A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Giovani Jacks.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Giovani Jacks."— Transcrição da apresentação:

1 Giovani Jacks

2 Desenvolvendo a amizade com Deus
SUJESTÃO DE LEITURA DEVOCIONAL: SALMO 42 DESENVOLVENDO A AMIZADE COM DEUS[1]. SERMÃO 143 BASE: DIVERSOS LEITURA: SALMO 42 [1] Sermão baseado no capítulo 12 do livro “Uma vida com propósitos”, de Rick Warren. – São Paulo: Editora Vida, 2003.

3 É sobre isso que queremos falar...
O que é ser um amigo? Você consegue se imaginar desenvolvendo uma amizade desse nível com Deus? É sobre isso que queremos falar... INTRODUÇÃO: O que é ser um amigo? Pedir para um voluntário escrever numa lâmina as respostas das pessoas. Você consegue se imaginar desenvolvendo uma amizade desse nível com Deus? É sobre isso que queremos falar:

4 Ser amigo de Deus é uma escolha na vida
Quatro escolhas que nos tornam amigos de Deus. PROPOSIÇÃO: SER AMIGO DE DEUS É UMA ESCOLHA NA VIDA. S.I: Você se considera um amigo de Deus? Talvez seja bom pensar no que significa ser um amigo de Deus. “Você está tão perto de Deus quanto escolher estar”. (p.82) S.T.: Vejamos quatro escolhas que nos tornam amigos de Deus.

5 Devo optar por ser sincero com Deus
1ª Escolha Devo optar por ser sincero com Deus S.T.: A 1ª escolha é: 1 Devo optar por ser sincero com Deus

6 Onisciência de Deus Deus sabe tudo e tudo vê – Jó 28.24; Provérbios 15.3 Deus espera nossa honestidade – João 1.8 No arrependimento e na confissão há pleno perdão – 1 João 1.9, Salmo 51.17 1.1 Do contrário que muitas pessoas pensam e sentem, Deus não espera perfeição das pessoas. Ele é soberano e na sua soberania, sabe todas as coisas. Portanto, você jamais poderá frustrar as expectativas de Deus a seu respeito. Mas Deus espera que sejamos absolutamente sinceros com ele a respeito de nossas falhas e sentimentos. “8 Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. (Ou seja, não adianta fazer de conta, pois não somos perfeitos) 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1 João NVI)

7 Amigo de pecadores Na Bíblia vemos homens imperfeitos se tornarem amigos de Deus Jesus foi considerado amigo de pecadores – Mateus 11.19 1.2 Nenhum dos personagens bíblicos que era amigo de Deus era perfeito. Se a perfeição fosse um requisito para nos tornarmos amigos de Deus isso seria impossível. Jesus veio possibilitar a restauração da nossa amizade com Deus. E por estar sempre entre pecadores para trazer a luz da vida eterna, foi considerado amigo deles. “19 Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e ‘pecadores’”. (Mateus NVI).

8 Deus suporta sua transparência
Amigos expressam seus sentimentos. Deus trabalha com os sentimentos ruins para edificar-nos. Mas a hipocrisia o Senhor detesta – Marcos 7.6-7; Malaquias 1.3 Os amigos de Deus na Bíblia sempre foram sinceros sobre os seus sentimentos. Reclamavam, criticavam, acusavam e discutiam com seu Criador e Deus não parecia se irar com isso, pelo contrário, incentivava a franqueza e trabalhava com esses sentimentos, muitas vezes ruins. Mas o contrário, o fingimento, a religiosidade vazia e dissimulada, essa Deus odiava: “Respondeu-lhes Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.” (Marcos 7:6-7, RAStr) Veja também Malaquias

