A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componentes de uma Rede

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componentes de uma Rede"— Transcrição da apresentação:

1 Componentes de uma Rede

2 Componentes de uma rede
Objetos de estudo: Repetidores. Pontes. Roteadores. Gateways. Placas de redes Servidor de terminais. Hubs. Servidores. Estações. Cabeamento e conectores

3 Componentes de uma rede
Repetidores Interliga duas ou mais redes idênticas. Atua no nível físico. Simplesmente recebem os pacotes e retransmitem, sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos.

4 Componentes de uma rede
Repetidores

5 Componentes de uma rede
Repetidores

6 Componentes de uma rede
Repetidores Em redes em anel, o repetidor não pode agir como uma estação de destino intermediária e retirar o quadro do anel. Em redes que utilizam protocolo baseados em contenção, caberá ao repetidor também a função de detecção de colisão e retransmissão.

7 Componentes de uma rede
Repetidores Físicamente não existe obstáculos quanto ao número de repetidores em uma rede, apenas no campo do desempenho. Ao repetir todas as mensagens que recebe, um tráfego extra inútil é gerado pelo repetidor quando pacotes repetidos não se destinam às redes que interligam.

8 Componentes de uma rede
Pontes (Bridges) Capacidade de segmentar uma rede local em sub-redes. Reduzir tráfego ou converter diferentes padrões de LANs (ethernet - token ring, por exemplo). Não retransmite ruídos, erros ou pacotes mal-formados. Atua nas camadas 1 e 2 do modelo OSI.

9 Componentes de uma rede
Pontes (Bridges)

10 Componentes de uma rede
Pontes (Bridges)

11 Componentes de uma rede
Pontes (Bridges)

12 Componentes de uma rede
Pontes (Bridges) Atribuições de uma ponte: Filtrar mensagens de tal forma que somente as mensagens endereçadas para ela sejam tratadas. Armazenar mensagens, quando o tráfego for muito grande. Funcionar como uma estação repetidora comum.

13 Componentes de uma rede
Pontes (Bridges) Atuam também como elemento elementos gerenciadores de rede, podendo coletar dados estatísticos de tráfego. Atuam como elementos conversores de redes Ethernet para Token Ring e vice-versa.

14 Componentes de uma rede
Pontes (Brides) Pontes internas Residem em um servidor de arquivos e consiste simplesmente de uma placa de rede adicional. A comunicação entre elas é gerenciada pelo sistema operacional de rede.

15 Componentes de uma rede
Pontes (Bridges)

16 Componentes de uma rede
Pontes (Bridges) Pontes Externas Requer o uso de uma estação de trabalho como ponte e um software específico para tal função.

17 Componentes de uma rede
Pontes (Bridges)

18 Componentes de uma rede
Pontes (Bridges) Pontes Remotas Linhas telefônicas ou redes de dados públicas (PDN) são usadas para propiciar um meio de transmissão intermediário. A conexão de redes separadas geograficamente é realizada colocando-se uma ponte em cada rede e fazendo a comunicação passar através de modens.

19 Componentes de uma rede
Pontes (Bridges)

20 Componentes de uma rede
Roteadores (Routers) Decidem sobre qual caminho o tráfego de informações (controle e dados) deve seguir. Operam nas camadas 1, 2 e 3 do modelo OSI. Fazem o roteamento de pacotes entre as redes.

21 Componentes de uma rede
Roteadores (Routers)

22 Componentes de uma rede
Roteadores (Routers)

23 Componentes de uma rede
Roteadores (Routers) Utiliza um protocolo de roteamento (RIP, OSPF, etc) para obter informações sobre a rede. Os roteadores também podem comprimir e compactar dados.

24 Componentes de uma rede
Roteadores (Routers) Permitem que LANs tenham acesso à WANs. Normalmente o roteador tem uma porta LAN (ethernet ou token ring) e várias portas WANs (PPP, X25, frame relay). Normalmente trabalham com IP ou IPX e os endereços Ips definidos na tabela de roteamento são repassados à rede WAN.

