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METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
CONHECIMENTO E CIÊNCIA Por Emerson F. Jaguaribe

2 O CONHECIMENTO A busca do conhecimento é uma atividade inerente ao homem, embora não lhe seja exclusiva. O aprendizado pode, muitas vezes, envolver o processo de tentativas, observando-se os consequentes erros e acertos, e/ou a repetição, a memorização, a imitação, e o entendimento do processo. Em todos estes casos faz-se sempre uso das informações (conhecimento) já retidas, por estes meios.

3 O CONHECIMENTO A leitura é uma das vias para o conhecimento.
Permite trazer para si, informações, experiências, relatos, equacionamentos, conceitos, definições, etc., já vivenciados por outros, ou vistos com nova abordagem pela própria pessoa. Paulo Regius Neves Freire ( ) Professor e Educador. Dedicou-se a alfabetização de adultos.

4 O CONHECIMENTO Para Paulo Freire [1996], ler para aprender, exige ter contato com a realidade descrita, ou seja “descobrir a conexão entre o texto e o seu contexto”. O conhecimento, portanto, será mais facilmente assimilado caso se possa associar as novas informações à sua realidade. Na frase: É um dos predicados daquela mulher. Não é possível se descobrir o contexto em que a ideia se situa.

5 O CONHECIMENTO Predicado pode ser um atributo físico, ou uma qualidade moral (honesta, ética, cívica), ou outros valores pessoais, como inteligente, culta, etc. Para tirarmos proveito de uma informação, é necessário que façamos uma ligação entre a informação (palavra, frase, gesto, etc.) e o contexto. Decorar mecanicamente, não é aprender. Assim, nunca se deve aprender mecanicamente, mas aprender significativamente.

6 O CONHECIMENTO Há quem considere, todavia, que a aprendizagem mecânica seja um dos mais sérios problemas educacionais. Caso no aprendizado haja, por acomodação, ou por se optar pela minimização de esforços, a restrição a recordação de fatos fragmentados e de ideias não relacionadas entre si, haverá a prática do aprendizado mecânico. Caso contrário, quando se busca a apropriação do conhecimento através de formas, criativa e crítica, tende-se ao aprendizagem significativa.

7 O CONHECIMENTO Na leitura produtiva, é necessário a reflexão para chegarmos ao entendimento (conhecimento). Para Silva (1992) a leitura é instrumento de acesso à cultura e de aquisição de experiências (conhecimento adquirido). Cultura: - Um cultivo agrícola. - Acervo do conhecimento dos indivíduos de uma coletividade, não inato, que após sua origem, se preserva, ou se aprimora através da comunicação e cooperação entre estes indivíduos. .

8 CONHECIMENTO (Cultura)
- Desenvolvimento, ou aprimoramento da mente pela educação, ou treinamento. - O processo, ou estado de desenvolvimento social de um povo, um grupo, uma nação, resultantes do constante aperfeiçoamento de seus valores, instituições, ideais, etc. Pode haver no conhecimento, ou no desconhecimento de fatos, lugares, situações, etc., o aspecto intimidador. Há, pois, profunda relação entre o conhecimento, ou o desconhecimento, e os nossos sentimentos.

9 O CONHECIMENTO O que é de nosso conhecimento, nos parece evidente, sistemático. O desconhecido pode ser amedrontador, irreal, místico, contraditório, etc. Burke [2003] O que é de nosso conhecimento, também, pode ser amedrontador, como por exemplo, as consequências, em decorrência de erros cometidos. . Para Platão - filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga (428/427 – 348/347 a.c. ) conhecer é lembrar.

10 O CONHECIMENTO O conjunto de conhecimento científicos capaz de explicar seus condicionamentos – técnicos, históricos, sociais, etc. – ou de avaliar resultados e aplicações, denomina-se de Epistemologia (epistéme – ciência) que significa conhecimento científico e (logos – estudo). É, pois, a teoria do conhecimento, ramo da filosofia que busca a investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Nasceu com Platão e foi revitalizada por Descartes ( ) e John Locke ( )

11 O CONHECIMENTO “Nossas ideias têm origem no que é percebido por nossos sentidos”. (Empirismo britânico). Tenta responder: o que é o conhecimento? Como se chega a ele? Resposta: é crença verdadeira justificada. Ou seja: para se conhecer algo é preciso acreditar. No que tange a segunda questão, há duas escolas de pensamento: a racionalista (a razão é a responsável pelo conhecimento) e a empirista (a experiência, e o uso dos sentidos, ajudados, por vezes, por instrumentos, é a única resposta).

12 O CONHECIMENTO A base lógica dos racionalistas: a matemática e a lógica. As verdades são obtidas por intuição e inferências racionais. Já para os empiristas: a ciência natural, onde as observações e os experimentos são indispensáveis à investigação que leva ao conhecimento. O conhecimento é o produto que resulta da relação de sucesso, estabelecida entre o sujeito que quer conhecer, e o objeto a ser conhecido.

