Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Projeto de diferenciação Pedagógica
Unidade Temática: O Cartaz Docente: Carla Madaleno Nível de Ensino: 6º ano de escolaridade Disciplina: EVT
2
Objetivos Gerais do projeto
- Mobilizar para o modelo de pedagogia diferenciada. - Fomentar a conceção de contextos de formação diferenciada. - Aplicar a Teoria das Inteligências múltiplas na construção de atividades de aprendizagem. - Adotar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objetivos visados. - Realizar atividades autónomas, responsáveis e criativas de forma a identificar singularidades pessoais. Objetivos Gerais do projeto
3
Operacionalização/ Estratégias
A turma do 6º ano que é constituída por 25 alunos é dividida em 5 grupos de 5 elementos cada. Professor Operacionalização/ Estratégias
4
A cada grupo de trabalho é distribuído um cartaz, cada grupo irá analisar o mesmo e de seguida irá completar um quadro com uma tabela em que se pede que descrevam as características desse cartaz. Atividades
11
Ficha 1 Características do cartaz Entende-se por cartaz, um meio rápido e eficaz de publicitar uma mensagem. Completa o seguinte quadro: Cartaz nº Qual é a forma? Qual é o slogan do cartaz? Qual é a marca que consta? Qual é o elemento primordial da comunicação? Letra Imagem Quais são os tons que dão harmonia cromática? Qual é a cor primordial do fundo? Qual a cor do slogan do cartaz? Nome do Grupo __________________________________________________________________ Atividades
12
Avaliação Ficha de avaliação do trabalho de grupo
A preencher pelo grupo (1) Nome dos elementos do Grupo________________________________________________________ _________________________ Nº s_________ Data______________________________ Sim Não Talvez Ficamos a conhecer melhor a mensagem do Cartaz Todos os elementos foram participativos O Tema da atividade foi devidamente explorado Houve dificuldades em concretizar a atividade O grupo soube organizar o trabalho Foram respeitadas e valorizadas todas as opiniões dos elementos do grupo Considera-se que esta aprendizagem valorizou o trabalho de grupo Avaliação
13
Após esta primeira abordagem à análise de um cartaz, será feita uma exposição dos conteúdos programáticos desta unidade
14
Conteúdos da Unidade 1 Comunicação O Homem organizou uma estrutura com símbolos, a linguagem, cujos meios expressivos são a palavra e a escrita. Para que se estabeleça uma comunicação é necessário um emissor, uma mensagem e um recetor. O homem pode comunicar de várias formas, utilizando as expressões do rosto, a fala, a canção, a escrita, o desenho, a pintura, a escultura, o gesto, o toque de um instrumento musical ou a dança. O Cartaz Funções e qualidades do cartaz - Meio rápido e eficaz de publicitar - Finalidades educativas, culturais, informativas, políticas e publicitárias - Na elaboração do cartaz consideram-se fatores como a cor, a imagem, a letra e, principalmente, conhecer a mensagem a transmitir e o destinatário. Elementos do cartaz Forma – Geralmente os cartazes são retangulares, mas também podem ter outras formas Tamanho – Varia consoante o local a afixar, pois tem de se ter atenção à distância a que se pretende que este seja observado. Texto- Deve ser breve e explícito. Tem como finalidade elucidar em poucas palavras a imagem do produto, ou a ideia que se pretende transmitir. Habitualmente o texto publicitário é formado pela marca e pelo slogan. Imagem- Deve ser evidente e expressar claramente a mensagem pretendida. Cor- A harmonia cromática tem importância na qualidade do cartaz. Devem utilizar-se contrastes fortes entre o fundo e as imagens e evitar-se um grande leque de cores, pois dificulta a leitura do cartaz. Composição- os elementos do cartaz devem ser organizadas de acordo com o espaço, o texto a imagem e a cor.
15
Seguidamente será proposta uma nova atividade, de forma a explorar os conteúdos lecionados. Os alunos irão construir um novo cartaz, com sobre um determinado tema.
16
Tema do novo cartaz: Proteção Florestal Será atribuído um cartão com uma cor a cada grupo, que irá trabalhar um elemento do cartaz: Forma: Vermelho Tamanho: Azul Texto: Preto Imagem: Branco Cor: Amarelo
17
Avaliação Ficha de avaliação do trabalho de grupo
A preencher pelo grupo (2) Nome dos elementos do Grupo________________________________________________________ _________________________ Nº s_________ Data______________________________ Sim Não Talvez Foram aplicados os conteúdos lecionados Todos os elementos foram participativos O Tema da atividade foi devidamente explorado Houve dificuldades em concretizar a atividade O grupo soube organizar o trabalho Foram respeitados e valorizados todos os elementos do grupo Considera-se que esta aprendizagem valorizou o trabalho de grupo Avaliação
18
Seguidamente serão organizados novos grupos com um elemento de cada cor. A conceção do novo cartaz será efetuada com a participação e envolvência de cada elemento do grupo. Cada grupo irá expor e defender o seu cartaz perante o grande grupo. Todos os grupos irão eleger o cartaz que melhor represente o tema escolhido.
19
Avaliação Ficha de avaliação do trabalho de grupo
A preencher por cada aluno Nome ________________________________________________________ _________________________ Nº _______ Data______________________________ Sim Não Talvez Aprendi os conteúdos lecionados Tive uma participação ativa nesta atividade O Tema da atividade foi devidamente explorado por mim Tive dificuldade em concretizar a atividade Soube organizar o trabalho Respeitei e valorizei a opinião dos outros elementos do grupo Considero que esta aprendizagem valorizou o meu conhecimento Avaliação
20
Avaliação Ficha de avaliação do trabalho de grupo
A preencher pelo professor Nome ________________________________________________________ _________________________ Nº _______ Data______________________________ Sim Não Talvez O aluno aprendeu os conceitos O aluno teve uma participação ativa nesta atividade O aluno explorou devidamente o tema da atividade O aluno teve dificuldade em concretizar a atividade O aluno soube organizar o trabalho O aluno respeitou e valorizou a opinião dos outros elementos do grupo O aluno teve um papel colaborativo na atividade no primeiro grupo O aluno teve um papel colaborativo na atividade no segundo grupo O aluno conseguiu defender no 2º grupo, o elemento do cartaz que trabalhou no 1º grupo Avaliação
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.