A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INVENTÁRIO NACIONAL III INVENTÁRIO NACIONAL DOS MEDICAMENTOS ARV E TALIDOMIDA E II INVENTÁRIO NACIONAL DOS INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, 14 a 16 de abril.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INVENTÁRIO NACIONAL III INVENTÁRIO NACIONAL DOS MEDICAMENTOS ARV E TALIDOMIDA E II INVENTÁRIO NACIONAL DOS INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, 14 a 16 de abril."— Transcrição da apresentação:

1 INVENTÁRIO NACIONAL III INVENTÁRIO NACIONAL DOS MEDICAMENTOS ARV E TALIDOMIDA E II INVENTÁRIO NACIONAL DOS INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, 14 a 16 de abril de 2009

2 INVENTÁRIO NACIONAL Proposta:
Realização do Inventário Físico dos medicamentos ARV e Talidomida e dos Insumos de Prevenção pelos responsáveis pela UDM, Maternidades, Unidades de Referência em Exposição (URE) e almoxarifados Estaduais/Municipais/ Regionais; Data: 31/08/2009 (segunda feira); Envio dos Mapas Consolidados do Inventário até o dia 15/09/2009.

3 INVENTÁRIO NACIONAL Objetivo Geral: Objetivos Específicos:
Fazer um diagnóstico atual de situação dos quantitativos e validades dos medicamentos ARV e Talidomida e dos insumos de prevenção por UF e realinhamento da série histórica local e do PN. Objetivos Específicos: Fazer uma atualização do diagnóstico de situação dos almoxarifados (Estaduais e Municipais-Capitais), dos quantitativos e validades dos insumos de prevenção (preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante) de cada UF; Possibilitar aos Gestores locais o realinhamento dos estoques existentes nos Serviços de DST/Aids;

4 CONTROLE LOGÍSTICO DE INSUMOS DE PREVENÇÃO
LOGISTICA DOS INSUMOS DE PREVENÇÃO: A logística de Insumos de Prevenção é composta por: Logística Nacional: PN DST/Aids COMEC/CGRL SEAME (Almoxarifado Central) Transportadora do MS (Vouetur) Fabrica do ACRE Logística Local: CE DST/Aids CM DST/Aids Almoxarifados estadual e/ou regionais; Transportadora local.

5 CONTROLE LOGÍSTICO DOS INSUMOS DE PREVENÇÃO
Outras instâncias do Ministério da Saúde: COPEF - CGRL – CONJUR - SPO Coordenação-Geral de Compra de Medicamentos e Correlatos COMEC/CGRL/SE/MS Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS Produtores: Público e Privados Programa Nacional de DST e Aids Almoxarifado Central do Ministério da Saúde Fluxo para aquisição de insumos de prevenção Fluxo do envio dos insumos de prevenção Fluxo de informações Coordenação Estadual de DST e Aids Almoxarifado Central do Estado Coordenação Municipal de DST e Aids Almoxarifado Central do Município Unidade Dispensadora de Insumos de Prevenção PVHA / Populações Prioritárias / População Geral

6 Sistemas de Informação
CONTROLE LOGÍSTICO DOS INSUMOS DE PREVENÇÃO Sistemas de Informação PREVINI: Sistema de Monitoramento de Insumos de Prevenção - Planos de Necessidades SICLOM: MÓDULO GERENCIAL – Basicamente Controle Logístico Mapa (Serviços DST/Aids,/Almoxarifados) – Movimentação de estoque dos insumos de prevenção. Rede de Distribuição – (pontos por onde os insumos de prevenção perpassa até ser entregue ao usuário SUS. Ex: Almoxarifados Estaduais, Diretorias Regionais, Secretarias de Saúde, Serviços, etc...) = Serviços DST/Aids – SAE, CTA, COAS, HD.