9 Nós esquecemos que... ...Ele suportou tudo!

10 Bons Exemplos Gênesis 19.29 – Abraão e Ló; Salmo 42 – Queixas de Davi;
Jeremias – Queixa de Jeremias; Jó 3.1 – Jó amaldiçoa seu nascimento; Ex – Deus expressa seus sentimentos para Moisés. 1.4 Temos muitos exemplos da sinceridade dos que foram considerados amigos de Deus: 1.4.1 Abraão questionou e desafiou a Deus quanto a destruição de Sodoma. Negociou com Deus desde 50 pessoas justas até que chegou a Ló, seu sobrinho. E Deus atendeu ao pedido de Abraão: (Gênesis 19:29 NVI). 1.4.2 Deus também escutou a Davi em suas muitas queixas de injustiça, traição e abandono. Os salmos estão cheios disso. (Salmo 42). 1.4.3 Jeremias reclamou que Deus o havia enganado, porque foi espancado pela ordem do sacerdote Pasur, quando profetizou a destruição que Deus faria por causa da obstinação do povo. E nem por isso o Senhor o destruiu ou se irou contra ele. (Jeremias ). 1.4.4 Jó pode expressar a sua amargura durante toda a sua provação ao ponto de amaldiçoar a sua vida (Jó 3.1). E o que Deus registra sobre isso no final de tudo? Defende Jó por ter sido sincero e repreende seus três amigos por terem sido falsos (Jó ). 1.4.5 O próprio Deus expressou para Moisés, com sinceridade, seus sentimentos em relação à rebeldia do povo. Deus havia decidido não ir mais à frente desse povo rebelde e obstinado. Moisés igualmente responde com sinceridade a Deus dizendo: “Se não fores conosco, não nos envie...” e ele termina respondendo o pedido de Moisés: “O SENHOR disse a Moisés: ‘Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome’”. (Êxodo NVI). Não obstante disso, depois que o povo já estava vivendo na terra prometida, depois de muitas idas e vindas para adorar a deuses estranhos, Deus expressa seus sentimentos profundos pelo povo mais uma vez: (Juízes ).

11 Não é teologia, apenas uma boa representação.
Cena do Filme “A paixão de Cristo”, de Mel Gibson, quando Jesus entrega a sua vida e Deus deixa cair uma lágrima dobre a terra, que de acordo com o filme, provoca o terremoto.

12 Não significa que Ele é assim
Como você vê a Deus? 1.5 Deus pode lidar com nossas fraquezas. “A verdadeira amizade é edificada sobre a transparência... Para ser amigo de Deus, você deve ser sincero com ele e dividir seus verdadeiros sentimentos, e não o que você pensa que deveria sentir ou dizer” (p. 83). Muitas vezes temos problemas com Deus, mas não o admitimos. Talvez você tenha que confessar alguma raiva ou ressentimento escondido em relação a Deus. Pode ser por causa da sua aparência, formação, orações não respondidas como você desejava, mágoas do passado e outras coisas que mudaríamos se fôssemos Deus. A questão é que, não é mais espiritual sentir tudo isso e fazer de conta que não se está sentindo. Deus espera sua confissão honesta e sincera! Como você vê a Deus? Um Deus irado, um velhinho fraco, um Deus legalista, um Deus de apor?... Não significa que Ele é assim

13 Emoções são legítimas, mas não devem dominar
Diga NÃO a amargura: Hebreus 12.15 Somos convidados a não viver baseados nos sentimentos, mas naquilo que conhecemos de Deus; Os sentimentos, mesmo os negativos, devem ser submetidos a ações de graça, louvores e a declaração da nossa fé 1.6 A amargura é a maior de todas as barreiras para se desenvolver uma verdadeira amizade com Deus. ”Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos;” (Hebreus NVI). É animador saber que os amigos íntimos de Deus puderam expressar seus mais profundos sentimentos. Eles não mascararam seus medos com frases feitas, bonitas e religiosas, antes os expressaram sincera, aberta e publicamente. O livro dos Salmos é um guia da verdadeira adoração a Deus. Nele estão registradas todas as emoções possíveis. Nele há discursos descontrolados, delírios, dúvidas, medos, ressentimentos e sofrimentos intensos combinados com ação de graças, louvores e declaração de fé. ISSO É AUTENTICIDADE. SENTIMOS PORQUE TEMOS A IMAGO’DEI EM NÓS.

14 Devo optar por obedecer a Deus por meio da fé
2ª Escolha Devo optar por obedecer a Deus por meio da fé S.T.: A 2ª escolha é: 2 Devo optar por obedecer a Deus por meio da fé

15 Obediência não combina com a Amizade...
Será?

16 Obediência sim combina com a Amizade...
“Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno” (João 15.14). Não existe a quarta pessoa da Trindade. Somos amigos de Deus, mas não deuses. 2.1 Geralmente não consideramos a obediência como uma característica da amizade. Para nós é mais comum compreender que devemos obediência aos nossos superiores. No entanto Jesus diz: “Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno” (João NVI). Podemos dizer que somos amigos de Deus, mas não somos seus iguais. Não existe a quarta pessoa da Trindade. Nós somos convidados a entrar na comunhão da Trindade, mas não fazemos parte dela. Ele é Deus e nosso amado Senhor, portanto, nós devemos segui-lo em humilde obediência. .

17 Pode e não pode... Os cristão não estão presos a uma lista de regras;
A obediência é uma resposta ao amor incondicional de Deus; Para que a alegria seja completa - João 2.2 De maneira geral as pessoas incrédulas pensam que os cristão estão escravizados a uma lista de intermináveis regras e proibições – a lista do ”não pode”. No entanto, a obediência do cristão autêntico é uma resposta do amor incondicional de Deus pelo perdão e libertação que ele providenciou em Cristo para todos que nele crêem: “9 Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. 11 Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (João NVI).

