A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
O tipo de guerra que ocorre no interior dos donos de todas as pequenas e médias empresas; é uma guerra entre três forças: o Empreendedor, o Administrador e o Técnico.

2 O Empreendedor O empreendedor é o visionário em nós: o sonhador, a energia por trás de toda atividade humana, a imaginação que alimenta o fogo do futuro, o catalisador da mudança. O empreendedor vive no futuro, nunca no passado e, raramente, no presente.

3 O Empreendedor O empreendedor é nossa personalidade criativa e inovadora, sempre lidando melhor com o desconhecido, estimulando o futuro, criando as probabilidades dentre as possibilidades, transformando o caos em harmonia. Toda forte personalidade empreendedora possui uma extraordinária necessidade de controle; como vive em um mundo visionário do futuro, ele precisa controlar as pessoas e os eventos no presente de forma que possa concentrar-se em seus sonhos.

4 O Administrador Sem o administrador não haveria planejamento, ordem ou sequer previsões. Onde o Empreendedor invariavelmente vê uma oportunidade nos acontecimentos, o Administrador invariavelmente vê os problemas.

5 O Administrador O Administrador cria esquemas extremamente organizados para tudo. O Empreendedor cria coisas e o Administrador impõe regras a elas. O Administrador é quem corre atrás do Empreendedor para arrumar a bagunça; sem o Empreendedor não haveria bagunça para arrumar. Sem o Administrador não haveria nem negócios, nem sociedade; sem o Empreendedor não haveria inovação.

6 O Técnico O Técnico é o executor. O lema do Técnico é: “Se você quer que o trabalho seja feito corretamente, faça você mesmo”. O Técnico adora consertar coisas: as coisas foram feitas para serem desmontadas e montadas de novo; a gente não deve sonhar com elas, mas sim, executá-las. O Empreendedor vive no futuro e o Administrador não se desliga do passado, o Técnico vive no presente.

7 O Técnico Enquanto o Técnico está trabalhando, ele está feliz; mas tem de ser uma coisa de cada vez. O Técnico não está interessado nas idéias, mas sim, em “como executá-las”. O Empreendedor sonha, o Administrador se preocupa e o Técnico considera o caso. O Técnico é um individualista determinado, pé-no-chão: semeia hoje para colher amanhã.

8 O Técnico Uma empresa empreendedora sem um administrador para organizá-la e sem um técnico para colocá-la para funcionar está fadada a ter uma morte precoce e, provavelmente, muito sofrida. Todos nós temos um Empreendedor, um Administrador e um Técnico dentro de nós. E se eles estão igualmente equilibrados, sua união descreve um individuo incrivelmente competente que proporciona sucesso contínuo aos seus negócios.

9 As três fases de crescimento de um negócio: Infância, Adolescência e Maturidade.
É fácil reconhecer um negocio na Infância: o proprietário e o negocio são uma coisa só. Se você tirar o proprietário de um negócio na Infância, não haverá mais negócio: ele vai desaparecer! Na Infância, você é o negócio. Ele tem seu nome: “BARBEARIA DO JOÃO”, “GRÁFICA DO TOM”, “LANCHES DA MARIA”; assim, o cliente não se esquecerá de que você é o chefe. Eles voltam; eles o recomendam aos amigos. A infância termina quando o proprietário percebe que o negócio não pode continuar a ser tocado do jeito que está; para que ele sobreviva, terá de mudar.

10 As três fases de crescimento de um negócio: Infância, Adolescência e Maturidade.
A Adolescência começa no momento da vida de sua empresa no qual você decide contratar ajuda. A Maturidade, terceira fase do crescimento de uma empresa, é exemplificada pelas melhores empresas do mundo. Empresas como, por exemplo, o McDonald’s, a Federal Express e a Disney. Uma empresa Madura sabe o que teve de fazer para estar onde está e o que deve fazer para chegar onde quer.

11 O fenômeno da franquia Tudo começou em 1952, quando um vendedor de cinqüenta e dois anos, entrou em uma lanchonete de hambúrgueres em São Bernardino, Califórnia, para vender aos dois irmãos que a dirigiam uma máquina de milkshake. O que ele viu na lanchonete era um milagre.

