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METODOLOGIA CIENTÍFICA

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA CIENTÍFICA
PARA PRINCIPIANTES Profª. Esp. Sílvia Sousa Almeida

2 Como elaborar Projeto de Pesquisa?

3 O QUE É PESQUISA? É um procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa surge quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema.

4 Interpretar resultados
COMO FAZER PESQUISA? COMO FAZER PESQUISA? Realizar a pesquisa Interpretar resultados Formular a pergunta Divulgar resultados

5 ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA
INTRODUÇÃO 1TEMA 1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA 2 JUSTIFICATIVA 3 PROBLEMA 4 HIPÓTESES/PRESSUPOSTOS 5 OBJETIVOS: 5.1 GERAL 5.2 ESPECÍFICOS 6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7 METODOLOGIA 8 RECURSOS 9 CRONOGRAMA REFERÊNCIAS

6 INTRODUÇÃO Deve conter a contextualização do problema da pesquisa.
É um resumo geral e apresenta os motivos que levaram o autor a interessar-se pelo tema. Expõe claramente a justificativa do trabalho e o problema da pesquisa. É a última parte a ser elaborada, pois trata-se da apresentação do que é e como se organiza o projeto de pesquisa do autor.

7 TEMA É o assunto em que se quer desenvolver a pesquisa.
Origina-se da experiência pessoal e profissional, de estudos e leituras, da observação, da descoberta. Frase curta de aspecto genérico.

8 DELIMITAÇÃO DO TEMA Especificação do tema escolhido, definindo objetiva e claramente, os limites do assunto.

9 JUSTIFICATIVA Indicar as razões que tornam relevante o desenvolvimento do projeto de pesquisa, seja o ineditismo da proposta, a contribuição para a sociedade ou para o aprofundamento teórico do tema, ou qualquer outro motivo que enriqueça o debate acadêmico.

10 JUSTIFICATIVA É nessa etapa que você convence o leitor (professor, examinador e demais interessados no assunto) de que seu projeto deve ser feito. Para tanto, deve abordar os seguintes elementos: a delimitação, a relevância e a viabilidade.

11 PERGUNTAS NORTEADORAS PARA ELABORAÇÃO DA JUSTIFICATIVA
O tema é atual? Por que falar disso agora? Por que é importante pesquisar e falar sobre o assunto escolhido? Em que extensão e por que o tema é um problema que precisa de produção de conhecimento ou de intervenção? Quais as decorrências do problema para as pessoas ou para a sociedade? Em que a solução do problema trará benefícios? Consequências jurídicas e sociais podem advir do tema? O que acrescentará à ciência com a sua pesquisa?

12 PROBLEMA É o processo de investigação científica.
Transformação do tema em um problema que deve ser formulado a partir de perguntas que possibilitem a investigação científica. É a questão não resolvida que é objeto de discussão, problemática da pesquisa. O problema é uma questão para a qual se vai buscar resposta por meio da pesquisa. Observar se o problema é um problema científico. Com base na sua experiência, no conhecimento sobre o tema e nas informações obtidas a partir do referencial teórico, o autor será capaz de formular o problema. O problema bem definido é o ponto central que gira toda a pesquisa.

13 PROBLEMA Como formular um problema? Como pergunta.
Deve ser claro e preciso. Deve ser empírico, não deve se referir a valores, julgamentos morais, subjetivos. Deve ser suscetível de solução.

14 O QUE É UM PROBLEMA? Simplificando, problema é uma questão que a pesquisa pretende responder. Todo o processo de pesquisa irá girar em torno de sua solução. Problema, para Kerlinger (1980, p.35), “é uma questão que mostra uma situação necessitada de discussão, investigação, decisão ou solução”. Na acepção científica, “problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento” (GIL, 1999, p.49).

15 Um problema é algo que nos incomoda.
O QUE É UM PROBLEMA? Um problema é algo que nos incomoda.

16 O QUE É UM PROBLEMA? O QUE É UM PROBLEMA? Um problema é uma dificuldade que impede que uma vontade seja concretizada.

17 PROBLEMA Toda a pesquisa parte de um problema.
Este deve ser grafado em forma de interrogação. Significa tornar evidente uma questão a ser resolvida; Só existe problema de pesquisa se existir dúvida, questionamento, algo que inquieta o pesquisador e que suscita uma resposta.

