A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Soteriologia A Natureza da Salvação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Soteriologia A Natureza da Salvação."— Transcrição da apresentação:

1 Soteriologia A Natureza da Salvação

2 SOTERIOLOGIA Do grego soteria + logos Soteria = Salvação, Remédio Logos = Palavra, Discurso, Doutrina O apóstolo Paulo não cessava de pedir uma iluminação do entendimento dos Efésios para que pudessem saber: Ef iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder.

3 Dois grandes livramentos:
A ideia de salvação é livramento, libertação. Noé foi salvo do dilúvio. Ló do fogo e enxofre de Sodoma. E o povo de Deus da escravidão no Egito. O Êxodo é o padrão da obra salvífica de Deus. A Páscoa seu memorial. Por este motivo, Jesus fez coincidir sua morte com isso. Moisés e Elias discutiram isso com Jesus, o Êxodo que ele havia de cumprir em Jerusalém. Jesus veio como libertador do povo de Deus, e efetuou dois grandes livramentos.

4 1º LIVRAMENTO: Livramento da Ira de Deus
Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. (Rm 5.9) 2º LIVRAMENTO: Do reino das Trevas O povo não foi liberto apenas da escravidão no Egito, foi liberto do próprio império egípcio! Este é o retrato da nossa salvação: Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. (Cl 1.13)

5 DOIS GRANDES PROBLEMAS:
Legalismo e Antinomianismo Paulo escreveu contra o antinomianismo: Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? (Rm 6.1). E ele mesmo responde que o cristão não pode permanecer no pecado: Porque está unido com Cristo (6.1-2). Não precisa: Porque o domínio do pecado foi quebrado pela graça ( ). Não permite: porque irá readmitir o pecado como mestre ( ). Não persista no pecado: Porque irá acabar em desastre ( ).

6 Deus não nos ajuda de acordo com nossos méritos, e sim de acordo com as nossas necessidades.
Debaixo da lei, o povo precisava merecer o favor de Deus. Debaixo da graça, Deus vem ao encontro das nossas carências, principalmente nossa carência moral e ética. A CONVERSÃO Nas aulas anteriores descobrimos que salvação é muito mais do que o perdão de pecados. Jesus quis destacar o aspecto de libertação, muito mais que perdão. Por esse motivo ele coordenou sua morte com a Páscoa ao invés da expiação.

7 A conversão não é uma mudança só de aparência, mas de substância, é uma mudança interna e não externa. A NECESSIDADE DE CONVERSÃO A mensagem da Bíblia é que todos precisam se converter e que ninguém se converte sem arrependimento e fé. ARREPENDIMENTO O verbo grego é (meta,noian) que significa mudança de mente, pensamento, conceito ou padrão. Podemos afirmar que o arrependimento faz parte da vontade de Deus.

8 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. (2ª Pedro 3:9) DUAS FACES DO ARREPENDIMENTO Negativamente é uma insatisfação com a conduta anterior. Não é simplesmente uma insatisfação com o resultado da conduta anterior porque isso seria apenas remorso. Positivamente envolve uma decisão de não continuar errado. Implica necessariamente em auto-humilhação.

9 Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. (Lc 15: 18-19) O arrependimento tem três elementos: O elemento intelectual O elemento emocional O elemento volitivo OS MEIOS DE ARREPENDIMENTO De um lado o arrependimento é uma obra de Deus (At 11:18). Do outro lado somos seus agentes de arrependimento mediante a pregação do Evangelho. Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. (At 2:38)

10 Vejamos várias causas do arrependimento:
Milagres (Mt 11.21), a pregação (Mt 12.41), a disciplina (2ª Tm 2.25), a bondade de Deus (Rm 2.4), a correção do Senhor (Ap 3.19) e uma nova visão de Deus (Jó ). VOCÊ E O ARREPENDIMENTO (Salmo 51) Aquele que se arrependeu passou a estar disposto a: – Compensar o prejuízo – Viver uma vida mais nobre – Romper com as amizades prejudiciais Estar chocado com a sua própria passividade e perceber os resultados desastrosos. Zelar para ver as coisas endireitadas.

11 O PAPEL DA FÉ NA CONVERSÃO
Hebreus De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. O LADO INTELECTUAL DA FÉ Fé lógica, soteriológica e pneumatológica. A fé lógica é aquela baseada na experiência humana: entrar em um elevador, pegar um ônibus, usar um telefone, etc. A fé soteriológica é aquela que viabiliza a salvação e está disponível a todos. A fé pneumatológica é a fé distribuída pelo Espírito Santo como dom espiritual. Nem todos tem acesso a esse dom.

12 O LADO EMOCIONAL DA FÉ Ela é uma certeza que invade o coração e expulsa o desânimo. 1º Sm 17.45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. O LADO VOLITIVO DA FÉ A fé nunca é passiva. Pela fé Jesus estendeu seus braços sobre a cruz e as portas do inferno ruíram. Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta. (Tg 2.26)

13 A REGENERAÇÃO É o lado divino da conversão. Ela produz a nova vida que buscamos no processo de arrependimento. Não há nada que o homem possa fazer para se regenerar, mas, quando o pecador se arrepende dos seus pecados, quando ele crê no Evangelho, quando ele se converte dos seus maus caminhos e busca a Deus, ai é que entra a regeneração.

14 O NOVO NASCIMENTO PRODUZ UMA NOVA VIDA
A Bíblia ensina que uma vez nascida de novo, a pessoa muda por completo. Baseados na história de Nicodemos podemos afirmar ser possível o homem ser um respeitado membro da igreja sem ter nascido de novo.

15 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DOS REGENERADOS
Vence a tentação: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (1ª Jo 3.9). Ama a Deus, a seus irmãos, a seus inimigos, a Palavra de Deus, etc.: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” (1ª Jo 4.8) Busca as coisas do alto: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus”. (Cl 3.1)

16 AGENTES DA REGENERAÇÃO
A vontade de Deus Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo 1.13) A obra de Cristo Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. (1ª Jo 2.29) A Palavra de Deus Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. (1ª Pe 1.23)

17 Os ministros da Palavra
Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus. (1ª Co 4.15) O Espírito Santo Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, (Tt 3.5)

18 Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.(1Pe 1:2) Fim


Carregar ppt "Soteriologia A Natureza da Salvação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google