25 Componentes de uma rede
Roteadores (Routers)

26 Componentes de uma rede
Gateways Atuam em todas as camadas do modelo OSI, onde recompõem os pacotes de dados e os retransmite entre as redes. Resolvem problemas de diferença entre tamanhos de pacotes, formas de endereçamento, técnicas de roteamento, controle de acesso, time outs, entre outros.

27 Componentes de uma rede
Gateways

28 Componentes de uma rede
Gateways

29 Componentes de uma rede
Gateways

30 Componentes de uma rede
Servidor de terminais Tem como principal função ligar periféricos seriais (terminais VT100 e impressoras) a servidores Unix. Conecta-se ao servidor Unix através de uma rede local ou remota. Através de um terminal conectado na interface serial oferecida pelo servidor de terminais, é possível ter acesso à aplicações dos servidores, seja ele de uma LAN ou WAN.

31 Componentes de uma rede
Servidor de terminais

32 Componentes de uma rede
Hubs São dispositivos utilizados para conectar os equipamentos que compõem uma LAN. As conexões da rede são concentradas (por isso também é chamado de concentrador) ficando cada equipamento num segmento próprio.

33 Componentes de uma rede
Hubs

34 Componentes de uma rede
Hubs O gerenciamento da rede é favorecido e a solução de problemas de cabeamento é facilitada. Os hubs mais comuns são os hubs ethernet com 10Base-T (conectores RJ 45) e eventualmente são parte integrante de bridges e roteadores.

35 Componentes de uma rede
Hubs

36 Componentes de uma rede
Hubs

37 Componentes de uma rede
Servidores Servidores de Aplicações. Servidores de arquivos. Servidores de impressão. Servidores de banco de dados. Servidores de Comunicação.

38 Componentes de uma rede
Estações (estações de trabalho - workstations) Locais. Remotas.

39 Componentes de uma rede
Estações (estações de trabalho - workstations) Locais.

40 Componentes de uma rede
Estações (estações de trabalho - workstations) Remotas

41 Componentes de uma rede
Placa de Rede São com as Placas de Rede que é possível existir uma Rede. Modelo: Placa ISA Classificação: ISA Fabricante: D-Link Características: 8/16 bits - Jumperless - Suporte a várias mídias - Detecção e seleção automática da mídia instalada - LEDs para diagnóstico extensivo - Compatível com Windows NnetWare - Suporta Boot Remoto - Saída BNC, RJ-45 e AUI - Velocidade 10Mbps - Drivers: Novell, LAN Manager, Windows NT, TCP/IP, UNIX e outros. Compatível com NE-2000.

42 Componentes de uma rede
Modelo: Token -Ring Classificação: ISA Características: Segue a recomendação IEE e Compatível com IBM Token Ring. Suporta Remote Program Load (RPL). Possui LEDs indicadores para diagnóstico. Conectores DB-9 e RJ-45. Conexão a 4 Mbps e 16 Mbps. Drivers OS/2, Novell, Microsoft e outros. Suporte STP Type 1, UTP Type 3.

43 Componentes de uma rede
Modelo: Placa PCI Classificação: PCI Fabricante: D-Link Características: 32 bits - Jumperless - Suporte a várias mídias Ethernet - Detecção e seleção automática da mídia instalada e de velocidade. LEDs para diagnóstico extensivo - Suporta Boot Remoto - Saídas BNC e RJ-45 - Velocidade 10 Mbps.

