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A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da atividade pesqueira Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 1.

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1 A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da atividade pesqueira
Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 1

2 O Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho (CEVAL)

3 O CEVAL, é constituído por diversas Associações e Empresas da Região: Exemplos:
Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC); Associação Empresarial de Ponte do Lima (AEPL); Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Melgaço e Monção (ACICMM). Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB);

4 O CEVAL, pretende: Apoiar e promover o tecido empresarial e Associativo do Alto Minho; Fomentar parcerias estratégicas e estruturantes com os principais interlocutores da Região: Institucional; Ensino e Tecido Empresarial), bem como supra-regionais, transfronteiriços e internacionais, de acordo com os objectivos estatutários do CEVAL.

5 O Gabinete de Apoio à Inovação e Internacionalização do CEVAL
Temos … O Gabinete de Apoio à Inovação e Internacionalização do CEVAL

6 Pretende incrementar e até alavancar:
Constituir o apoio de BackOffice às Associações Empresariais do Alto Minho contribuindo para o reforço da sua actividade e sustentabilidade; Fomentar a Rede de Colaboração e Cooperação. Fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo, apoiar a criação de empresas; Promover a internacionalização das empresas e a cooperação transfronteiriça;

7 Exemplos: Promover a interligação entre a oferta de Ensino e Formação e o Tecido Empresarial da Região; Desenvolver actividades de promoção económica do Território; Actuar como catalisador de informação empresarial para o tecido associativo e empresas; Promover a coordenação institucional entre agentes públicos e privados relacionados com o tecido empresarial da Região. Ou seja: Promover as principais Temáticas Sectoriais da Região.

8 Focus Group “A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da actividade pesqueira”
22 de Janeiro de :30 horas GAM – Gabinete de Apoio ao Munícipe em VP Âncora (junto à central de camionagem)

9 Projecto “Km Zero – PROMAR”

10 Projecto “Km Zero – PROMAR”
Iniciativa: Programa PROMAR - Programa Operacional da Pesca. GAC Alto Minho – Grupo de Acção Costeira do Litoral Norte, ao eixo/acção a) Reforço de Competitividade de Zonas de Pesca e Valorização de Produtos (Portaria nº. 828-A/2008 de 08 de Agosto).

11 Projecto “Km Zero – PROMAR”
Âmbito Territorial do Projecto: Área costeira de Caminha a Esposende no Litoral Norte de Portugal, mais especificamente V. N. de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende (Freguesias abrangidas pelo PROMAR).

12 Projecto “Km Zero – PROMAR”
Beneficiários/Intervenientes: Pescadores, lotas, mercados municipais, restauração, tecido empresarial e associativo da Região, população em geral e outras instituições com interesse nas áreas de intervenção do projecto.

13 Projecto “Km Zero – PROMAR”
Breve descrição: O projecto pretende aproximar todos os intervenientes que lidam directa ou indirectamente com a actividade pesqueira; Clima de confiança, propício à transacção contínua dos produtos locais derivados da pesca: Incremento do controlo de qualidade (para uma futura certificação de origem do pescado), a requalificação da mão-de-obra; Oferta estruturada em torno de uma marca agregadora, bem promovida e que seja a imagem da proximidade – o KM ZERO.

14 Projecto “Km Zero – PROMAR”
Objectivos Gerais: Promoção, dinamização e qualificação do potencial gastronómico da Região (com reflexo directo na actividade turística); Promoção da economia de proximidade; Dinamização e modernização dos mercados municipais de forma a estabelecer uma relação próxima entre a origem do produto e o consumidor;

15 Projecto “Km Zero – PROMAR”
Objectivos Gerais: Modernização da restauração que assentará a sua oferta em produtos certificados que oferecem reais garantias de qualidade ao cliente; Partilha de boas práticas e conhecimento com Regiões e actores internacionais (chefs de cozinha) identificadas como relevantes no âmbito de intervenção deste Projecto.

16 Projecto “Km Zero – PROMAR”
Actividades Acções estruturantes: Criação e desenvolvimento da marca KM ZERO e potenciação do conceito; Capacitação dos agentes intervenientes no projecto, incluindo ainda a instrução das primeiras orientações para certificar a origem do pescado; Modernização e dinamização da restauração e espaços de comercialização.

17 Projecto “Km Zero – PROMAR”
2. Acções temáticas de consolidação do projecto: Roteiros gastronómicos KM ZERO Workshops temáticos: Incentivo à cozinha atlântica Novas abordagens à tradição Showcookings ao vivo com produtos KM ZERO Missão empresarial a Bordéus (FR) para assimilar e partilhar boas práticas e conhecimento decorrente da temática. Fórum Enogastronómico do Alto Minho.

18 Projecto “Km Zero – PROMAR”
Actividades: 3. Plano de comunicação e MKT: Comunicação planificada, produções e edições gráficas

19 Projecto “Km Zero – PROMAR”
O Focus Group “A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da actividade pesqueira”

20 Contactos Presidente José Luís da Rocha Ceia, Engº. CEVAL
Centro de Apoio às Empresas - Parque de Actividades de Cerveira - 2º. Pólo, Campos - Vila Nova de Cerveira – Portugal Tel: (+351) Fax: (+351) Home Page: Presidente José Luís da Rocha Ceia, Engº.

21 Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 21


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