18 O QUE É UM PROBLEMA? A existência de uma pergunta não caracteriza a existência de um problema. Segundo Gil (1999), algumas perguntas podem estar relacionadas a juízos de valor, ou seja, aqueles que indagam se uma coisa é boa, má, desejável, certa ou errada. Ex.: “Qual a melhor técnica de psicoterapia?” “Os pais devem dar palmadas nos filhos?” “O que pode ser feito para melhorar as condições dos pobres?”

19 HIPÓTESE(S)/PRESSUPOSTO(S)
São possíveis respostas ao problema da pesquisa. É a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema.

20 HIPÓTESE(S)/PRESSUPOSTO(S)
Entende-se como uma declaração que antecipa a relação entre duas ou mais variáveis. A hipótese é uma resposta antecipada do pesquisador, que a deduziu da revisão bibliográfica. A hipótese conduz a uma verificação empírica. A formulação de hipóteses deriva necessariamente do problema de pesquisa.

21 HIPÓTESE(S)/PRESSUPOSTO(S)

22 HIPÓTESE(S)PRESSUPOSTO(S)

23 OBJETIVOS 1. Objetivo Geral
Relaciona-se diretamente ao problema. Ele esclarece e direciona o foco central da pesquisa de maneira ampla. É redigido em uma frase, utilizando o verbo no infinitivo.

24 OBJETIVOS Identificar Verificar Descrever Analisar
A frase deve iniciar com verbos de ação: Identificar Verificar Descrever Analisar

25 OBJETIVOS 2. Objetivos específicos
Definem os diferentes pontos a serem abordados, visando confirmar as hipóteses e concretizar o objetivo geral. Assim como o objetivo geral, os verbos devem ser utilizados no infinitivo.

26 REVISÃO DE LITERATURA

27 ?

28 REVISÃO DE LITERATURA Analisam-se as mais recentes obras científicas disponíveis que tratem do assunto ou que deem embasamento teórico e metodológico para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.

29 REVISÃO DA LITERATURA Além de artigos em periódicos nacionais e internacionais e livros já publicados, as monografias, dissertações e teses constituem excelentes fontes de consulta. O papel do pesquisador é de promover um diálogo entre diferentes autores.

30 REVISÃO DA LITERATURA

31 METODOLOGIA

32 METODOLOGIA É o conjunto de métodos e técnicas utilizados
para a realização de uma pesquisa. Abordagens de pesquisa para o método: a) qualitativa b) quantitativa A primeira aborda o objeto de pesquisa sem a preocupação de medir ou qualificar os dados coletados, o que ocorre essencialmente na quantitativa.

33 METODOLOGIA

34 METODOLOGIA Métodos de abordagem:
concepção teórica utilizada pelo pesquisador. Exs.: indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, fenomenológico, dialético, positivista, estruturalista, hermenêutico. Métodos de procedimento : relaciona-se à maneira específica pela qual o objeto será trabalhado durante o processo de pesquisa. Exs.: histórico, estatístico, comparativo, observação, monográfico, experimental.

35 METODOLOGIA Aliadas aos métodos estão as técnicas de pesquisa, que são os instrumentos específicos que ajudam no alcance dos objetivos almejados. Exs.: questionários (instrumento de coleta de dados que dispensa a presença do pesquisador); formulários (instrumento de coleta de dados com a presença do pesquisador); entrevistas (estruturada ou não estruturada); levantamento documental.

36 METODOLOGIA Devem ser indicadas as AMOSTRAGENS (população a ser pesquisada), o local, os elementos relevantes, o planejamento do experimento, os materiais a serem utilizados, a análise dos dados, enfim, tudo aquilo que detalhe o caminho que você trilhará para concretizar a pesquisa.

37 METODOLOGIA METODOLOGIA (métodos e procedimentos) Como? Com quê? Onde? Quanto? Amostragem - parte representativa do universo da população; subconjunto do universo.

38 CRONOGRAMA Dimensão das etapas da pesquisa, no tempo disponível para cada execução. Geralmente os cronogramas são divididos em meses. Use tabela para facilitar a visualização.

39 CRONOGRAMA

40 CRONOGRAMA

41 REFERÊNCIAS As referências devem ser indicadas em ordem alfabética nas normas da ABNT (Associação das Normas Técnicas Brasileiras)

42 REFERÊNCIAS


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