12 O fenômeno da franquia Os irmãos McDonald tinham criado não era mais uma lanchonete de hambúrgueres, mas uma fabrica de dinheiro! Tomado por uma paixão que nunca tinha sentido antes, Ray Kroc convenceu Mac e Jim MacDonald a deixá-lo franquear seu método e doze anos e alguns milhões de hambúrgueres depois, ele comprou a empresa deles e continuou o negócio, que virou o maior sistema de comida pronta a varejo do mundo.

13 “Uma empresa que começou pequena e se tornou o maior sucesso do mundo”
É o que o McDonald’s se transformou hoje. Um negócio de 40 bilhões de dólares ao ano, com restaurantes, servindo comida para mais de 43 milhões de pessoas em 120 países. É mais lucrativo do que quase qualquer outra empresa de venda a varejo no mundo, com uma média de 17% de lucro líquido.

14 “McDonald’s” Ray Kroc criou mais do que apenas um negócio incrivelmente bem-sucedido, criou o modelo que serviu de base para uma geração inteira de empreendedores construir suas fortunas. Começou com uma gota, quando alguns empreendedores começaram a experimentar a formula de Kroc com sucesso, mas não demorou até que a gota se transformasse nas Cataratas do Niágara!

15 “Franquia” O sucesso do Negócio em Formato de Franquia é sem duvida a novidade mais importante nos negócios. Ao longo de um ano, o Negócio em Formato de Franquia registrou uma taxa de sucesso de 95%, comparada à taxa de fracasso de 50% a mais dos novos negócios dirigidos de forma independente. Enquanto 80% de todos os negócios vão à falência nos primeiros cinco anos, 75% de todos os Negócios em Formato de Franquia têm êxito!

16 O Processo de Desenvolvimento da Empresa
A criação e desenvolvimento de uma empresa é um processo contínuo. A evolução natural de uma empresa está fundamentada em três atividades distintas e integradas, que são: inovação, quantificação e orquestração.

17 Inovação A empresa que não inovar, morre. A Inovação freqüentemente é confundida com criatividade. A criatividade é a capacidade de inventar coisas novas, enquanto a inovação significa novidade ou renovação.

18 Quantificação Mas sozinha, a Inovação não leva a lugar algum. Para ter efeito, todas as Inovações precisam ser quantificadas. Sem a Quantificação, como saber se a Inovação funcionou? Por Quantificação, me refiro aos números relacionados ao impacto produzido pela Inovação. Pergunte a qualquer grupo de proprietários de pequenas empresas quantas oportunidades de vendas eles tiveram.

19 Orquestração Sem orquestração, nada pode ser planejado ou antecipado por você ou por seu cliente. Se estiver fazendo tudo de forma diferente cada vez, se todos em sua empresa estiverem fazendo tudo por sua própria conta, por sua própria escolha, em vez de criar a ordem, você estará criando o caos.

20 Orquestração Dar sempre ao cliente o que ele quer. Por quê? Porque, a não ser que seu cliente obtenha sempre tudo o que quer, ele irá a outro lugar para conseguir o que quer! A orquestração é necessária. Deve haver um modo para fazermos algo, deve haver uma rotina estabelecida, porque, sem ela, não haveria o que melhorar. E, sem a melhora, não haveria razão de ser.

21 Sua estratégia de marketing
Sua estratégia de marketing começa, termina, vive e morre com seu cliente. Assim, no desenvolvimento de sua estratégia de Marketing, é totalmente imperativo que você esqueça seus sonhos, suas visões, seus interesses, esqueça o que você quer, esqueça tudo, menos seu cliente!

22 Sua estratégia de marketing
Quando se fala em marketing, o que seu cliente quer é provavelmente bastante diferente daquilo que você acha que ele quer. O desafio de nossa era é aprender a linguagem do cliente e, então, usar essa linguagem de forma clara para que sua voz seja ouvida acima do barulho; pois, se seu cliente não ouvi-lo ele passará direto.