13 O CONHECIMENTO A última frase reforça a convicção de que:
o conhecimento humano está sempre atrelado ao contexto social. É um produto social, e o indivíduo portador deste conhecimento pertence a uma forma determinada de sociedade.

14 O CONHECIMENTO Para se analisar os conhecimentos de uma época, necessário se faz desvendar as influências sociais, políticas e econômicas que marcaram o tempo do homem daquele período. Desta maneira, ao se mencionar homem das cavernas, nos é associado roupas de pele de animal e instrumentos de pedra, que nos certificam do seu baixo nível de conhecimento, e logo, de uma vida de pouco conforto. Todo conhecimento, portanto, está impregnado de mudanças culturais.

15 O CONHECIMENTO O conhecimento é a base da capacidade do intelecto, que torna possível as tomadas de decisões, relacionadas com o mundo externo, em todos os momentos de nossas vidas. O grau de acerto destas decisões sendo proporcional a quantidade e/ou a qualidade do conhecimento armazenado .

16 CIÊNCIA O vocábulo tem origem no Latim, “scientia”, que significa conhecimento. No sentido amplo, ciência significa qualquer conhecimento, ou prática sistemática (metódica). Restritamente: é o conjunto de conhecimentos obtido através do método científico. Difere do conhecimento popular (intuitivo, espontâneo, baseado em mitos, cheio de erros), por excluir a natureza subjetiva, ao se analisar fatos, ou eventos.

17 CIÊNCIA Ciência no sentido restrito é, portanto, o conhecimento, ou o conjunto de conhecimentos que engloba verdades gerais, ou regras, leis, equacionamentos, etc., obtidos e testados por métodos científicos. Pode-se distinguir 3 tipos de Ciências: 1. As formais: Matemática e as ciências matemáticas (física e química teóricas, fisico-química, etc.), 2. As experimentais (ciências da natureza e da matéria, biologia, medicina);

18 CIÊNCIA 3. Ciências sociais, relacionadas ao homem, à sua história, ao seu comportamento, à língua, ao social, ao psicológico, à política, etc. Nota-se, todavia, que os elementos divisores destas ciências são sutis, sobretudo, hoje com a necessidade de áreas, com grandes interfaces. Exemplos: Engenharia Biomédica, Medicina Social, Quimiometria, etc. Fundamentos do pensamento científico: 1. Principal objetivo da ciência: descrever a natureza.

19 CIÊNCIA 2. Princípio da unicidade: a ciência é única, pois a natureza é apenas uma. 3. É necessário apenas que um fato novo seja observado e comprovado, para que uma teoria contrária desapareça. Ex.: Teoria do calórico. Teoria Científica ultrapassada que se baseava na existência de um fluido invisível e inodoro chamado calórico, que todos os corpos conteriam, em determinada quantidade, em sua composição. O calórico era considerado, até o século XIX, o causador das alterações de temperatura.

20 CIÊNCIA Quanto maior a temperatura de um corpo, maior a quantidade de calórico. Lavoisier ( ) a propôs em 1787 A teoria do calórico que perdurou até o início do século XIX tinha suporte no fato de que a adição, e a subtração do calórico Lavoisieriano explicava, respectivamente, a expansão e a contração térmicas (pelo consequente aumento, ou diminuição da temperatura nos corpos). A observação experimental feita pelo físico francês Jean André Deluc ( ) em 1776, sobre a dilatação irregular da água, fez ver que a teoria não explicava o fenômeno.

21 COMPORTAMENTO ANÔMALO DA ÁGUA

22 CIÊNCIA Ou seja, de 0 a 4 ºC, o volume diminui enquanto a temperatura aumenta. Ademais, não se conseguia pesar o fluido calórico. A partir daí a teoria do calórico caiu em descrédito. Tomou força outra: calor é energia em trânsito. 4. Nunca se deve usar o sobrenatural para se descrever a natureza. Método Científico: Conjunto de regras básicas usadas para desenvolver uma experiência visando-se: reproduzir um evento, produzir novo conhecimento, corrigir, ou integrar outros já existentes.

23 CIÊNCIA

24 LEIS CIENTÍFICAS Experiência: resultado de fatos vivenciados; tentativa; ensaio; prática; conhecimento transmitido por ensaios práticos. Muitas leis científicas são criadas a partir da observação fenomenológica: a segunda lei de Newton; a lei de Fourier da Condução de Calor; a lei de Newton da viscosidade, etc. Leis empíricas: aquelas obtidas a partir de experimentos Semi-empíricas: Modelos teóricos são complementados com a prática experimental.

25 LÓGICA Lógica: do grego logos = palavra = pensamento = ideia = argumento = Base para a ciência de natureza matemática e/ou filosófica. O pensamento é a manifestação do conhecimento usado na arquitetura de respostas, formulação de conceitos, tramas, etc. Ideia é uma representação, ou imagem mental de algo abstrato, ou concreto. Argumento é um raciocínio, um indício, uma evidência, ou uma prova, que é usado, em uma demonstração, contestação, ou discussão. É, em geral, instrumento de uma dedução. Final do 4o dia: 07/06/2013


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