7 CONTROLE LOGÍSTICO DOS INSUMOS DE PREVENÇÃO
Introdução O quantitativo da movimentação de estoque (entradas, distribuições, perdas, doações e ajustes) dos Serviços de DST/Aids e almoxarifados Estaduais/Municipais/Regionais, devem ser informados às Coordenações de DST/Aids por meio do instrumento formal denominado Mapa de Movimento Mensal de Insumos Estratégicos/Aids e, após a consolidação dos dados de todos os seus Serviços e almoxarifados, deverá ser enviados ao Programa Nacional de DST/Aids até o dia 15 do mês subseqüente ao mês informado. É a partir dessas informações, que todos nós poderemos fazer uma adequada gestão dos insumos de prevenção. “Nem o mais sofisticado software de gestão logístico será eficaz se a fonte primária de informação não for consistente e não refletir a realidade”.

8 MAPA: CONTROLE LOGÍSTICO DOS INSUMOS DE PREVENÇÃO
O fechamento de TODOS os Mapas dos Serviços DST/Aids e Almoxarifados sob sua responsabilidade, devem ser feitos no SICLOM GERENCIAL O fechamento do Mapa Consolidado do Estado, também será feito no SICLOM GERENCIAL As equipes estaduais e municipais/capitais de logística devem monitorar, criticar, analisar e validar os dados preenchidos nos Serviços DST/Aids e Almoxarifados. = Relatório Gerenciais = Controles internos Após análise crítica as Coordenações de DST/AIDS devem “fechar” os Relatórios até o dia 15. Esse fluxo de trabalho contribuirá também para a melhoria do planejamento e programação por parte do Ministério da Saúde das aquisições anuais.

9 INVENTÁRIO NACIONAL Conceitos:
O armazenamento é caracterizado por um conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que envolvem as atividades de recepção/recebimento de insumos; estocagem e guarda; segurança; conservação e controle de estoque. Serviços DST/Aids. São aquelas serviços que atendem pacientes HIV/Aids como: - SAE; - Ambulatórios de Especialidades; - Unidades Hospitalares onde o SAE ou Ambulatório de Especialidade faz parte do complexo Hospitalar. CTA COAS

10 INVENTÁRIO NACIONAL Conceitos (continuação):
Área de Armazenamento: Local onde ocorre o armazenamento e estoque de todos os quantitativos dos insumos de prevenção recebido. Nessa área não existe a dispensação para os pacientes. Área de Dispensação: Local onde ocorre a armazenagem dos insumos de prevenção, em um quantitativo suficiente para a dispensação do seu consumo. Podem ser: UDM, serviço de saúde mental, serviço social, grupo de adesão, etc.) Inventário: Relatório qualitativo e quantitativo de medicamentos, materiais, insumos e produtos para a saúde, produzido a partir de sua conferência Física nos almoxarifados e demais áreas de armazenamento.

11 INVENTÁRIO NACIONAL Processo de Trabalho
O inventário é uma sequência lógica de procedimentos para a coleta de informação necessária para a identificação dos quantitativos existentes dos insumos de prevenção bem como a identificação de lotes, de suas validades e procedência. É feito através da preparação do ambiente para a contagem física dos itens: - Preparação dos instrumentos de coleta das informações (Planilhas do Mapa Inventário); =Utilização da “Planilha do Mapa Inventário dos Insumos de Prevenção” (anexo Ib) = Preenchimento dos campos em aberto de cada insumo de prevenção, com os lotes e validades existentes, origem (governo federal, estadual, municipal, etc.), fabricante. - Preparação do local para a contagem física (ordenação dos itens por tipo e validades);

12 INVENTÁRIO NACIONAL Processo de trabalho (continuação):
O Processo é feito pelos profissionais capacitados dos Serviços DST/Aids e Almoxarifados para a contagem física dos insumos de prevenção e das Coordenações de DST/Aids para a realização da consolidação das informações e elaboração do Mapa / Inventário – Estadual. Contagem propriamente dita dos itens ocorre após o encerramento das atividades do dia. = Envio, no dia anterior ao inventário nacional, de um quantitativo suficiente para 1 a 2 dias de seu consumo da área de armazenamento para área de dispensação para que este possa fazer a contagem antes do fim do expediente. = A contagem dos quantitativos dos insumos de prevenção das áreas de dispensação após o encerramento das atividades só deverão ser feitas se esses quantitativos forem significativos e deve ser somadas aos quantitativos da área de armazenagem.