23 PARECIDO COM VOCÊ ? Eu sou uma pessoa que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçon faz tudo, menos o meu pedido. Eu sou uma pessoa que entra num posto de gazolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura de seu jornal. Eu sou uma pessoa que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando recebe somente após três semanas.

24 Eu sou uma pessoa que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando ser notado. Eu sou uma pessoa que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver. Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta , paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou?

25 Eu sou o cliente que nunca mais volta
Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda a ordem, para levar-me denovo à sua empresa. Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me conceder um pouco mais de “CORTESIA”. “Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar”. SAM WALTON Fundador da Walt-Mart, a maior cadeia de varejo do mundo

26 REUNINDO FORÇAS Rogério Cher destaca seis fatores vitais – o seis Cs – para se abrir e gerenciar um novo negócio. Convergência: Se o negócio envolve sócios, eles devem ter unidade de pensamento, identidade de valores e comunhão de objetivos. Os sócios não precisam pensar de modo igual a respeito de tudo, ter os mesmos estilos de trabalho, mas devem ter compatibilidades e convergências sobre valores pessoais, postura similar diante da vida da empresa. 2. Complementariedade: As diferenças entre sócios proprietários são corriqueiras, mas não devem implicar filosofias opostas ou valores antagônicos; devem ter características que se complementam e qualidades que se somam.

27 REUNINDO FORÇAS 3. Companheirismo: A amizade não garante sucesso ao novo negócio e o insucesso pode acabar com ela. Deve haver um limite entre amizades e sociedade. O que deve prevalecer entre os sócios é o respeito mútuo e a solidariedade em todos os momentos, bons ou ruins. 4. Confiança: Toda sociedade implica necessariamente confiança entre os participantes. Se não há confiança, nada feito. As decisões precisam ser consensuais e isso aplica aos demais funcionários.

28 REUNINDO FORÇAS 5. Compreensão: Entendimento e tolerância permitem que os sócios aprendam uns com os outros a ouvir e a compreender intenções e receios. Isso também se aplica aos demais funcionários. 6. Circunstâncias: É preciso saber analisar bem as condições pessoais, familiares e financeiras dos participantes para constituir a sociedade.

29 Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes
Stephen Covey tornou-se famoso por enunciar sete hábitos que tornam uma pessoa muito eficaz, a saber: Seja Proativo : Adote princípios de visão pessoal. Ser pró-ativo implica ser responsável por sua vida – a capacidade de escolher uma resposta à determinada situação. O comportamento pró-ativo é um produto de sua escolha consciente baseada em valores. Significa ter inicitiva e antecipar-se aos problemas. Reativo Proativo Não há nada que eu possa fazer. Vamos procurar outras opções. Isso me deixa louco Posso controlar meus sentimentos. Tenho de fazer isso Encontrarei uma resposta apropriada. Não posso Eu escolho. Eu preciso Eu prefiro. As coisas estão ficando piores Que iniciativa podemos utilizar? A linguagem que utilizamos é um indicador real de nosso comportamento

30 Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes
2. Comece com um objetivo na mente: Adote princípios de liderança pessoal. Começar com um objetivo na mente e focar metas e resultados. Há uma criação mental ou inicial, e uma criação física. Para construir uma casa, primeiro você faz uma planta e depois constrói a casa real. Se você quer ter uma empresa bem-sucedida inicie com um com um objetivo em mente, desenvolva uma filosofia pessoal. Comece considerando os exemplos abaixo: Jamais comprometa sua honestidade. =Lembre-se das pessoas envolvidas. Mantenha uma atitude positiva = Exercite seus valores diariamente. Mantenha o senso de humor. = = Não tenha medo dos erros. Facilite o sucesso dos subordinados. = Leia um livro sobre liderança por mês. Ao centrarmos nossa vida em princípios corretos, criamos uma base sólida para o desenvolvimento dos quatro fatores que sustentam a vida: segurança, orientação, sabedoria e poder.

