A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR: Tiago Carvalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR: Tiago Carvalho"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR: Tiago Carvalho Email: tiago.araripina@hotmail.com
ANATOMIA E FISIOLOGIA PROFESSOR: Tiago Carvalho

2 *O termo anatomia origina-se do grego (ana: em partes; temnein: cortar, incisar). Significa separar ou isolar naturalmente as estruturas das várias regiões do corpo para estudo. É empregado para designar o ramo da ciência que se ocupa do estudo da morfologia (ESTRUTURA), e da arquitetura do corpo humano.

3 *Anatomia humana estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano, deixando o estudo de tecidos para a histologia e das células para a citologia. O corpo humano, como no corpo de todos os animais, consiste de sistemas, que são formados de órgãos, que são constituídos de tecidos, que por sua vez são formados de células. A FISIOLOGIA: visa conhecer o funcionamento do corpo.

4 SISTEMA: Conjunto de órgãos com um tecido predominante que o caracteriza. Ex: sistema ósseo – tec. Ósseo

5 A célula representa a menor porção de matéria viva
*A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares.

6 As células foram descobertas em 1669 pelo inglês Robert Hooke
*As células foram descobertas em 1669 pelo inglês Robert Hooke. Ao examinar em um microscópio rudimentar, uma fatia de cortiça, verificou que ela era constituída por cavidades poliédricas, às quais chamou de células (do latim "cella", pequena cavidade).

7

8 Embora a maioria seja composta por um núcleo - onde fica armazenado o material genético com informações que garantem suas características-, um citoplasma e uma membrana - que envolve a célula e a protege.

9 ALGUMAS ORGANELAS 1 - Núcleo - conservar e transmitir a informação genética na reprodução das células e regular as funções celulares. 2 - Ribossomos - produção de proteínas 3 - Vesículas - transporte de substância e união com a membrana para eliminar conteúdos para fora da célula. 4 - Retículo endoplasmático rugoso - participa da síntese e transporte de proteínas. 5 - Complexo de Golgi - faz a secreção celular. 6 - Mitocôndrias - são responsáveis pela respiração das células.    7 - Citoplasma - nele está um fluído chamado citosol, O citoplasma tem a função de albergar as organelas e favorecer seus movimentos.

10 As células possuem funções e formas diferentes e sua disposição resulta em vários tipos de tecidos:
conjuntivo - composto por células e fibras imersas num meio especial chamado substância intercelular. A proteína fibrosa existente entre as células do tecido conjuntivo é denominada colágeno. Sua função é de sustentação: o tecido conjuntivo sustenta e une os órgãos, ocupando os espaços vazios entre os mesmos.

11 Conjuntivo cartilaginoso:Possui consistência rígida, desprovido de vasos sanguíneos e nervos.
Conjuntivo ósseo:Forma os ossos, o principal constituinte do esqueleto. Dá suporte ao corpo e protege órgãos vitais. Conjuntivo adiposo:Constituído por células adiposas, chamadas adipócitos. Ele é o maior depósito corporal de energia, armazenada em forma de lipídios (a gordura). Conjuntivo sangüíneo:Esse tecido tem a função de produzir as células típicas do sangue.

12 Sistemas Digestório. Tegumentar. Urinário. Esquelético. Reprodutor.
Nervoso. Endócrino. Tegumentar. Esquelético. Muscular. Cardiovascular. Respiratório.

13 Observe seu próprio corpo ?

14 Anatomia regional: é o método de estudo do corpo por regiões
*Anatomia regional: é o método de estudo do corpo por regiões. A anatomia de superfície é uma parte essencial da anatomia regional. Pois através desse estudo, podemos saber sobre o que se encontra abaixo da pele e que estruturas são perceptíveis ao toque (palpáveis) – ex: fígado.

15 PLANOS CORPORAIS PLANO SARGITAL: nos fornece a porção
direita e esquerda do corpo; PLANO CORONAL: referente à porção anterior (ventral) e à posterior (dorsal); PLANO TRANSVERSAL: que nos permite observar a porção cranial (superior ou proximal) e a caudal (inferior ou distal) do corpo.

16

17

18

19 *O termo Proximal e Distal: significa proximidade ou afastamento do tronco.

20

21 *Termos de Direção ou Comparação
Superior, Cefálico ou Cranial. Inferior ou Caudal. Anterior ou Ventral. Posterior ou Dorsal. Lateral. Proximal. Distal Superficial. Profundo.

22

23

24

25

26

27 QUADRANTE SUPERIOR DIREITO
Parte do intestino grosso; Parte direita do fígado; Antro gástrico (parte distal do estômago); Vesícula Biliar; Rim e Supra-Renal direita; Duodeno; Parte do pâncreas.

28 QUADRANTE INFERIOR DIREITO
Apêndice; Ovário direito; Tuba Uterina direita; Parte do Intestino Grosso; Ureter direito.

29 QUADRANTE SUPERIOR ESQUERDO
Rim e Supra-Renal esquerda; Baço; Parte do Pâncreas; Parte Esquerda do Fígado; Estômago (maior parte); Parte do Intestino Grosso;

30 QUADRANTE INFERIOR ESQUERDO
Tuba Uterina esquerda; Ovário esquerdo; Parte do Intestino Grosso; Ureter esquerdo.

31

32

33

34

35 Obrigado!

36


Carregar ppt "PROFESSOR: Tiago Carvalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google