A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grécia - Cultura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grécia - Cultura."— Transcrição da apresentação:

1 Grécia - Cultura

2 Jogos Olímpicos na Grécia:
* Festival de competições, realizado a cada quatro anos na cidade de Olímpia, de caráter religioso em homenagem a Zeus, iniciado em 776 a . C. * Apenas homens participavam (nus) dos jogos, eram respeitados por todos os gregos e recebidos como heróis * Às mulheres era proibida a participação, como esportistas ou espectadoras * Incluíam provas de diversas modalidades esportivas, inclusive música e poesia * Durante os jogos era decretado um período de paz (trégua sagrada), * O prêmio para os vencedores era apenas uma coroa feita com ramos de oliveira * Os jogos na Grécia Antiga foram celebrados até 393 d.C * Em 1896, foram realizados em Atenas os primeiros Jogos Olímpicos da época contemporânea

3

4 Religião na Grécia: § Seus deuses eram representados de maneiras antropomórficas, senhores do céu e da Terra e deveriam ser idolatrados pelos homens. § O culto aos Deuses consistiam em cantos, oferendas e sacrifícios de animais em troca desejavam receber ajuda e proteção divina § Os Deuses viviam no monte Olimpo e eram imortais § Politeístas § Zeus = principal divindade § Se utilizavam do oráculo para consultar os Deuses sobre o futuro.

5 Teatro Grego

6 Origens do Teatro Grego
Sua origem está ligada aos mitos gregos arcaicos e à religião grega. A mitologia grega é formada por numerosos deuses imortais e antropomórficos, isto é, que têm a forma e o temperamento humano; Suas origens encontram-se nas ações que prendem os homens aos deuses e os deuses ao homem: elas estão nos rituais de sacrifício, dança e culto. A palavra mitologia está ligada a um conjunto de narrativas da vida, das aventuras, viagens, afetos e desafetos dos mitos, dos deuses, dos heróis.

7 Tragédia e Comédia

8

9 A Filosofia, que significa amor à sabedoria, nasceu na Grécia Antiga
A Filosofia, que significa amor à sabedoria, nasceu na Grécia Antiga. Alguns pensadores, a partir do século VI a.C., com esforço pessoal, intelectual e intuitivo chegaram a conclusões sobre a natureza humana e sobre o universo, que permanecem até hoje.  No século V a.C., surgiram os sofistas, estes se dedicavam à crítica às tradições do Estado, à religião, aos privilégios, e eram defensores da democracia.   Esses pensadores tinham no homem o alvo de suas preocupações, recriminando os que simplesmente especulavam sobre o universo. Dizia Protágoras, "o homem é a medida de todas as coisas". Os sofistas não acreditavam em verdades absolutas, em sua opinião, havia visões diferentes sobre o mundo e as coisas. 

10  No final do século V a.C., filosofia e ciência começaram a se separar, e a filosofia passou a ocupar-se, principalmente, do homem e da ética humana. Surgiu a Escola Socrática, inspirada no pensamento de Sócrates.   Sócrates: educador, mais preocupado em conhecer o indivíduo do que os segredos do Universo. Criador da célebre frase: "só sei que nada sei".   Acreditava que o aprimoramento humano viria com a educação, baseada no uso crítico da razão.   Dizendo a verdade e tornando público o que pensava, foi acusado de corromper a juventude e renegar os deuses. Foi condenado a beber cicuta (veneno mortal).

11 Educação Grega

12

13


Carregar ppt "Grécia - Cultura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google