31 Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes
3. Primeiro o mais importante: Adote princípios de administração pessoal. Em primeiro lugar, o mais importante. Estabeleça prioridades e saiba executá-las. Mais Importante: Crises, problemas urgentes, projetos com datas marcadas, identificação de novas oportunidades, planejamento, etc. Menos importante: Correspondências, reuniões, pequenas tarefas,etc. Importante significa que requer nossa atenção imediata, e tem a ver com resultados que contribuem para nossa missão, nossos objetivos e valores.

32 Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes
4. Pense em ganhar/ganhar: Adote princípios de liderança interpessoal. Adote o pensamento de ganhar/ganhar, de vencer/vencer para alcançar benefícios mútuos, tanto de sua parte como da parte dos outros. Respeito e reciprocidade. Ganha-Ganha é um estado de espírito que busca constantemente o benefício mútuo em todas as interações humanas. Todas as partes se sentem bem com a decisão, com o objetivo final. Se o Ganha/Ganha não é possível, então a alternativa é Nada Feito. O princípio Ganha/Ganha abrange caráter, relacionamentos e acordos. O caráter envolve características de integridade; maturidade, que é o equilíbrio entre a coragem de expressar seus sentimentos e a consideração pelos outros. Nos relacionamentos ambos os lados acreditam um no outro e estão profundamente comprometidos com o Ganha/Ganha. Os Acordos Ganha/Ganha somente sobrevivem onde há integridade e um relacionamento de confiança.

33 Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes
5. Procure primeiro compreender para depois ser compreendido: Adote princípios de boa comunicação. Compreenda as pessoas para depois pensar em ser compreendido por elas. Procurar primeiro compreender implica uma mudança no paradigma, visto que geralmente procuramos que primeiro nos compreendam. Saber escutar é a chave para uma efetiva comunicação. É o foco na aprendizagem de como a outra pessoa vê o mundo, como ela o sente. A essência de saber escutar não está em concordar com alguém; mas sim compreender aquela pessoa profundamente, tanto no plano emocional quanto no intelectual. Depois da sobrevivência física, a maior necessidade humana é ser compreendido, se afirmar, receber incentivo, ser amado.

34 Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes
6. Sinergizar: Adote princípios de cooperação criativa. Saiba ultrapassar conflitos e criar cooperação para alcançar resultados multiplicados. Sinergia significa que o todo é maior do que as partes. Os primeiros cinco hábitos preparam para o Hábito 6. Ele foca o conceito de Ganha/Ganha e as habilidades da boa comunicação para enfrentar os desafios e trazer novas opções que não existiam antes. A sinergia ocorre quando as pessoas abandonam suas comunicações monótonas e a mentalidade Ganha/Perde e se abrem para uma cooperação criativa. Quando há uma compreensão genuína, as pessoas encontram soluções que são melhores do que encontrariam agindo individualmente.

35 Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes
7. Afinar sempre o instrumento: ( Renovação) Adote princípios de auto-renovação equilibrada. Promova a renovação constante. Isso significa mudar e mudar sempre para melhorar continuamente. Significa parar para afiar a serra que assim ela cortará mais rápido. Preserva e melhora seu bem mais precioso, que é você. Renova as quatro dimensões de sua natureza – física, espiritual, intelectual e emocional. Renovar a dimensão física significa comer os alimentos adequados, descansar e relaxar e praticar exercícios regularmente. A dimensão espiritual é o seu comprometimento com o sistema de valores. A renovação vem da oração, meditação e leituras espirituais. A dimensão mental é o desenvolvimento permanente do intelecto através da leitura, seminários e da escrita. A dimensão emocional de nossas vidas está vinculada aos relacionamentos com os outros.

36 Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes
Os três primeiros hábitos, seja proativo, comece com um objetivo em mente e primeiro o mais importante, referem-se à conquista da vitória interna. Os três hábitos seguintes, pense em ganhar/ganhar, procure primeiro compreender para depois ser compreendido, relacionam-se com a vitória em público. E o último hábito, afinar sempre o instrumento, refere-se à renovação para recomeçar de dentro para fora.


Carregar ppt "GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google