18 Fazer tudo para meu amigo Deus
1 Coríntios – comendo, bebendo ou qualquer coisa... Colossenses 3:17 – em palavra ou ação, em nome do Senhor... Colossenses 3:23-24 – fazei tudo de todo o coração como para o Senhor... 2.3 “A verdadeira amizade não é indolente. Ela age. Quando Jesus nos pede que amemos os outros, ajudemos os necessitados, dividamos nossos recursos, conservemos nossa vida limpa, perdoemos e levemos outros a ele, o amor nos estimula a obedecer imediatamente” (p.85). Na realidade não são apenas as grandes coisas que fazemos para Deus que importam, mas sim, que façamos tudo para a glória de Deus – isso sim são verdadeiros atos de adoração: “31 Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios NVI). " E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. " (Colossenses 3:17, RAStr) " Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,  cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;" (Colossenses 3:23-24, RAStr) Sociedade Bíblica do Brasil. (2003; 2005). Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.

19 “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”...
Lucas – e era-lhes obediente... Filipenses 2:8 - tornando-se obediente até à morte e morte de cruz... 2.4 Dos trinta e três anos de Jesus entre os homens como um de nós, três anos foram dedicados ao seu ministério intenso de curas e revelação da Glória de Deus. O início desse ministério se deu com o batismo de Jesus quando Deus falou do céu: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado” (Mateus 3.17). Dos primeiros 30 anos temos pouco sobre Jesus. Mas um evento especial, na adolescência de Jesus revela muito sobre o que motivou essa frase de Deus Pai: “51 Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração. 52 Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” (Lucas NVI). A obediência é a chave para uma amizade verdadeira e profunda com Deus. " a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz." (Filipenses 2:8, RAStr)

20 Devo optar por valorizar o que Deus valoriza
3ª Escolha Devo optar por valorizar o que Deus valoriza S.T.: A 3ª escolha é: 3 Devo optar por valorizar o que Deus valoriza

21 Quanto mais amigos... mais se importa com as coisas com as quais ele se importa; sofre com as coisas pelas quais ele sofre; se alegra com as coisas que lhe dão prazer; seus valores são transformados; O que era importante para você passa a ser secundário. Os valores do Reino de Deus tomam o primeiro lugar em sua vida. 3.1 “Quanto mais você se torna amigo de Deus, mais se importa com as coisas com as quais ele se importa, sofre com as coisas pelas quais ele sofre e se alegra com as coisas que lhe dão prazer” (p.86). Em outras palavras, seus valores são transformados. Aquilo que era muito importante para você passa a ser secundário e os valores do Reino de Deus tomam o primeiro lugar em sua vida. Isso acontece quando você se torna um amigo de Deus.

22 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Mateus 6:33

23 Paulo fez a escolha de valorizar o que Deus valoriza
2 Coríntios 11.2 – Paulo zelou pela coisa certa. Nada importa mais para Deus do que o seu povo. Essa é a única razão porque Jesus veio aqui e que a sua Igreja ainda permanece neste mundo – o Evangelho. 3.2 O apóstolo Paulo é um modelo para nós. As prioridades e desejos de Deus eram também as suas prioridades e desejos. ”O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura” (2 Co 11.2 NVI). O que importa mais para Deus? A redenção do seu povo. Essa é a única razão porque Jesus veio aqui e que a sua Igreja ainda permanece neste mundo – Anunciar as Boas Novas da Salvação aos perdidos.

24 Pessoas são o interesse de Deus
Devemos nos interessar por todas as pessoas ao nosso redor, com as quais Deus se importa. 3.3 “Para ser amigo de Deus, você deve se interessar por todas as pessoas ao seu redor, com as quais Deus se importa. Amigos de Deus contam aos seus amigos a respeito de Deus” (p.86). Deve arder em nosso coração o anseio por cumprir a grande comissão dada por Jesus a cada cristão: Fazer discípulos – (Mateus ).

25 Pessoas são o interesse de Deus
3.3 “Para ser amigo de Deus, você deve se interessar por todas as pessoas ao seu redor, com as quais Deus se importa. Amigos de Deus contam aos seus amigos a respeito de Deus” (p.86). Deve arder em nosso coração o anseio por cumprir a grande comissão dada por Jesus a cada cristão: Fazer discípulos – (Mateus ).