13 INVENTÁRIO NACIONAL Processo de Trabalho (Continuação):
A elaboração do “Mapa / Inventário dos Insumos de Prevenção” da Unidade será o somatório das áreas e representará o quantitativo total de insumos de prevenção que existem nessa Unidade ao final do dia. Lançamento dos dados apurados no Mapa / Inventário dos Insumos de Prevenção (SICLOM Gerencial); = SICLOM Gerencial: Até o 10 dia do mês subsequente (data sugestiva). Consolidação das informações enviadas para CE DST/Aids para a elaboração do Mapa / Inventário de Insumos de Prevenção – Estadual. (Até o dia 15/09/2009).

14 INVENTÁRIO NACIONAL Processo de trabalho (Continuação):
Almoxarifados Estaduais, Regionais e Municipais Por serem auditados anualmente pelo tribunal de contas local (Municipal ou Estadual) os almoxarifados já possuem metodologia própria e sistemática para a realização de inventário físico. Devido ao grande volume de itens e de seus quantitativos específicos, geralmente, os Almoxarifados possuem procedimentos padronizados e sistemas informatizados de estoques, suficientes para traduzir a realidade no local de armazenamento. Por não procederem a dispensação dos insumos de prevenção aos usuários, e sim à distribuição aos pontos que farão essa dispensação, os quantitativos existentes, após a última distribuição, que não devem ser inferiores há 4 dia, para que se tenha tempo do quantitativo distribuído chegar ao ponto de dispensação e ser lançado internamente, pode o almoxarifado proceder à contagem física dos insumos de prevenção a qualquer momento. Além dos dados de saldo final de cada insumo de prevenção e suas respectivas validades e lotes, deverá informar também às entradas que ocorreram naquele mês, qual a origem (MS, Estado, Município, doações, etc.) bem como as saídas.

15 ELBORAÇÃO DO MAPA / INVENTÁRIO
INVENTÁRIO NACIONAL ELBORAÇÃO DO MAPA / INVENTÁRIO Caberá a cada Serviço DST/Aids e almoxarifados o lançamento dos seus dados do Inventário Nacional no SICLOM Gerencial. Os Serviços DST/Aids e almoxarifados precisaram informar no “Mapa / Inventário dos Insumos de Prevenção” as entradas e as saídas realizadas naquele mês. De posse dessas informações os Serviços DST/Aids e almoxarifados deverão entrar no endereço eletrônico digitar seu login e senha, escolher no Menu “Mapa / Inventário dos Insumos de Prevenção” e digitar todos os dados coletados no “Mapa / Inventário dos Insumos de Prevenção (anexo Ib)”. Caso o Serviço DST/Aids e almoxarifado estejam totalmente impossibilitada de fazer esses lançamentos via web, eles deverão preencher manualmente o “Mapa / Inventário dos Insumos de Prevenção”, assiná-lo e enviar à sua Coordenação de DST/Aids, que fará a digitação dos dados no SICLOM Gerencial daquelas Unidades para a posteriori proceder a consolidação de todas as Unidades sobre sua jurisdição e produzir o “Mapa / Inventário dos Insumos de Prevenção - Estadual”, refletindo assim a realidade dos estoques dos insumos de Prevenção do seu Estado.

16 ELBORAÇÃO DO MAPA / INVENTÁRIO
INVENTÁRIO NACIONAL ELBORAÇÃO DO MAPA / INVENTÁRIO Para os almoxarifados que trabalham tanto com medicamentos ARV como com Insumos de Prevenção, do lado esquerdo da tela haverá 2 Menus para escolher. Um na cor grená para medicamentos ARV e outro na cor azul para os Insumos de Prevenção. Após a escolha lançar todos os dados coletados e no Mapa/Inventário de Medicamentos ARV (anexo Ia) e do Mapa/Inventário de Insumos de Prevenção (anexo Ib) respectivamente.

17 OBRIGADO E BOM TRABALHO
INVENTÁRIO NACIONAL OBRIGADO E BOM TRABALHO


Carregar ppt "INVENTÁRIO NACIONAL III INVENTÁRIO NACIONAL DOS MEDICAMENTOS ARV E TALIDOMIDA E II INVENTÁRIO NACIONAL DOS INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, 14 a 16 de abril."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google