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PublicouNathan Galvão Leal Alterado mais de 8 anos atrás
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Banquete, memorial, sacrifício
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Instituição do Mistério Eucarístico
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Árvore da vida Maná Cordeiro
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Amor Serviço Entrega
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Culto veteritestamentário
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Sangue Êxodo Aliança
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Terra Pão Vinho
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Ágape cristã
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Melquisedec Malaquias
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Tradição dos pais Os “Pães da Face”
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Alegria fraterna Comunhão
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Mesa da Palavra e do Pão
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Durante os períodos de paz a Igreja se estruturava Criaram-se formulários e a participação do povo debilitou-se As cidades mais importantes tornaram-se focos de difusão litúrgica: Roma, Constantinopla, Antioquia, Alexandria, Jerusalém No Ocidente, o rito romano impôs-se globalmente no século XVI No Oriente, os ritos se irradiaram de dois centros: Antioquia e Alexandria
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Latino Roma romano Toledo moçárabe Milão ambrosiano Reino Unido* anglicano cartuxo Antioqueno Capadócia bizantino búlgaro grego ítalo-albanês melquita romeno russo ruteno sérvio ucraniano armênio Síria maronita sírio malancar caldeu malabar Alexandrino Egito copta Etiópia etiópico
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EXTRAORDINÁRIO (EDIÇÕES: 1570 - … - 1962) ORDINÁRIO (EDIÇÕES: 1970 - 1975 - 2002)
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Rito romano ordinário “No dia ‘do Sol’, como é chamado, reúnem-se num mesmo lugar os habitantes, quer das cidades, quer dos campos. Leem-se, na medida em que o tempo o permite, ora os comentários dos Apóstolos, ora os escritos dos Profetas. Depois, quando o leitor terminou, o que preside toma a palavra para aconselhar e exortar à imitação de tão sublimes ensinamentos. Em seguida, levantamo-nos todos juntamente e fazemos orações.” (São Justino Mártir, Apologia, 1,67)
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Antífona Saudação Ato penitencial Κύριε [Glória] Oração coleta
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Primeira leitura Salmo responsorial [Segunda leitura] [Sequência] Aclamação ao Evangelho Evangelho [Homilia] Profissão de fé [Oração universal]
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Rito romano ordinário “Depois, apresenta-se àquele que preside aos irmãos pão e uma taça de água e vinho misturados. Ele toma-os e faz subir louvor e glória ao Pai do universo, pelo nome do Filho e do Espírito Santo, e dá graças longamente, por termos sido julgados dignos destes dons. Quando ele termina as orações e ações de graças, todo o povo presente aclama: Amém. (…) Depois de aquele que preside ter feito a ação de graças e de o povo ter respondido, aqueles a que entre nós chamamos diáconos distribuem a todos os que estão presentes pão, vinho e água ‘eucaristizados’ e também os levam aos ausentes” (São Justino Mártir, Apologia, 1,65).
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Preparação das oferendas Oração sobre as oferendas Anáfora Prefácio Santo Oração Eucarística Amém
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Rito da Comunhão Pai-nosso Rito da paz Fração do Pão Cordeiro de Deus Comunhão Oração depois da Comunhão
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Bênção Despedida
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Características dos Lecionários “A leitura da Sagrada Escritura seja mais abundante, mais variada, mais bem escolhida” (Concílio Vaticano II, Constituição Sacrossanctum Concilium, n.º 35, 1)
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Ano A: Mateus Ano B: Marcos Ano C: Lucas João é lido nos Tempos fortes Os Atos são lidos na Páscoa
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Toda a história da Salvação é lida na Primeira leitura ao longo de dois anos Os três Evangelhos sinóticos são lidos integralmente cada ano
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Leituras próprias para as solenidades e festas Leituras preferenciais para as memórias
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Estrutura e características
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Intercessões Anamnese Epiclese Narração Prefácio Igreja Triunfante Igreja Padecente Igreja Militante De consagração De comunhão Consagração
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Do século IV Impregnado do sentido do sacrifício: espiritual e expiatório Sacerdócio ministerial vivido como serviço Frisa a santidade e a glória de Deus Não tem epicleses claras
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Inspirada na anáfora de Santo Hipólito, do século II, anterior à diferenciação litúrgica Serviço humilde e obediente Amor e unidade Passar da morte para a vida
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Tirada da liturgia antioquena Própria para o domingo Duplo movimento: Trindade – Igreja – mundo / Igreja – homens de boa vontade – defuntos
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Tirada da liturgia bizantina Narra a história da salvação: o amor do Pai, a graça do Filho e a comunhão do Espírito Santo
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Composta para o Congresso Eucarístico de Manaus (1975) Linguagem simples e participação do povo com aclamações
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Obrigado! @narajr
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