A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antonio Nascimento Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antonio Nascimento Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências."— Transcrição da apresentação:

1 Antonio Nascimento ajnf@cin.ufpe.br

2 Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências

3 Introdução O SWEBOK (Guide to the Software Engineering Body of Knowledge) é um documento criado com a finalidade de servir de referência em assuntos considerados como essenciais na área de Engenharia de Software e foi conduzido pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

4 Introdução O porquê do guia? Surgiu da necessidade da comissão de especialistas da área de Engenharia de Software, visando uma definição das fronteiras que a delimitam. [SWEBOK, 2004]. Subsídios para o reconhecimento da profissão de Engenheiro de Software.

5 Introdução Onde surgiu o guia? O projeto SWEBOK foi iniciado em 1998 pela SWECC (Software Engineering Coordinating Committee). SWECC surgiu com a colaboração do IEEE Computer Society e a Association for Computing Machinery (ACM) com o intuito de promover a profissionalização da engenharia de software.

6 Objetivos Caracterizar o conteúdo da disciplina de engenharia de software; Estabelecer um conjunto apropriado de critérios e normas para a prática profissional da Engenharia de Software; Marcar as fronteiras entre a Engenharia de Software e as demais disciplinas relacionadas; Prover uma fundação para certificação individual e para licenciamento de profissionais.

7 SWEBOK 2010 Adicionado material sobre Interfaces Humano- Computador no design de software e Teste de Software; Remoção da seção Ferramentas e métodos de Engenharia de Software (distribuídos para outras áreas de conhecimento); Redistribuição de matérias entre as áreas de conhecimento.

8 Áreas de Conhecimento

9 Requisitos de Software Elicitação, Análise, Especificação e Validação de Requisitos; Sub-áreas: Fundamentos dos Requisitos; Processo de Requisitos; Elicitação de Requisitos; Análise de Requisitos; Especificação de Requisitos; Validação de Requisitos; Considerações Práticas.

10 Requisitos de Software

11 Projeto de Software O Projeto de software é a atividade do ciclo de vida da Engenharia de Software em que os requisitos são analisados a fim de produzir uma descrição da estrutura interna do software. [Swebok, 2004].

12 Projeto de Software Sub-áreas: Fundamentos do Projeto de Software; Questões Chave no Design de Software; Estrutura e Arquitetura de Software; Evolução e Análise de Qualidade do Projeto de Software; Notações do Projeto de Software; Estratégias e Métodos para o Projeto de Software.

13 Construção de Software Área envolvida com todas as áreas de conhecimento do guia, entretanto existe um relacionamento maior com o projeto de software e com teste de software. Fazem parte desta área as atividades de implementação do software, verificação, testes de unidade, teste de integração e depuração. [Swebok, 2004].

14 Construção de Software

15 Teste de Software O teste é uma atividade realizada para avaliação da qualidade do produto, efetuando sua melhoria através da identificação de defeitos e problemas. [SWEBOK, 2004].

16 Teste de Software Sub-áreas: Fundamentos do teste de software; Níveis de Teste de Software; Técnicas de Teste de Software; Medidas de Teste de Software; Processo de Teste; Considerações Práticas.

17 Manutenção de Software Nesta área de conhecimento sua principal responsabilidade é totalizar as atividades requeridas para fornecer suporte custo-efetivo a um sistema de software, que pode ocorrer antes ou depois da entrega. [SWEBOK, 2004].

18 Manutenção de Software Sub-áreas: Fundamentos da Manutenção de Software; Questões Chave sobre Manutenção de Software; Problemas técnicos até questões de gestão. Processo de Manutenção de Software; Técnicas de Manutenção de Software;

19 Manutenção de Software

20 Gerência de Conf. de Software Tem o papel de identificar a configuração de um sistema em pontos distintos no tempo com a finalidade de controlar sistematicamente as mudanças para configurar e manter a integridade e rastreabilidade de todos os artefatos ao longo do ciclo de vida do sistema [Swebok, 2004].

21 Gerência de Conf. de Software Sub-áreas: Processo de Gerenciamento de Configurações; Identificação da Configuração; Controle da Configuração; Gestão durante todo o ciclo de vida. Registro do Estado da Configuração; Auditoria da Configuração; Entrega e Gerenciamento de Versões.

22 Gerência de Eng. de Software É definida como a aplicação da gestão de atividades de planejamento, coordenação, medição, monitoramento, controle e comunicação de forma a garantir a manutenção sistemática e desenvolvimento dos projetos de software [SWEBOK, 2004].

23 Gerência de Eng. de Software Sub-áreas: Iniciação e Definição de Escopo; Planejamento do Projeto; Declaração do Plano de Projeto; Revisão e avaliação; Fechamento; Evolução da Engenharia de Software.

24 Processo de Eng. de Software Envolve vários outros processos, como o de desenvolvimento o de gerenciamento, e o de qualidade. Esta área está ligada com todas as partes do gerenciamento do processo de ciclo de vida do software.

25 Processo de Eng. de Software Sub-áreas: Mudança e Implementação do Processo; Infra-Estrutura, modelos, práticas e etc. Definição do Processo; Avaliação do Processo; Processo contínuo ou escalonado. Medidas de Produtos e Processos (ISO/IEC 15939).

26 Qualidade de Software A qualidade de software está diretamente ligada com a qualidade do processo através do qual o software é desenvolvido, portanto, para se ter qualidade em um produto de software é necessário ter um processo de desenvolvimento bem definido, que deve ser documentado e acompanhado [SWEBOK, 2004].

27 Qualidade de Software Sub-áreas: Fundamentos da Qualidade de Software; Valor e custo, modelos, melhoria da qualidade e etc. Processo de Gerenciamento da Qualidade de Software; Considerações Práticas sobre a Qualidade de Software. Recomendações, medição da qualidade e etc.

28 Disciplinas Relacionadas

29 Certificações Certificação CSDA (Certificação de Associação no Desenvolvimento de Software). Certificação CSDP (Certificação de Desenvolvimento Profissional de Software)

30 Conclusões Com as constantes e evoluções na Engenharia de Software o guia não é definitivo e não deve ser a única fonte de referências; O guia fornece um conhecimento básico da Engenharia de Software, contudo é fundamental que o Engenheiro domine outros padrões.

31 Perguntas ???

32 Referências Capuano, Tiago. Guide of the Software Engineering Body of Knowledge (SWEBOK). Passo Fundo, RS, Brasil. Embiruçu, David L.; Neto, José B.F.A; Barbosa, Leandro M; Viana, Pablo A. B; Sette, Sergio S. The Guide to the Software Engineering Body of Knoledge - SWEBOK. UFPE, Recife, PE, Brasil,2008 Lopes, Edvaldo. Swebok - Software Engineering Body of Knowledge. UFPE, Recife, PE, Brasil, 2007. SWEBOK. Guide to the Software Engineering Body of Knowledge. 2004 Version. A project of the IEEE Computer Society Professional Practices Committee. Disponível em: http://www.swebok.org.


Carregar ppt "Antonio Nascimento Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google