A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Higiene e Segurança no Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Higiene e Segurança no Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Higiene e Segurança no Trabalho
Conceito- Conjunto de normas e procedimentos que visa à protecção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.

2 Objectivos da Higiene e Segurança no Trabalho. Chiavenato (2008)
1- Eliminação das causas das doenças laborais. 2- Redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadoras de defeitos físicos. 3- Prevenção de agravamento de doenças e de lesões. 4- Manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade.

3 PLANO de Higiene e Segurança no Trabalho. Chiavenato (2008)
Um plano de higiene e Segurança no Trabalho geralmente envolve o seguinte: 1- Um plano organizado- Prestação de cuidados médicos e de enfermagem a tempo integral ou parcial. 2- Serviços médicos adequados- Que deverão incluir: Exames médicos de admissão. Primeiros Socorros. Registos médicos adequados. Supervisão quanto ao cumprimento das normas relativas à higiene e segurança no trabalho. Relações éticas e de cooperação com as famílias dos empregados doentes. Utilização de Centros de Saúde e de Hospitais com qualidade. Exames médicos periódicos

4 PLANO de Higiene e Segurança no Trabalho
PLANO de Higiene e Segurança no Trabalho. Chiavenato (2008) (Continuação) Um plano de higiene e Segurança no Trabalho geralmente envolve o seguinte: 3- Prevenção de riscos nas saúde, a saber: Riscos químicos EX: Intoxicações, Dermatoses etc… Riscos físicos. EX: Ruídos, Temperaturas extremas, Radiações, etc Riscos Biológicos. EX: Agentes biológicos, Microrganismos etc… 4- Serviços adicionais: Programa informativo, com o objectivo de melhorar os hábitos de vida e esclarecer assuntos ligados à área de higiene e saúde no trabalho. Programa de cooperação com outras instituições da comunidade envolvente. EX: Centros de Saúde, Bibliotecas, Clínicas, Associações. Verificações inter-derpartamentais entre supervisores, médicos e gestores sobre alterações do padrão de trabalho. Ex: Alteração de turnos. Previsão de cobertura financeira em caso de doença prolongada ou acidente. Ex: Planos de Saúde, Seguros Etc…

5 Condições Ambientais de Trabalho
O trabalho das pessoas é profundamente influenciado por três grupos de condições: 1- Condições ambientais de trabalho- Como iluminação, temperaturas e ruído. 2- Condições de tempo- Como duração da jornada de trabalho, horas extra, turnos etc… 3- Condições sociais- Organização informal, posições laborais etc…

6 Condições Ambientais de Trabalho
1- Iluminação- Refere-se à quantidade de luminosidade que incide no local de trabalho do empregado. Um sistema de iluminação deve possuir os seguintes requisitos: 1- Ser suficiente. 2- Ser constante e uniformemente distribuída de modo a evitar a fadiga dos olhos. Classes Luxes 1- Tarefas visuais. 250 a 500 2- Observação contínua de detalhes. 500 a 1.000 3- Tarefas visuais contínuas de precisão. 1.000 a 2.000 4- Trabalhos muito delicados e de detalhes. Fig 1- Níveis mínimos de iluminação para tarefas visuais

7 Condições Ambientais de Trabalho - Iluminação
A iluminação adequada no local de trabalho é um dos factores mais importantes para um desempenho eficiente das nossas tarefas, para além de que pode evitar muitos acidentes. CUIDADOS A TER: 1- É importante não só a quantidade de luz mas também a qualidade da luz.

8 Condições Ambientais de Trabalho- Iluminação (Cont)
2- Outro factor a evitar no local de trabalho é o encandeamento causado pela luz do sol ou de outras fontes de luz fortes. 3- O efeito estroboscópico é também um fenómeno que deve ser evitado. Este efeito ocorre nas máquinas rotativas que rodam à mesma frequência de rotação da frequência de alimentação das lâmpadas, dando-nos a ilusão de que a máquina não está a rodar, podendo assim provocar acidentes aos mais incautos, que dela se aproximem

9 Condições Ambientais de Trabalho- Iluminação O efeito estroboscópico
Uma das formas de eliminar o efeito estroboscópico consiste em ligar cada par de lâmpadas à mesma fase, em paralelo evidentemente, em que uma delas tem um condensador ligado em série de forma a provocar a desfasagem de 90º requerida pelo artº 331 do RSIUEE. Na figura 4 representa-se esta ligação – designada ligação em tandem ou em duo – entre duas lâmpadas fluorescentes.

10 Condições Ambientais de Trabalho- Iluminação
Quando se projecta a iluminação de um local de trabalho, devemos ter em conta dois tipos de iluminação: a iluminação geral e a iluminação local. Deve evitar-se o mais possível as sombras nos locais de trabalho, pois são um factor de perturbação que pode provocar acidentes, em virtude de obrigar a vista a acomodar-se quando passa para uma zona de luz diferente. Devem evitar-se também as situações de grande contraste de iluminação no mesmo local de trabalho. Isto é, a iluminação deve ser o mais uniforme possível para que o olho humano passe de um plano para outro, sem esforço e sem erro provocado pela má visibilidade.