26 Devo desejar ser amigo de Deus, mais do que qualquer outra coisa
4ª Escolha Devo desejar ser amigo de Deus, mais do que qualquer outra coisa S.T.: A 4ª escolha é: 4 Devo desejar ser amigo de Deus, mais do que qualquer outra coisa

27 Davi desejou... Usou palavras nos seus salmos para descrever isso como: anelo, anseio, sede, fome... “Uma coisa pedi ao Senhor; é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo” (Salmo 27.4 NVI). 4.1 Olhando novamente para os amigos de Deus na Bíblia, eles desejaram a amizade e o amor de Deus. Davi usou palavras nos seus salmos para descrever isso como: anelo, anseio, sede, fome. Uma das passagens que descreve esse anseio por Deus é: “Uma coisa pedi ao Senhor; é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo” (Salmo 27.4 NVI).

28 Jacó desejou... Lutou pela bênçãos de Deus;
Mas Jacó lhe respondeu: ‘Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes’” (Gênesis 32.26b Encontro que transformou a sua vida. 4.2 Jacó foi outro exemplo dessa busca. Depois de ter cometido alguns erros e ter passado uma vida sendo aquele que pega no calcanhar (Enganador), ele tem um encontro pessoal com Deus e luta com Deus para que esse o abençoe. “Mas Jacó lhe respondeu: ‘Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes’” (Gênesis 32.26b). E mais uma vez o Deus Todo Poderoso abençoou um mortal atendendo o seu pedido. Daquele encontro em diante Jacó passou a ser chamado de Israel (O que luta com Deus) e sua vida mudou para sempre.

29 Paulo desejou Paulo viveu para Deus; Seu alvo – a Eternidade com Deus;
Sua meta: “Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos” (Filipenses ). 4.3 O Apóstolo Paulo viveu sua vida resgatada para Deus. Seu maior alvo era alcançar a eternidade para estar com Deus. Seu encontro pessoal com Jesus não o fez apenas cair do cavalo literalmente, mas fez que deixasse o controle de sua vida nas mãos de Jesus. Sua meta era conhecer a Cristo intensamente até o ponto de ser parecido com Ele: “Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte 11 para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos” (Filipenses NVI).

30 Ser amigo de Deus é uma escolha na vida
Recapitulando: Ser amigo de Deus é uma escolha na vida As escolhas... Devo optar por ser sincero com Deus; Devo optar por obedecer a Deus por meio da fé; Devo optar por valorizar o que Deus valoriza; Devo desejar ser amigo de Deus, mais do que qualquer outra coisa. Recapitulando: As escolhas... 1 Devo optar por ser sincero com Deus 2 Devo optar por obedecer a Deus por meio da fé 3 Devo optar por valorizar o que Deus valoriza 4 Devo desejar ser amigo de Deus, mais do que qualquer outra coisa

31 Concluímos que... “Você está tão perto de Deus quanto escolhe estar” (p.87). A amizade com Deus é uma escolha. Deus quer recomeçar de novo. Você aceita? C.S.Lewis disse: “O sofrimento é o megafone de Deus”. Você me encontrará só se for de todo o coração - Jeremias 29.13 Podemos concluir que a verdade a esse respeito é: “VOCÊ ESTÁ TÃO PERTO DE DEUS QUANTO ESCOLHE ESTAR” (p.87). A amizade com Deus é uma escolha. Você definirá o quanto vai querer e buscar por ela intencionalmente. Talvez você já tenha experimentado essa amizade com Deus no passado e atualmente se sente vazio e sem sentido pra sua vida, Davi falou: “3 O teu amor (Graça-RA) é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão” (Salmo 63.3 NVI). Ele está de braços abertos para ti para recomeçar essa amizade. Não faça como a Igreja de Laodicéia do apocalipse; não abandone seu primeiro amor por Deus. “Deus não está louco com você, ele está louco por você” (p.87). As vezes Deus usa o sofrimento para nos aproximar dele novamente. C.S.Lewis disse: “O sofrimento é o megafone de Deus”. As seguintes palavras foram ditas pelo próprio Deus por intermédio do profeta Jeremias: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração” (Jeremias NVI).

32 Gaste um tempo de conversa pessoal com Deus.
Você quer desenvolver amizade com Deus? Você está disposto a pagar o preço? Em qual das quatro escolhas você tem falhado e o que vai fazer para mudar? Gaste um tempo de conversa pessoal com Deus. Para refletir de dois a dois: Você realmente quer desenvolver uma amizade pessoal com Deus? Você está disposto a pagar o preço por essa amizade? Em qual dessas quatro escolhas você tem falhado e o que está disposto a fazer para mudar? Gaste um tempo de conversa pessoal com Deus. Pode caminhar pelas dependências ou até mesmo ir para o seu quarto.

33 Fonte de Pesquisa Mensagem baseada no capítulo 12 do livro “Uma vida com propósitos”, de Rick Warren. – São Paulo: Editora Vida, 2003.


Carregar ppt "Giovani Jacks."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google