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SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.

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1 SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT Centro: UAB (CCNE) Área de avaliação: MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Conceito na Capes: 3 Início do Curso: 2011 Coordenador(a): Carmen Vieira Mathias Coordenador substituto: Anderson Maciel MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM QUANTITATIVO DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO Capacidade de formação201020112012 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano1525 Número de titulados cada ano-previsão até dez/12--

3 UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento (Comunicado) de área Capes Proposta do Curso –Enfatizar disciplinas, trabalhos e linhas de pesquisa voltados a profissionais interessados em qualificação –Demanda regional, perfil dos alunos Corpo docente –Doutores e profissionais técnicos qualificados –Publicações e produtos –Permanente: minimo 8 –Colaboradores : Não deve ultrapassar 30%

4 UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento (Comunicado) de área Capes Atividade de pesquisa –Coerente com as linhas Produção Intelectual –Produção bibliográfica, produtos e produção técnica –Equilíbrio entre membros do corpo docente

5 UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento (Comunicado) de área Capes Infra-estrutura –Apoio formal da Instituição; –Biblioteca; –Salas de aula; –Salas de estudo.

6 UFSM Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio 2010-2012 Qualidade dos conteúdos produzidos para o curso; Qualidade dos TCC; Publicações (relevantes para a prática do professor do ensino básico); Impacto regional (IDEB, OBMEP, ENEM)

7 UFSM Resumo do desempenho comparativo aos demais Programas de sua Área de Avaliação na Capes Não se aplica. –Mestrado Profissional em Matemática Aplicada e Computacional (UNICAMP) – Pós-Graduação em Matemática Universitária (UNESP)

8 UFSM Expectativa do Programa de Pós-graduação com relação a conceito no próximo triênio-2013-2015 Visita local Apoio Institucional –Infra estrutura Corpo docente –Linhas de pesquisas –Produção Corpo discente. –Produção técnica

9 UFSM METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO 2013-1015 MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Qualificar professores da rede pública de ensino 1Falta de infra-estrutura mínima adequada; Pouco (incentivo das escolas e dirigentes aos discentes envolvidos no programa. 1 Consolidar, adaptar ou criar novas linhas de pesquisa 2Prioridades dos docentes.2 Envolvimento regular de Professores Permanentes nas atividades de docência 2Depende da escolha das disciplinas eletivas por parte dos alunos 2 Vincular as publicações com teses e dissertações. 3Os alunos são profissionais (professores atuantes), isso pode interferir em sua produção; Existem poucas revistas com Qualis na área para esse tipo de produção. 1

10 UFSM METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO 2013-1015 MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Infra-estrutura física básica3Falta de espaço Físico.1 Conseguir bolsas para os alunos da demanda social 3Aprovação de projetos que contemplem alunos de pós graduação. 3

11 UFSM AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Formar os alunos no prazo estipulado 2Pouco tempo para os discentes se dedicarem ao programa. 1 Cada docente permanente com no mínimo uma orientação concluída no triênio. 1Acordo entre os professores para não concentrar as orientações; Encargos didáticos elevados 2 Responder a Editais da Capes que possam contemplar o MP 3Baixa produção2 Estimular a publicação3Existem poucas revistas com Qualis na área para esse tipo de produção. 1

12 UFSM INFRA-ESTRUTURA E MATERIAL HUMANO: RELAÇÃO COM AS METAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 Falta de infraestrutura –coordenação –secretaria –sala específica para o Mestrado;

13 UFSM PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA  Programas de formação continuada;  Participação de egressos do PROFMAT (efeito multiplicador);  Docente do programa realizando pós doutorado no exterior;  Participação dos alunos em eventos fora do país;

14 UFSM Carmen Mathias Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional www.ufsm.br/profmat


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