mobilizar a equipe do projeto Desenvolver a equipe do projeto Gerenciar a equipe do projeto Comunicações Distribuir as informações Gerenciar as expectativas das partes interessadas Aquisições Conduzir as aquisições
5
Atividades envolvidas na execução
Executar as atividades do projeto como planejado no Plano Gerar as entregas da EAP Identificar e propor ações para corrigir desvios Implantar as mudanças aprovadas Coletar e documentar as lições aprendidas Realizar auditoria de qualidade nos processos e procedimentos do projeto
6
Atividades envolvidas na execução
Gerenciar os canais de comunicação para garantir o entendimento comum das partes interessadas Gerenciar as expectativas das partes interessadas Coletar informações sobre o desempenho do projeto Licitar e contratar fornecedores Mobilizar, desenvolver, gerenciar e a equipe Gerenciar conflitos
7
Atividades de construção da equipe Reconhecimento e recompensa
Mobilizar a equipe Pré-designados Negociados Contratados Equipes virtual Confirmar a disponibilidade dos recursos humanos. Desenvolver a equipe Treinamento Atividades de construção da equipe Reconhecimento e recompensa Matriz integrada Avaliação de desempenho do projeto Melhorar a competëncia, interação e ambiente de trabalho da equipe. Gerenciar a equipe Avaliação de desempenho individual Técnicas de gerenciamento de conflitos Habilidades interpessoais do gerente de projeto (liderança, influência e decisão) Acompanhar o desempenho de membros da equipe.
8
Técnicas de gerenciamento de conflitos
Os conflitos são inevitáveis em um projeto. Se originam por disputas por cronograma, prioridades, recursos e estilos de trabalho. Normalmente não envolvem a personalidade. Quando bem gerenciados agregam valor (produtividade e relacionamento). É natural e força a busca de alternativas. A comunicação aberta facilita a resolução de conflitos. A resolução deve se concentrar em questões e não nas pessoas.
9
Técnicas de gerenciamento de conflitos
Confronto – “confrontar nossas opiniões e decidir em consenso”. Negociação – “todos devem ceder um pouco”. Colaboração – enfatizar os pontos em comum. Retirada – “vamos deixar para resolver isto amanhã”. Força – “ eu mando e você obedece”.
10
Tipos de poder do gerente do projeto
Formal Recompensatório Penalizatório Especialista Referencial
11
Grupos de Processos de Monitoramento e Controle
Monitoramento & Controle Áreas de Conhecimento Grupos de Processos de Monitoramento e Controle Integração Monitorar e controlar o trabalho do projeto Realizar o controle integrado de mudanças Escopo Verificar escopo Controlar escopo Tempo Controlar cronograma Custos Controlar custos Qualidade Realizar o controle da qualidade Comunicações Relatar desempenho Riscos Monitorar e controlar riscos Aquisições Administrar as aquisições
12
Monitoramento & Controle
O gerente de projetos monitora e controla o desempenho do projeto. Identifica desvios em relação ao Plano de Gerenciamento do Projeto e, quando necessário, implementa ações corretivas.
13
Atividades envolvidas no monitoramento & controle
Acompanhar as medições do progresso do projeto Comparar o desempenho real do projeto com o planejado Avaliar o desempenho do projeto Determinar as ações de ajustes necessárias Analisar de forma integrada as mudanças que surgirem ao longo do projeto
14
Atividades envolvidas no monitoramento & controle
Realizar o controle da qualidade das entregas Obter a aceitação do cliente das entregas Monitorar os riscos Relatar o desempenho do projeto Administrar os contratos
15
Grupos de Processos de Encerramento
O gerente de projetos é responsável por encerrar o projeto. Estes processos envolvem o encerramento dos contratos e o encerramento administrativo Áreas de Conhecimento Grupos de Processos de Encerramento Integração Encerrar o projeto ou fase Aquisições Encerrar as aquisições
16
Atividades envolvidas no encerramento
Garantir que todo o trabalho foi finalizado de acordo com o planejado Formalizar o aceite do produto final do projeto pelo cliente Avaliar a eficácia dos processos do projeto Registrar as lições aprendidas Arquivar a documentação do projeto para que possa ser utilizada como base histórica Transferir o produto para a operação
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.