A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Princípios de Segurança em Laboratórios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Princípios de Segurança em Laboratórios"— Transcrição da apresentação:

1 Princípios de Segurança em Laboratórios
Procedimentos Recomendados no Laboratório

2 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Princípios de Segurança em Laboratórios CONTEÚDO: Procedimentos Recomendados no Laboratório: Comportamento Individual & Coletivo; Realização de um Experimento. Material de Laboratório e sua Utilização Segura. Estocagem, Manuseio e Descarte dos Produtos. Segurança contra Fogo. Primeiros Socorros. Equipamentos de Segurança. Considerações Sobre a Organização de um Laboratório. Cont.

3 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Introdução Laboratório: Local onde são realizadas tarefas específicas de determinada área de conhecimento. O projeto de um laboratório deve atender aos padrões de segurança (acondicionamento de reagentes, instalação de equipamentos, entre outros). Mas um bom projeto não basta! Há a necessidade de se adotar procedimentos especiais na realização das atividades em ambiente laboratorial. Exige-se consciência do profissional que atua no ambiente laboratorial, no sentido de orientar suas ações para a minimização de acidentes.

4 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Introdução Laboratório: A compreensão dos riscos é fundamental para a observação das medidas de prevenção. Fatores de Risco: Absorção cumulativa de pequenas quantidades de substâncias presentes na atmosfera laboratorial. Contaminação em larga escala por acidentes com produtos químicos. Má utilização de material elétrico, vidrarias, cilindros pressurizados de gás, entre outros. As normas se aplicam a laboratórios de pesquisa e de ensino.

5 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Comportamento Individual Observações (1/9): Tenha sempre em mente que o laboratório é um lugar de trabalho sério e potencialmente perigoso. Conheça previamente as saídas de emergência, posição de extintores, caixa de primeiros socorros, chuveiro de emergência e demais equipamentos de proteção coletiva. Utilize a bata (avental/guarda-pó): branco, tipo 3/4, manga longa, algodão. Trabalhe sempre com a bata abotoada e um calçado simples (fechado, de couro ou similar, salto baixo e solado antiderrapante).

6 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Comportamento Individual Observações (2/9): Utilize roupas simples, de difícil inflamabilidade. Óculos de segurança são altamente recomendados. Cabelos compridos devem ser mantidos presos (proteção contra vapores tóxicos, produtos de reações violentas e fogo). Antes de sair do laboratório a última pessoa deve se certificar de desligar todos os aparelhos, fechar janelas e torneiras de água e gás. Prepare-se para qualquer prática, lendo as orientações previamente, seguindo-as rigorosamente e anotando cuidadosamente as precauções.

7 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Comportamento Individual Observações (3/9): Realize a prática somente após discutir com o professor e com os colegas. Ao observar o cheiro de uma substância não coloque o rosto sobre o frasco. Cuidado com vidrarias quentes, colocando-as sobre uma tela de amianto. Verifique cuidadosamente o rótulo do frasco do reagente antes de tirar qualquer porção do seu conteúdo. Leia-o duas vezes! Porções de reagentes não utilizadas devem ser descartadas.

8 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Comportamento Individual Observações (4/9): Não se deve introduzir qualquer objeto no frasco de reagente. Nunca leve alimentos para o laboratório ou utilize vidraria de laboratório como utensílio doméstico. Nunca leve as mãos aos olhos ou a boca no laboratório. Nunca pipete uma substância química fazendo sucção com a boca. Considere todos os produtos químicos como perigosos, verificando o procedimento de manuseio e descarte, toxicidade e incompatibilidade de produtos, evitando contato desnecessário.

9 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Comportamento Individual Observações (5/9): Evite o uso de lentes de contato no laboratório. Não se exponha a radiações (MO / IV / UV) sem proteção adequada. Desenvolva o hábito de limpeza e organização. Cuidado com pisos escorregadios (encerados). Mantenha boa ventilação e iluminação no ambiente laboratorial.

10 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Comportamento Individual Observações (6/9): Ao esvaziar um frasco de reagente, lave-o previamente com água. Rotule imediatamente qualquer substância ou solução preparada e as amostras coletadas. Todos os frascos devem ser mantidos fechados. Não coloque recipientes pesados ou contendo líquidos perigosos acima da altura da cabeça ou em locais de difícil acesso. Não deixe desatentos bicos de gás ou maçaricos.

11 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Comportamento Individual Observações (7/9): Não deixe bombas de vácuo ou trompas d'água ligados durante a noite. Retire seu material de trabalho da bancada tão logo termine a tarefa. Não acumule material na pia. Papéis e resíduos utilizados vão para o lixo comum somente quando não apresentarem risco. Toda operação de aquecimento/evaporação deve ser realizada em capela.

12 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Comportamento Individual Observações (8/9): Não realize tarefa com risco (ex.: sentado). Limpe imediatamente todo e qualquer derramamento de líquido. Em caso de dúvidas sobre o material a ser trabalhado consulte o professor ou proceda como se o produto fosse de máxima toxicidade. Evite trabalho perigoso quando trabalhar sozinho e deixe as portas abertas para indicar sua presença.

13 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Comportamento Individual Observações (9/9): Se ocorrer um derramamento de líquido inflamável, tóxico ou corrosivo, proceda da seguinte maneira: Interrompa o trabalho; Advirta as pessoas próximas ao local sobre o ocorrido; Solicite ou realize a limpeza imediatamente; Alerte o responsável pelo setor; Solicite e corrija a causa do problema.

14 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Comportamento Coletivo & Realização do Experimento Observações (1/3): Lembre-se: o laboratório é um local de riscos potenciais. São desaconselháveis brincadeiras de qualquer natureza. Deve-se exigir a máxima atenção dos alunos durante a realização das atividades. O professor deve evitar a displicência e a falta de atenção e agir com o máximo rigor. Isto evita acidentes por vezes graves.

15 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Comportamento Coletivo & Realização do Experimento Observações (2/3): Nenhum experimento deve ser feito sem o prévio conhecimento das condições seguras para sua realização. Toda atividade, por mais simples que seja, deve ser previamente discutida com o grupo de alunos e destacados os riscos e os procedimentos seguros para o êxito do experimento. A aula prática com os alunos deve ser antecedida pela execução, por parte do professor, de todos os testes possíveis para garantir as condições de segurança.

16 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Comportamento Coletivo & Realização do Experimento Observações (3/3): Deve-se procurar conhecer os produtos secundários passíveis de serem produzidos e a toxicidade dos produtos manipulados na realização de um experimento. A discussão de normas de segurança são necessárias antes da execução de atividades práticas elaboradas pelos alunos.

17 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Observações

18 Procedimentos Recomendados no Laboratório
Fim do Capítulo 1 Procedimentos Recomendados no Laboratório


Carregar ppt "Princípios de Segurança em Laboratórios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google