11 Condições Ambientais de Trabalho- Ruído
PERMISSAS RELATIVAMENTE AO RUÍDO: 1) Um nível de ruído contínuo entre 85 a 90 dB (decibéis), ou superior, é prejudicial para a audição. 2) O ruído não deve, por isso, exceder 60 a 70 dB no local de trabalho. 3) O ruído intenso pode ser, além do mais, perigoso por impedir que se ouça convenientemente o diálogo de trabalho entre profissionais, podendo originar situações perigosas, como por exemplo quando se opera qualquer tipo de máquinas, nomeadamente as máquinas-ferramentas.

12 Condições Ambientais de Trabalho- Ruído
Assim, há todo um conjunto de cuidados e preceitos que deve ter-se de forma a reduzir o ruído ou a minimizar os seus efeitos negativos, nomeadamente: a) Todas as máquinas devem ter um invólucro adequado, de acordo com o ruído que emitem b) Todas as máquinas devem ter uma manutenção regular, de forma a verificar se os ruídos se mantêm dentro dos valores estabelecidos c) Deve reduzir-se o mais possível as vibrações de peças em movimento d) Deve, sempre que possível, substituir-se as partes metálicas (mais ruidosas) por materiais que absorvam o som (plásticos, borrachas, etc.)

13 Condições Ambientais de Trabalho- Ruído (Cont)
E)Deve, sempre que possível, evitar-se travagens bruscas nas máquinas em movimento F)Deve utilizar-se silenciadores nos casos em que tal for necessário G)Deve efectuar-se ajustes de peças que estejam a provocar ruídos H)Deve utilizar-se barreiras, divisórias ou deflectores de som nos equipamentos que produzam ruídos . I) Em determinados equipamentos, devem utilizar-se revestimentos à prova de som J)Devem revestir-se as paredes e o tecto com materiais que absorvam o som (por exemplo, a corticite), nos casos em que tal seja necessário L)A construção de cabinas à prova de som é efectuada para a execução de determinadas tarefas M) As máquinas mais potentes e/ou de maior velocidade devem assentar sobre amortecedores de borracha

14 Condições Ambientais de Trabalho- Ruído- EFEITOS NO CORPO HUMANO

15 Estrutura do ouvido interno
1. Canal Semicircular Anterior 2. Canal Superior 3. Canal Lateral 4. Sáculo 5. Ducto Coclear 6. Helicotrema ou Apex 7. Canal Lateral 8. Canal Posterior 9. Canal Posterior 10. Janela Oval 11. Janela Redonda 12. Ducto Vestibular (Scala Vestibuli) 13. Ducto Timpanico (Scala Tympani) 14. Utrículo Os nervos auditivos são de vários tamanhos, tendo portanto frequências características de oscilação diferentes, dessa forma só alguns nervos auditivos é que oscilam para cada vibração recebida pelo tímpano. Figura 4 - Estrutura do ouvido interno .

16 Níveis de audibilidade e sonoridade do som:

17 Efeitos do Ruído de natureza psicológica
Uma das consequências mais conhecidas do ruído é o transtorno do bem-estar psíquico, de que pode resultar: · irritabilidade · apatia · mau humor · medo · insónias

18 Efeitos dos produtos químicos
Certas substâncias químicas, utilizadas nos processos de produção industrial, são lançadas no ambiente de trabalho através de processos de pulverização, fragmentação ou emanações gasosas. Estas substâncias podem apresentar-se nos estados sólido, líquido e gasoso

19 Esses agentes químicos ficam em suspensão no ar e podem penetrar no organismo do trabalhador por:
Via respiratória :Esta é a principal porta de entrada dos agentes químicos, porque respiramos continuadamente, e tudo o que está no ar acaba por passar nos pulmões.

20 Esses agentes químicos ficam em suspensão no ar e podem penetrar no organismo do trabalhador por:
Via digestiva: se o trabalhador comer ou beber algum alimento com as mãos sujas, ou que ficaram muito tempo expostas a produtos químicos, parte das substâncias químicas serão ingeridas com o alimento, atingindo o estômago e podendo provocar sérios riscos à saúde.

21 Esses agentes químicos ficam em suspensão no ar e podem penetrar no organismo do trabalhador por:
Epiderme : Esta via de penetração é a mais difícil, mas se o trabalhador estiver desprotegido e tiver contacto com substâncias químicas, havendo deposição no corpo, serão absorvidas pela pele.

22 Via ocular :alguns produtos químicos que permanecem no
Esses agentes químicos ficam em suspensão no ar e podem penetrar no organismo do trabalhador por: Via ocular :alguns produtos químicos que permanecem no ar causam irritação nos olhos e conjuntivite


Carregar ppt "Higiene e Segurança no Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google