A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RACIOCÍNIO LÓGICO PBH JULIANO PEREIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RACIOCÍNIO LÓGICO PBH JULIANO PEREIRA."— Transcrição da apresentação:

1 RACIOCÍNIO LÓGICO PBH JULIANO PEREIRA

2 A negação da proposição “Todo ator sabe cantar e dançar” é equivalente a:
a) Existe ator que não sabe cantar ou que não sabe dançar. b) Existe ator que não sabe cantar e que não sabe dançar. c) Nenhum ator sabe cantar e dançar. d) Nenhum ator não sabe nem cantar nem dançar.

3 Demonstre, utilizando a tabela verdade, que
(p v q →r)↔(p→r)^(q→r) é uma tautologia.

4 Dadas as proposições simples p e q, tais que p é verdadeira e q é falsa, considere as seguintes proposições compostas: (1) p ∧ q ; (2) ~p → q ; (3) ~(p ∨ ~q) ; (4) ~(p ↔ q) Quantas dessas proposições compostas são verdadeiras? Nenhuma. Apenas uma. Apenas duas. Apenas três. Quatro.

5 A negação de “todos os homens dirigem bem” é: 
a) existem homens que dirigem mal. b) existem homens que dirigem bem. c) todas as mulheres dirigem bem. d) todas as mulheres dirigem mal. e) todos os homens dirigem mal.

6 Classifique em tautologia, contingência ou contradição (use a tabela verdade)
a) (p^q)v (r^q) b) (~p^q)→(~q^r)

7 (VUNESP 2011) Se afino as cordas, então o instrumento soa bem
(VUNESP 2011) Se afino as cordas, então o instrumento soa bem. Se o instrumento soa bem, então toco muito bem. Ou não toco muito bem ou sonho acordado. Afirmo ser verdadeira a frase: não sonho acordado. Dessa forma, conclui-se que a) sonho dormindo. b) o instrumento afinado não soa bem. c) as cordas não foram afinadas. d) mesmo afinado o instrumento não soa bem. e) toco bem acordado e dormindo.

8 Se Marta é estudante, então Pedro não é professor
Se Marta é estudante, então Pedro não é professor. Se Pedro não é professor, então Murilo trabalha. Se Murilo trabalha, então hoje não é domingo. Ora, hoje é domingo. Logo, a) Marta não é estudante e Murilo trabalha. b) Marta não é estudante e Murilo não trabalha. c) Marta é estudante ou Murilo trabalha. d) Marta é estudante e Pedro é professor. e) Murilo trabalha e Pedro é professor.

9 (ESAF 2012)Caso ou compro uma bicicleta. Viajo ou não caso
(ESAF 2012)Caso ou compro uma bicicleta. Viajo ou não caso. Vou morar em Pasárgada ou não compro uma bicicleta. Ora, não vou morar em Pasárgada. Assim, a) não viajo e caso. b) viajo e caso. c) não vou morar em Pasárgada e não viajo. d) compro uma bicicleta e não viajo. e) compro uma bicicleta e viajo.

10 F. C. Chagas/Tec. Des./IPEA/2004) ‐(Raciocínio Lógico) Quando não vejo Lúcia, não passeio ou fico deprimido. Quando chove, não passeio e fico deprimido. Quando não faz calor e passeio, não vejo Lúcia. Quando não chove e estou deprimido, não passeio. Hoje, passeio. Portanto, hoje a) vejo Lúcia, e não estou deprimido, e não chove, e faz calor. b) não vejo Lúcia, e estou deprimido, e chove, e faz calor. c) não vejo Lúcia, e estou deprimido, e não chove, e não faz calor. d) vejo Lúcia, e não estou deprimido, e chove, e faz calor. e) vejo Lúcia, e estou deprimido, e não chove, e faz calor.

11 (CESGRANRIO 2012)O turista perdeu o voo ou a agência de viagens se enganou. Se o turista perdeu o voo, então a agência de viagens não se enganou. Se a agência de viagens não se enganou, então o turista não foi para o hotel. Se o turista não foi para o hotel, então o avião atrasou. Se o turista não perdeu o voo, então foi para o hotel. O avião não atrasou. Logo,  a) o turista foi para o hotel e a agência de viagens se enganou. b) o turista perdeu o voo e a agência de viagens se enganou. c) o turista perdeu o voo e a agência de viagens não se enganou. d) o turista não foi para o hotel e não perdeu o voo. e) o turista não foi para o hotel e perdeu o voo.

12 (F. C. Chagas/Téc. Jud. / TRT‐6ªR
(F.C.Chagas/Téc. Jud./ TRT‐6ªR./2006) ‐(Raciocínio Lógico) As afirmações seguintes são resultados de uma pesquisa feita entre os funcionários de certa empresa. ‐ Todo indivíduo que fuma tem bronquite. ‐ Todo indivíduo que tem bronquite costuma faltar ao trabalho Relativamente a esses resultados, é correto concluir que a) existem funcionários fumantes que não faltam ao trabalho. b) todo funcionário que tem bronquite é fumante. c) todo funcionário fumante costuma faltar ao trabalho. d) é possível que exista algum funcionário que tenha bronquite e não falte habitualmente ao trabalho. e) é possível que exista algum funcionário que seja fumante e não tenha bronquite.

13 . (F. C. Chagas/ Téc. Jud./TRE/MS/2007) ‐(Raciocínio Lógico) Considere que as seguintes afirmações são verdadeiras: “Alguma mulher é vaidosa.” “Toda mulher é inteligente.” Assim sendo, qual das afirmações seguintes é certamente verdadeira? a) Alguma mulher inteligente é vaidosa. b) Alguma mulher vaidosa não é inteligente. c) Alguma mulher não vaidosa não é inteligente. d) Toda mulher inteligente é vaidosa. e) Toda mulher vaidosa não é inteligente.

14 Assinale a conclusão que torna válido o argumento:  Todos os cronópios são ferozes. Todos os coelhos são cronópios. Logo. a) Todos os coelhos são ferozes. b) Todos os cronópios são coelhos. c) Todos os animais ferozes são coelhos. d) Existe um coelho que não é cronópio. e) Nenhum cronópio é coelho e feroz.

15 Ana é prima de Bia, ou Carlos é filho de Pedro
Ana é prima de Bia, ou Carlos é filho de Pedro. Se Jorge é irmão de Maria, então Breno não é neto de Beto. Se Carlos é filho de Pedro, então Breno é neto de Beto. Ora, Jorge é irmão de Maria. Logo: a) Carlos é filho de Pedro ou Breno é neto de Beto. b) Breno é neto de Beto e Ana é prima de Bia. c) Ana não é prima de Bia e Carlos é filho de Pedro. d) Jorge é irmão de Maria e Breno é neto de Beto. e) Ana é prima de Bia e Carlos não é filho de Pedro.


Carregar ppt "RACIOCÍNIO LÓGICO PBH JULIANO PEREIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google