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Gerenciamento dos Recursos Humanos

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Apresentação em tema: "Gerenciamento dos Recursos Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento dos Recursos Humanos

2 Gerenciamento dos Recursos Humanos
Processos que organizam e gerenciam a equipe de projetos; O tipo e o número de membros da equipe de projetos podem mudar ao longo do projeto; O envolvimento dos membros da equipe no planejamento e tomada de decisão pode ser benéfico;

3 Gerenciamento dos Recursos Humanos
9.1 Desenvolver Plano de Recursos Humanos processo de identificar e documentar papéis, responsabilidade, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto; 9.2 Mobilizar a Equipe do Projeto processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para concluir as designações do projeto.

4 Gerenciamento dos Recursos Humanos
9.3 Desenvolver a Equipe do Projeto processo de melhoria de competências, interação da equipe e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto; 9.4 Gerenciar a Equipe do Projeto processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.

5 9.1 Desenvolver Plano de Recursos Humanos

6 9.1 Desenvolver Plano de Recursos Humanos
Usado para determinar e identificar recursos humanos com as habilidades necessárias para o êxito do projeto; O Plano de Gerenciamento de RH deve conter: Papeis e responsabilidades; Organogramas; Cronograma para mobilização e liberação; Necessidades de treinamento; Entre outros.

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8 Entradas Requisitos dos recursos da atividade
Saída do processo Estimar os Recursos da Atividade. Fatores Ambientais da Empresa Ativos de Processos Organizacionais

9 Ferramentas e Técnicas
Organogramas e descrições de cargos Existem diversos formatos para documentar os papéis e responsabilidade dos membros da equipe, entre eles hierárquico, matricial e em formatos de texto.

10 Matriz RACI

11 Ferramentas e Técnicas
Rede de Relacionamento envolve a interação formal e informal com outras pessoas na organização, no setor ou no ambiente profissional; forma construtiva de entender os fatores políticos e interpessoais que terão impacto na eficácia de diversas opções de gerenciamento de pessoas.

12 Ferramentas e Técnicas
Teoria Organizacional fornece informações sobre a forma como as pessoas, equipes e unidades organizacionais se comportam. O uso eficaz dessas informações pode reduzir o tempo, o custo e o esforço necessários para criar as saídas do planejamento de recursos humanos e aumentar a probabilidade de que o planejamento seja eficaz.

13 Saídas Plano de Recursos Humanos
Fornece orientação de como os recursos humanos do projeto devem ser definidos, mobilizados, gerenciados, controlados e, por fim, liberados.

14 9.2 Mobilizar a Equipe do Projeto

15 9.2 Mobilizar a Equipe do Projeto
processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para concluir as designações do projeto. A equipe do projeto pode ou não ter controle direto sobre a seleção dos membros, devido a: acordos de negociação coletiva; uso de pessoal subcontratado; ambiente de projeto em estrutura matricial; relações hierárquicas internas ou externas.

16

17 Entradas Plano de Gerenciamento do Projeto
Fatores Ambientais da Empresa Ativos de Processos Organizacionais

18 Ferramentas e Técnicas
Pré-designação pode ocorrer se o projeto é resultado de pessoas específicas sendo prometidas como parte de uma proposta em concorrência, se o projeto depende dos conhecimentos de pessoas específicas, ou se algumas designações de pessoal são definidas no Termo de Abertura do Projeto.

19 Ferramentas e Técnicas
Negociação processo de comunicação bilateral com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. Existem dois tipos de negociação, sendo: Negociação Distributiva (ganha-perde): onde as partes competem pela distribuição de uma soma fixa ou valor; Negociação Integrativa (ganha-ganha): onde as partes cooperam entre si para obter o máximo de benefícios possíveis.

20 Ferramentas e Técnicas
As designações de pessoal são negociadas em muitos projetos, por exemplo: negociação com gerentes funcionais com o objetivo de liberação de recursos humanos para o projeto; negociação com outras equipes do projeto para solicitar recursos humanos especializados; organizações, fornecedores, prestadores de serviços e contratados externos; entre outros.

21 Ferramentas e Técnicas
Contratação Contratação de fontes externas para execução do projeto; pode envolver a contratação de consultores individuais ou subcontratação de outra organização.

