A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Humanismo em Portugal (1434 – 1527)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Humanismo em Portugal (1434 – 1527)"— Transcrição da apresentação:

1 Humanismo em Portugal (1434 – 1527)
Um novo olhar para o mundo…

2 Características do período humanista em Portugal:
Implantação da Dinastia de Avis (D.João I), com ideias revolucionárias. Criação das primeiras universidades e incentivo às letras. Expansão ultramarina, com a formação do império colonizador português.

3 Nas primeiras cidades, com a ascensão da burguesia e o desenvolvimento do comércio, a visão teocêntrica medieval cede lugar ao antropocentrismo.

4 A burguesia Muitos camponeses, atraídos pelas promessas de propsperidade, transferiram-se para os burgos, onde começaram a trabalhar como comerciantes, acumulando capital por meio de atividades mercantis.

5 No meio do século XV, Johann Gutenberg cria a imprensa: uma revolução na produção de livros na Europa, que garante a circulação das obras escritas.

6 Literatura humanista: crônicas poesia palaciana teatro vicentino

7 Parte I: A historiografia
Representante: Fernão Lopes (cronista do reino). Produção: crônicas humanistas. Características: investigação crítica das fontes (veracidade dos fatos) ; concepção moderna da História (visão da coletividade); qualidades artísticas (dinamismo, detalhes e realidade).

8 Parte II: A poesia palaciana
Sem musicalidade. Apresentada nos serões do Paço Real, diante da Corte. Tema: o amor menos idealizado. Mulher: mais próxima, mais íntima. Ritmo próprio (rimas e versos redondilhos).

9 João Ruiz de Castelo Branco, "Cancioneiro Geral"
Senhora, partem tam tristes meus olhos por vós, meu bem, que nunca tam tristes vistes outros nenhuns por ninguém. Tam tristes, tam saudosos, tam doentes da partida, tam cansados, tam chorosos, da morte mais desejosos cem mil vezes que da vida. Partem tam tristes os tristes, tam fora d'esperar bem, que nunca tam tristes vistes outros nenhuns por ninguém. João Ruiz de Castelo Branco, "Cancioneiro Geral"

10 Parte III: O teatro humanista
Representante: Gil Vicente Produção: mais de 40 autos e farsas. Objetivo geral: criticar e moralizar a sociedade burguesa por meio da arte teatral. Técnica: riso fácil – “Ridendo castigat mores”. Personagens: tipos humanos e alegóricos. Linguagem: inteligente, cheia de trocadilhos.

11 Auto da Lusitânia Auto da Barca do Inferno Farsa de Inês Pereira.
Principais peças: Auto da Lusitânia Auto da Barca do Inferno Farsa de Inês Pereira.

12 Personagens do teatro vicentino


Carregar ppt "Humanismo em Portugal (1434 – 1527)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google