A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 10."— Transcrição da apresentação:

1 EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 10

2 CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA – KOPPEN - MUNDO

3 Código Tipo Descrição A Clima tropical Climas megatérmicos Temperatura média do mês mais frio do ano > 18°C Estação invernosa ausente Forte precipitação anual (superior à evapotranspiração potencial anual) B Clima árido Climas secos (precipitação anual inferior a 500 mm) Evapotranspiração potencial anual superior à precipitação anual Não existem cursos de água permanentes C Clima temperado ou Clima temperado quente Climas mesotérmicos Temperatura média do ar dos 3 meses mais frios compreendidas entre -3°C e 18°C Temperatura média do mês mais quente > 10°C Estações de Verão e Inverno bem definidas D Clima continental ou Clima temperado frio Climas microtérmicos Temperatura média do ar no mês mais frios < -3°C Temperatura média do ar no mês mais quente > 10°C E Clima glacial Climas polares e de alta montanha Temperatura média do ar no mês mais quente < 10°C Estação do Verão pouco definida ou inexistente.

4 Código Descrição Aplica-se ao grupo S Clima das estepes Precipitação anual total média compreendida entre 380 e 760 mm B W Clima desértico Precipitação anual total média < 250 mm f Clima úmido Ocorrência de precipitação em todos os meses do ano Inexistência de estação seca definida A-C-D w Chuvas de Verão s Chuvas de Inverno w' Chuvas de Verão-outono s' Chuvas de Inverno-outono m Clima de monção: Precipitação total anual média > 1500 mm Precipitação do mês mais seco < 60 mm A T Temperatura média do ar no mês mais quente compreendida entre 0 e 10°C E F Temperatura média do mês mais quente < 0°C M Precipitação abundante Inverno pouco rigoroso

5 Código Descrição Aplica-se aos grupos a : Verão quente Temperatura média do ar no mês mais quente > 22°C C-D b : Verão temperado Temperatura média do ar no mês mais quente < 22°C Temperaturas médias do ar nos 4 meses mais quentes > 10°C c : Verão curto e fresco Temperaturas médias do ar > 10°C durante menos de 4 meses Temperatura média do ar no mês mais frio > -38°C d : Inverno muito frio Temperatura média do ar no mês mais frio < -38°C D h : seco e quente Temperatura média anual do ar > 18°C Deserto ou semideserto quente (temperatura anual média do ar igual ou superior a 18°C) B k : seco e frio Temperatura media anual do ar < 18°C Deserto ou semideserto frio (temperatura anual média do ar inferior a 18°C)

6 CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA – KOPPEN - BRASIL
Prof. Groth GEO-A

7 Am temperaturas elevadas e pluviosidade elevada.As médias de temperatura são maiores que 22°C em todos os meses e as mínimas no mês mais frio são maiores que 20°C. Aw temperaturas elevadas com chuva no verão e seca no inverno. As médias de temperatura dos meses é maior que 20°C e no mês mais frio do ano as mínimas são menores que 18°C. Aw´ temperatura elevada com chuva no verão e outono. Temperatura sempre maior que 20°C. Cwa temperaturas moderadas com verão quente e chuvoso. No mês mais frio a média de temperatura é menor que 20°C. Cfa temperatura moderada com chuvas bem distribuídas e verão quente. Nos meses de inverno há ocorrência de geadas sendo a média de temperatura neste período inferior a 16°C. No mês mais quente as máximas são maiores que 30°C. Af temperatura elevada sem estação seca. Temperaturas sempre maiores que 20°C. As Chuva de inverno e outono com temperaturas elevadas sempre maiores que 20°C. BSh temperaturas altas com chuvas escassas no inverno?. Temperaturas maiores que 22°C. Cwb verão brando e chuvoso com temperatura moderada. Há geadas no inverno e as médias de temperatura no inverno e outono são inferiores a 18°C com temperaturas mínimas inferior a 12°C. Cfb temperatura moderada com chuva bem distribuída e verão brando. Podem ocorrer geadas, tanto no inverno como no outono. As médias de temperatura são inferiores a 20°C, exceto no verão. No inverno média inferior a 14°C como mínimas inferiores a 8°C.

8 Prof. Groth GEO-A

9 Prof. Groth GEO-A

10 Prof. Groth GEO-A

11 Prof. Groth GEO-A

12 ARTHUR STRAHLER Prof. Groth GEO-A

13 Prof. Groth GEO-A

14 Prof. Groth GEO-A

15 Prof. Groth GEO-A

16 Prof. Groth GEO-A

17 LYSIA BERNARDES Prof. Groth GEO-A


Carregar ppt "EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google