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ECO-EFICIÊNCIA: POSSIBILIDADES E CRÍTICAS

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Apresentação em tema: "ECO-EFICIÊNCIA: POSSIBILIDADES E CRÍTICAS"— Transcrição da apresentação:

1 ECO-EFICIÊNCIA: POSSIBILIDADES E CRÍTICAS

2 ECOEFICIÊNCIA, o que é? A estratégia de gestão que combina eficiência econômica e ecológica, no sentido de produzir mais com: MENOS RECURSOS, MENOS RESÍDUOS E MENOS RISCOS. Significa criar mais produtos e serviços, com uma REDUÇÃO, tanto na utilização de recursos, como na produção de desperdícios e poluição.

3 As indústrias recorrem a um software de ecoeficiência, que analisa parâmetros como:
consumo de água e energia, emissões de poluentes, toxicidade dos produtos e riscos potenciais, e permite calcular o custo das alternativas menos agressivas ao meio ambiente. BENEFÍCIOS: Redução nos custos; Ganhos em competitividade e para a imagem das empresas.

4 EMPRESAS ECO-EFICIENTES:
APPLE - MacBook Pro, laptop lançado em com o slogan de “o mais ecológico da história”: consome apenas um terço da energia de uma lâmpada quando ligado; além de não conter alguns materiais tóxicos em sua composição; aumenta as chances de reutilização das peças depois de seu descarte. Seu último lançamento, o iPad também é livre de uma série de produtos tóxicos e possui uma surpreendente eficiência energética. < 2011/outubro/steve-jobs-deixa-legado- tambem-no-mundo-da>

5 EcoD De uTouchLabs Direcionadas para os diversos públicos, as informações apresentam o que é inovador, casos de sucessos, soluções e dados importantes que auxiliem toda sociedade a desenvolver uma opinião crítica e, ao mesmo tempo, inspirem pessoas à AÇÃO.

6 BRASIL SUSTENTÁVEL Apresentada em Londres, lançada pela Nike a camisa do uniforme é feita com poliéster reciclado de garrafa plástica. Cada peça foi produzida a partir de oito garrafas retiradas do meio-ambiente.

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8 => Programa experimental dos Correios patrocinado pela CPFL Energia possui um carro elétrico que só gasta 6 centavos por quilômetro rodado. Econômico, chega a 80 km/h. Fonte, revista quatro rodas - 12/2010. => De acordo com o fabricante, os produtos possuem tensoativos biodegradáveis em sua composição. => Cerca de 3 milhões de litros de óleo de cozinha são utilizados na fritura de batatas e empanados nos 580 restaurantes da rede McDonald’s no Brasil. O resíduo transforma-se em biodiesel, para abastecer os caminhões de entrega da rede.

9 => O Toddy orgânico é feito com ingredientes orgânicos livres de defensivos agrícolas e cultivados em harmonia com o meio ambiente. => o carro traz em sua carenagem um combinado de plástico e bagaço de cana de açucar - refugo das usinas de álcool. O uso desse composto reduz o gasto com energia para o processamento na produção, além de outras vantagens. Para choques, frisos externos, painéis das portas, console e painel de controle, tudo é feito com o bagaço da cana, que substituiu a fibra de vidro e outros materiais derivados do petróleo. Os bancos do Uno Ecology são feitos de fibra de coco e a forração é de tecido produzido com garrafas Pet recicladas. Será comercializado a partir de R$ mil.

10 PlantBottle garrafas PET de 600 ml com 30% dos insumos provenientes da cana-de-açúcar e não do petróleo , e torna-se pioneira na América Latina. 100% RECICLÁVEL. Tênis Mormaai Hemp Produzido no Brasil. É um tênis ecologicamente correto; com borracha reciclada e cânhamo em parte do tecido. _marcas.php

11 PRESSUPÕEM-SE OITO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A ECOEFICIÊNCIA:
Minimizar a intensidade de materiais dos bens e serviços Minimizar a intensidade energética de bens e serviços Minimizar a dispersão de tóxicos Fomentar a reciclabilidade dos materiais Maximizar a utilização sustentável de recursos renováveis Estender a durabilidade dos produtos Aumentar a intensidade de serviço dos bens e serviços Promover a educação dos consumidores para um uso mais racional dos recursos naturais e energéticos

12 Exemplos de medidas de ecoeficiência
Substituir equipamentos convencionais por produtos com fechamento automático ajuda a amenizar o problema de escassez da água Optar por formas alternativas de geração de energia. Implantar sistema de iluminação automático, reduzindo, gastos supérfluos de luz. Substituir lâmpadas convencionais por lâmpadas de baixo consumo. Separar os resíduos. Resíduos sólidos devem ser reduzidos, reciclados e reutilizados. Fazer a compostagem de resíduos orgânico. Desenvolver ações sociais, envolvendo a comunidade local e, se possível, expandir os programas à toda a sociedade. Políticas de reflorestamento.

