A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Economia - Profª Cíntia Rubim de Souza Netto /1 MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO O que determina a oferta e demanda de moeda? “Moeda é um instrumento aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda tem ‘curso forçado’”.

2 MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Funções da moeda no sistema econômico: Meio de troca: intermedia o fluxo de bens e serviços; Unidade de conta/denominador comum monetário: todos os bens e serviços são expressos na mesma unidade de valor. Reserva de valor: pode ser acumulada para a aquisição de um bem ou serviço.

3 A MOEDA É O ATIVO DE MAIOR LIQUIDEZ.
MOEDA E LIQUIDEZ A MOEDA É O ATIVO DE MAIOR LIQUIDEZ. LIQUIDEZ: capacidade de um ativo converter-se rapidamente em poder de compra. Tipos de moeda: Moedas metálicas Papel-moeda Moeda escritural Hoje em dia: moeda eletrônica

4 OFERTA DE MOEDA Corresponde ao suprimento de moeda para atender às necessidades da sociedade. A moeda é ofertada pela autoridade monetária e pelos bancos comerciais. OFERTA DE MOEDA = MEIOS DE PAGAMENTOS

5 OFERTA DE MOEDA Meios de Pagamento (M1): moeda à disposição do setor privado não bancário, de alta liquidez = moeda em poder do público + depósitos à vista nos bancos comerciais. M1 é a moeda que não rende juros, não está aplicada em contas ou ativos remunerados.

6 CRIAÇÃO E DESTRUIÇÃO DE M1 PELOS BANCOS COMERCIAIS
Exemplos: Criação: aumento dos empréstimos ao setor privado. Destruição: resgate/pagamento de um empréstimo, aplicações à prazo, etc...

7 OFERTA DE MOEDA PELO BACEN
O Banco Central é o órgão responsável pela política monetária e cambial do País, que tem como objetivo regular o montante de moeda, crédito, taxas de juros e taxa de câmbio. Funções do BACEN: Banco emissor; Banco dos bancos; Banco do Governo: recebe depósitos do Governo e lhe concede crédito.

8 OFERTA DE MOEDA PELO BACEN
Funções do BACEN: 4) Controla e regulamenta a oferta de moeda; 5) Administração do câmbio e da taxa de juros; 6) Fiscalização das instituições financeiras.

9 INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MONETÁRIA
Controle das emissões; Depósitos compulsórios; Operações com mercado aberto: compra e venda de títulos públicos; Operações de redesconto: liberação de recursos pelo Banco Central aos bancos comerciais. Fixação da taxa de juros.

10 O QUE LEVA ÀS PESSOAS E EMPRESAS DEMANDAREM MOEDA?
DEMANDA DE MOEDA O QUE LEVA ÀS PESSOAS E EMPRESAS DEMANDAREM MOEDA?

11 TRANSAÇÃO. PRECAUÇÃO. ESPECULAÇÃO (KEYNES). DEMANDA DE MOEDA
Quanto maior a renda maior a necessidade para transações e precaução.

12 MOEDA E POLÍTICAS DE EXPANSÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE
Como a política monetária pode afetar o crescimento econômico?

13 MOEDA E POLÍTICAS DE EXPANSÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE
Redução da taxa de juros básica; Aumentos na oferta de moeda; Diminuição da taxa de compulsório; Recompra de títulos públicos no mercado; Diminuição da regulamentação no mercado de crédito...


Carregar ppt "MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google