22 Ferramentas e Técnicas
Equipes Virtuais O uso de equipes virtuais cria novas possibilidades de mobilizar membros da equipe do projeto; As equipes virtuais podem ser definidas como grupos de pessoas com um objetivo compartilhado que executam seus papéis sem se encontrarem pessoalmente na maior parte do tempo.

23 Ferramentas e Técnicas
O formato de equipe virtual permite: formar equipes com pessoas da mesma empresa que moram em áreas geográficas dispersas; acrescentar conhecimentos especiais a uma equipe de projeto, mesmo quando o especialista não está na mesma área geográfica; incorporar funcionários que trabalham em escritórios residenciais; formar equipes com pessoas que trabalham em turnos ou horários diferentes; incluir pessoas com limitações de mobilidade; implementar projetos que teriam sido ignorados devido ao custo de viagens.

24 Saídas Designação de pessoal do projeto; Calendário de recursos;
Atualizações no plano de gerenciamento do projeto;

25 9.3 Desenvolver a Equipe do Projeto

26 9.3 Desenvolver a Equipe do Projeto
Processo de melhoria de competências, interação e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto; Os objetivos de desenvolver uma equipe de projeto incluem, entre outros: aprimorar  os conhecimentos e habilidades dos membros da equipe para aumentar sua capacidade de concluir as entregas do projeto, reduzir custos/prazos e melhorar a qualidade; estimular o sentimento de confiança e consenso entre os membros da equipe; criar uma cultura de dinamismo e coesão, aumentando assim a produtividade individual e da equipe.

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28 Entradas Designação de pessoal de projeto;
Plano de gerenciamento do projeto; Calendário de recursos;

29 Ferramentas e Técnicas
Habilidades interpessoais (soft skills); Treinamento; Atividades de construção da equipe; Formação; Conflito; Acordo; Desempenho; Dispersão

30 Ferramentas e Técnicas
Regras básicas; Expectativas claras sobre o comportamento; Agrupamento; Reconhecimento e recompensas;

31 Saídas Avaliações do desempenho da equipe;
Atualizações nos fatores ambientais da empresa;

32 9.4 Gerenciar a Equipe do Projeto

33 9.4 Gerenciar a Equipe do Projeto
Processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto; A equipe de gerenciamento do projeto observa o comportamento da equipe, gerencia conflitos, resolve questões e avalia o desempenho dos membros da equipe;

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35 Entradas Designações de pessoal do projeto;
Plano de gerenciamento do projeto; Avaliações do desempenho da equipe; Relatórios de desempenho; Ativos de processos organizacionais;

36 Ferramentas e Técnicas
Observação e conversas; Avaliações do desempenho do projeto; Gerenciamento de conflitos Os conflitos são inevitáveis em um ambiente de projeto; As regras básicas da equipe, as normas do grupo e práticas rigorosas de gerenciamento de projetos reduzem a quantidade de conflitos;

37 Ferramentas e Técnicas
Gerenciamento de conflitos Ao lidar com conflitos em um ambiente de trabalho, os gerentes de projetos devem reconhecer as seguintes características: o conflito é natural e força uma busca de alternativas; o conflito é uma questão de equipe; a abertura resolve conflitos; a resolução de conflitos deve se concentrar em questões e não em personalidades; a resolução de conflitos deve se concentrar no presente e não no passado.

38 Ferramentas e Técnicas
Gerenciamento de conflitos Os fatores que influenciam os métodos de resolução de conflitos incluem: importância relativa e intensidade do conflito; pressão de prazo para resolver o conflito; posição assumida pelas partes envolvidas; motivação para resolver o conflito a longo ou curto prazo.

39 Ferramentas e Técnicas
Gerenciamento de conflitos Existem seis técnicas para resolver conflitos, entre elas: retirada (evitar); panos quentes (acomodação); negociação; imposição (ganha-perde); colaboração; confronto.

40 Ferramentas e Técnicas
Registro de questões Habilidades Interpessoais liderança; influência; processo decisório eficaz.

41 Saídas Atualizações nos fatores ambientais;
Atualizações em ativos de processos organizacionais; Solicitações de mudanças; Atualizações no plano de gerenciamento do projeto.


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