13 Princípios do WBSCD para a Definição e Utilização de Indicadores de Ecoeficiência
Ser relevantes e significativos na proteção do meio ambiente e da saúde humana e/ou na melhoria da qualidade de vida; Fornecer informação aos tomadores de decisão, com o objetivo de melhorar o desempenho da organização; Reconhecer a diversidade inerente a cada negócio; Apoiar o benchmarking* e monitorar a evolução do desempenho; Ser claramente definidos, mensuráveis , transparentes e verificáveis; Ser compreensíveis e significativos para as várias “partes interessadas”(STAKEHOLDERS) Basear-se numa avaliação geral da atividade da empresa, produtos e serviços; (sistêmico) Levar em consideração questões relevantes e significativas, relacionadas com as atividades da empresa, a montante (Exemplo: fornecedores) e a jusante (Exemplo: a utilização do produto). * "Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior" (Christopher E. Bogan).

14 INDICADORES DE APLICAÇÃO GENÉRICA E ESPECÍFICOS
Indicadores de Aplicação Genérica – São aqueles que podem ser utilizados por praticamente todos os negócios, embora possam ter um valor e grau de importância diferente, consoante o negócio. Específicos - A seleção de indicadores de valor depende da forma como os indicadores de ecoeficiência serão utilizados para a tomada de decisões Influência Ambiental na Criação do Produto / Serviço Consumo de energia; Consumo de materiais; Consumo de água; Emissões de gases de efeito estufa; Emissões de substâncias deterioradoras da camada de ozônio; Resíduos totais; Emissões gasosas acidificantes.

15 ENERGIAS NÃO-RENOVÁVEIS - Recursos energéticos não-renováveis é o nome atribuído aos recursos naturais que, quando utilizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil. Combustíveis Fósseis: Petróleo; Gás Natural; Carvão Mineral são fortemente poluidores, pois liberam dióxido de carbono quando queimados; causando chuvas ácidas; poluindo solos e água. Combustíveis nucleares quilo de urânio = um milhão de quilos de carvão. Fonte de radioatividade, uso bastante perigoso e complicado, podendo haver vazão do material radioativos e não existir um modo de tratamento ou de isolamento eficiente dos dejetos ocasionados pela utilização ampla do urânio enriquecido.

16 ENERGIAS RENOVÁVEIS - A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e calor, que são renováveis (naturalmente reabastecidos). O Sol: energia solar O vento: energia eólica Os rios e correntes de água doce: energia hidráulica Os mares e oceanos: energia maremotriz As ondas: energia das ondas A matéria orgânica: biomassa, biocombustível O calor da Terra: energia geotérmica

17 GREENWASHING Branqueamento ecológico ou ecobranqueamento (greenwashing em inglês) é um termo utilizado para designar um procedimento de marketing utilizado por uma organização (empresa, governo, etc.) com o OBJETIVO DE DAR À OPINIÃO PÚBLICA UMA IMAGEM ECOLOGICAMENTE RESPONSÁVEL DOS SEUS SERVIÇOS OU PRODUTOS, OU MESMO DA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO. Neste caso, a organização tem, porém, uma atuação contrária aos interesses e bens ambientais.

18 OS SEIS PECADOS DO GREENWASHING
Pecado dos malefícios esquecidos. Ex: Eletrônica eficiente energeticamente, mas que contém materiais prejudiciais. Pecado da falta de provas. Ex: Xampús clamando ser organicamente certificados, mas sem certificação verificável. Pecado da promessa vaga. Ex: Produtos que clamam ser 100% naturais quando muitas substâncias de ocorrência natural são prejudiciais, como o arsênio e o formaldeído. Pecado da irrelevância. Ex: Produtos que clamam ser livres de CFC, apesar destes químicos já terem sido banidos há vinte anos. Pecado da mentira. Ex: Produtos que clamam falsamente serem certificados por um padrão ambiental ambientalmente reconhecido (EcoLogo, Energy Star, etc.). Pecado dos dois demônios. Ex: Cigarros orgânicos ou pesticidas ambientalmente amigáveis.

19 ENDOMARKETING O endomarketing facilitará o processo de conscientização a partir da aplicação de ações tais como: avaliação e identificação de problemas ambientais em todas as áreas da empresa; engajamento das lideranças pelo exemplo necessário às campanhas de movimento ambientalista; firmamento dos valores ambientais no cerne da cultura organizacional e não como um modismo passageiro; promoção da participação dos funcionários através da contribuição de ideias que a empresa possa aplicar no contexto de meio ambiente; tornar a educação ambiental campo a ser abordado desde as ambientações direcionadas aos novos empregados.

20 O endomarketing enfatiza a importância da VISÃO QUE OS EMPREGADOS TEM DA EMPRESA e do CARÁTER DE DEVER que a mesma possui sobre a responsabilidade de disseminar uma atuação mais humanitária, social, ambiental e, sobretudo realista, é o ponto de partida para poder identificar o quão os empregados estão abertos a novos conceitos e até a forma de como lançá-los para que a finalidade seja alcançada: a adesão dos empregados às campanhas ambientais

21 SUSTENTABILIDADE REQUER:
Valores organizacionais Cultura da empresa. Pode promover: Fidelização dos colaboradores Motivação Qualidade de vida Aumento da produtividade

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