A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Japão – Desenvolvimento Industrial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Japão – Desenvolvimento Industrial"— Transcrição da apresentação:

1 Japão – Desenvolvimento Industrial

2 Um dos países mais industrializados do mundo;
Grande exportador de equipamentos eletrônicos e automóveis; Forte indústria naval, de produtos químicos, têxteis e alimentícios; Seu desenvolvimento teve início durante a Era ou Regime Meiji (Regime Iluminado).

3 Papel dos Zaibatsus São corporações que atuam em vários segmentos – é o mesmo que conglomerado; Os zaibatsu tiveram papel importante no crescimento industrial do Japão e foram fundados por famílias ricas e tradicionais do país; Exemplo de zaibatsu: Mitsui e Mitsubishi.

4 Limitação Espacial Com o crescimento econômico, o pequeno território japonês e seus recursos não eram mais suficiente; Com isso o Japão iniciou conflitos com países vizinhos em busca de mais território; Dessa forma participou da I Guerra Mundial.

5 Pós-guerra Durante a Primeira Guerra Mundial o país obteve grande crescimento econômico e conseguiu mais território; Já a Segunda Guerra Mundial não foi como a primeira – o Japão saiu arrasado e após atacar a base norte americana de Pearl Harbor, no Havaí, foi atacado pelos norte americanos e o resultado foi trágico para os japoneses, quando houve o lançamento das bombas atômicas nas cidades de Nagasaki e Hiroshima.

6 Poucos anos depois da destruição da Segunda Guerra os zaibatsus foram desfeitos e houve a abertura da economia e acordos com os EUA, o que trouxe avanço econômico; Durante a década de 1960 o crescimento médio do PIB japonês era de cerca de 10% ao ano; Isso trouxe um novo processo de modernização ao país e o país tornou, em poucas décadas a 2ª maior economia do mundo;

7 Toyotismo ou Just in the time
JIT- sistema desenvolvido pelos japoneses que gerenciava a produção – eliminação dos estoques – vende-se depois fabrica-se. Este processo foi desenvolvido pela Toyota, por isto também é conhecido por Toyotismo.

8 Setor de Transportes O setor de transportes do Japão é modelo para o mundo, neste país foi desenvolvido a tecnologia do trem-bala, que chega a 300 km/h.

9 Trem-bala por levitação magnética


Carregar ppt "Japão – Desenvolvimento Industrial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google