44 Componentes de uma rede
Modelo: Placa MAC NuBus Classificação: MAC Fabricante: Planet Características: 32 bits mapeado em memória - LEDs para diagnóstico extensivo - Drivers: AppletShare, NetWare for Macintosh, DECNet, TCP/IP e A/UX - Compatível com System 7.x, EtherTalk Phase 1 e 2 - Compliance com recomendação IEEE Conectores BNC e RJ

45 Componentes de uma rede
Modelo: Placa VESA Classificação: VESA Fabricante: D-Link Características: 32 bits - Suporte a várias mídias - Detecção e seleção automática da mídia e conectores instalados - LEDs para diagnóstico intensivo - Suporta Boot Remoto - Saídas BNC, RJ-45 e AUI - Velocidade 10 Mbps - Novell, Lan Manager, Windows NT e TCP/IP

46 Componentes de uma rede
Cabeamento Cabo par trançado Cabo Coaxial Fibra óptica Acesso Dial-Up

47 Componentes de uma rede
Cabeamento Para que computadores funcionem em conjunto em uma rede, são necessários equipamentos como placas de rede e cabos, ou ainda modems. Dependendo do tipo e tamanho da rede, equipamentos extras serão também. A indústria tem padronizado três tipos de meios físicos usados para comporem a camada física: cabos coaxiais, cabos par-trançado e fibra ótica, que descreveremos a seguir. As taxas de transmissão que podem ser suportadas por esses meios são medidas em milhões de bits por segundo, ou Mbps.

48 Componentes de uma rede
Cabo par trançado Esse tipo de cabeamento é composto por dois pares de fios (ou 4 pares ) envoltos por uma camada isolante. Esse tipo de cabeamento é o mais utilizado atualmente e, apesar de ser mais barato do que o coaxial, o custo total da rede é maior pelo fato de necessitar de equipamentos extras (como hub, por exemplo). O conector utilizado é o RJ-45. Esse tipo de cabeamento é muito sujeito à interferência externa.

49 Componentes de uma rede
Cabo Coxial É composto de um centro condutivo, envolto por uma camada isolante, e novamente envolto por uma camada condutora. É bastante resistente a interferências - bem mais resistente do que os cabos par-trançado. Cabos coaxiais são melhores do que cabos par-trançado para longas distâncias e conseguem maiores taxas de transmissão que estes últimos, sem precisar contar com equipamentos extras.

50 Componentes de uma rede
Continuação (cabo coxial) Para ligar esse tipo de cabo na placa de rede de um computador, é necessário um conector (o mais utilizado é o conector BNC - Thin Ethernet) e um T. Vantagens: baixos custos de manutenção; topologia simples de implementar; resistência à ruídos e interferências; Desvantagens: distâncias limitadas; baixo nível de segurança; difícil de fazer grandes mudanças na topologia da rede.

51 Componentes de uma rede
Fibra Óptica Fibras ópticas são usadas para carregar sinais digitais na forma pulsos de luz modulados. Uma fibra óptica consiste de um cilindro de vidro, envolvido por uma camada de vidro concêntrica.

52 Componentes de uma rede
Continuação de Fibra Óptica Existem duas fibras por cabo: uma para transmitir e uma para receber as informações. Fibras ópticas não estão sujeitas a interferências e transmitem a uma taxa bastante elevada: Mbps, podendo chegar a Mbps. Vantagens: altas taxas de transmissão; o cabeamento nao está sujeito à interferências; excelente para compor o backbone; suporta voz, dados, vídeo; altamente confiável. Desvantagens: bem mais cara que qualquer outro cabeamento; cabeamento inflexível; requer maiores cuidados na instalação e manutenção; altos custos de instalação.

53 Componentes de uma rede
Acesso Dial-Up Permite o acesso a uma rede através de uma linha telefônica (utilizando-se um modem). O acesso dial-up tem se difundido muito nos dias atuais devido aos avanços na área de Telecomunicações. O acesso a redes de computadores utilizando-se um notebook e um telefone celular é uma das mostras das grandes evoluções dessa tecnologia, o que permite falar-se já em “ escritórios virtuais ''


Carregar ppt "Componentes de uma Rede"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google