A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ondulatória Prof. : ERVAL OLIVEIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ondulatória Prof. : ERVAL OLIVEIRA."— Transcrição da apresentação:

1 ondulatória Prof. : ERVAL OLIVEIRA

2 ONDULATÓRIA Chamamos de ondulatória a parte da física que é responsável por estudar as características e propriedades em comum dos movimentos das ondas. Onda: "Perturbação do meio caracterizada pelo transporte de energia e quantidade de movimento, sem o transporte de matéria."

3 Classificação das Ondas
Quanto a sua natureza:  Ondas eletromagnéticas - produzidas pela vibração de cargas elétricas (não necessita de meio material  para se propagar); Ondas mecânicas - oscilações de um meio elástico, portanto necessitam de meio material para existir. Quanto à direção de propagação : Podendo ser: unidimensional (como a onda em uma corda), bidimensional (onda em um lago) ou tridimensional (o som). Quanto à direção de vibração: Transversal - vibração se dá em uma direção perpendicular a direção de propagação da onda. Longitudinal - vibração ocorre na mesma direção de propagação da onda.

4 Elementos de uma Onda a  Amplitude; λ  Comprimento de Onda;
Crista  ponto mais alto da onda; Vale  ponto mais baixo da onda T  período ( tempo para o movimento se repetir); f  Freqüência (o número de repetições por tempo);

5 Velocidade de propagação da onda
Para uma onda se propagando numa corda esticada: Em que:   F = a força de tração na corda µ = a densidade linear da corda . Para qualquer tipo de onda: = λ/T

6 META-APLICAÇÃO 1 – Uma corda de comprimento 3 m e massa 60 g é mantida tensa sob ação de uma força de intensidade 800 N. Determine a velocidade de propagação de um pulso nessa corda. 2-   Uma corda de massa 240 g e de comprimento 1,2 m vibra com freqüência de 150 Hz, conforme indica a figura. a)    Qual a velocidade de propagação da onda na corda? b)    Qual a intensidade da força tensora na corda?

7 Ondas estacionárias Ondas Estacionárias Propriedades:
As ondas estacionárias possuem energia mas não propagam essa energia.(V = O) Os nós não vibram. Os ventres vibram com amplitude máxima 2A. Os pontos intermediários entre os nós e os ventres vibram com amplitudes que variam de 0 a 2A. Nos nós ocorre interferência destrutiva. Nos ventres ocorre interferência construtiva.

8 Freqüência de vibração de um corda esticada

9 Acústica Som Qualidades do som
Som pode ser entendido como uma variação de pressão muito rápida que se propaga na forma de ondas em um meio elástico. Se essas variações ocorrem entre 20Hz e Hz esse som é potencialmente audível, ainda que a variação de pressão seja de alguns milionésimos de pascal. A velocidade do som no ar a 15ºC (ou 288K) é de 340 m/s. Altura: qualidade que permite diferenciar um som grave de um som agudo. A altura do som depende apenas da sua freqüência. Intensidade: qualidade que permite diferenciar um som forte de um som fraco. A intensidade de um som depende da energia que a onda transfere e divide-se em intensidade física e intensidade auditiva. Timbre: qualidade que permite diferenciar dois sons de mesma altura e mesma intensidade, emitidos por fontes distintas.

10 Acústica Fenômenos ondulatórios do som:
ECO: ocorre quando t 0,1 s. O observador ouve separadamente o som direto e o som refletido.    REVERBERAÇÃO: ocorre quando t < 0,1 s. O observador ouve o som refletido quando o direto está-se extinguindo. Há um prolongamento da sensação auditiva.  REFORÇO: ocorre quando t = O s. O observador ouve o som direto juntamente com o som refletido. Há somente um aumento da intensidade sonora. REFRAÇÃO DO SOM A refração sonora é o fenômeno que ocorre quando o som que se propaga num meio passa para outro, com mudança em sua velocidade e em seu comprimento de onda; mas a freqüência é mantida constante DIFRAÇÃO DO SOM Esse fenômeno só ocorre quando as dimensões do obstáculo ou da abertura tiverem a mesma ordem de grandeza do comprimento da onda sonora. INTERFERÊNCIA DO SOM A interferência sonora ocorre quando duas ondas sonoras se superpõem num ponto, onde pode ocorrer tanto a interferência construtiva (IC) ou destrutiva (ID) Ressonância:  É um fenômeno pelo qual um sistema oscilante começa a vibrar, com amplitudes maiores que as normais ao receber uma energia externa de freqüência igual à freqüência natural do mesmo.


Carregar ppt "Ondulatória Prof. : ERVAL OLIVEIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google