A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Gilton Luiz Almada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Gilton Luiz Almada"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Gilton Luiz Almada
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO COLETIVA Controle de pulgas Prof. Gilton Luiz Almada

2 Biologia O ciclo de vida das pulgas compreende a fase de ovo, larva (3 estádios), pupa e adulto. Este ciclo se completa por volta de 30 dias, dependendo das condições de temperatura e umidade. Somente o adulto é hematófago (aves ou mamíferos). A maioria pode sugar várias espécies de animais. Por este motivo, as pulgas transmitem doenças ao homem e a outros animais.

3

4 Biologia Os ovos das pulgas são depositados sobre o hospedeiro, em seu ninho, ou no chão. São esbranquiçados, lisos e ovais. As larvas das pulgas não possuem pernas, são cegas e evitam a luz. Seu alimento consiste de fezes das pulgas adultas, pele, pêlo e penas. Elas não sugam sangue. As pupas possuem um casulo de seda fabricado pela larva de último estádio onde ficam aderidos pêlos de animais, poeira e outras sujeiras.

5 Biologia As fêmeas adultas não conseguem depositar ovos sem uma refeição, mas os adultos, tanto machos, quanto fêmeas podem sobreviver de dois meses a um ano sem se alimentar. Após a eclosão, a larva alimenta-se das fezes das pulgas adultas. Por esta razão, os adultos ingerem mais sangue do que necessitam. Uma pulga pode alimentar-se 2 a 3 vezes ao dia e cada repasto dura cerca de dez minutos. A longevidade dos adultos varia de espécie para espécie pois, depende da temperatura, umidade e da freqüência com que a pulga se alimenta. Em condições de laboratório, Pulex irritans pode viver até 513 dias e Xenopsylla cheopis 100 dias.

6 Ciclo de vida

7

8 Métodos de prevenção Se o piso da casa for de tacos ou tábuas, todos os vãos existentes devem ser calafetados, uma vez que podem servir de abrigo para pulgas no ambiente. Pode a grama e faça a limpeza periódica de quintais e jardins para evitar ambientes úmidos e adequados para o desenvolvimento das larvas. Evite armazenar areia ao redor da instalações por períodos longos. Faça o controle de roedores no entorno, pois estes são hospedeiros de pulgas que transmitem doenças.

9 Métodos de controle O controle de pulgas é mais eficiente quando são tomadas medidas simultâneas que envolvem limpeza periódica e controle químico nas áreas internas e externas (quintais, canis, abrigos de animais, etc.).


Carregar ppt "Prof. Gilton Luiz Almada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google