A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSORAS : DENISE E SIMONE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSORAS : DENISE E SIMONE"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSORAS : DENISE E SIMONE
Medidas de Capacidade PROFESSORAS : DENISE E SIMONE ATIVIDADES ELABORADAS A PARTIR DO MÓDULO “CENTÍMETRO, LITRO E QUILO” PARA OS 4º ANOS

2 Medidas de Capacidade Inicialmente, serão trabalhados em sala os conteúdos inseridos em nosso plano de curso. Após realizarem diferentes atividades individuais ou em grupos, os alunos farão as atividades presentes no módulo.

3 Definição de metro Metro é a unidade fundamental da medida de comprimento. Sugestão de atividade: Solicitar que os alunos confeccionem um metro, utilizando barbante ou folhas de sulfite coladas. Com o metro na mão, pedir que respondam: Você tem mais ou menos de 1 metro de altura?

4 Seu passo tem mais ou menos de 1 metro de comprimento?
Quanto mede seu palmo? A porta da sala tem mais ou menos de 1 metro de altura?

5 Definição de litro Unidade de medida de capacidade, cujo símbolo é l ou L, e equivale a um quilograma. É usado para medirmos as substâncias líquidas.

6 Definição de quilograma
Unidade de massa ou peso, cujo símbolo de medida é o Kg, serve para sabermos a quantidade de matéria existente em um corpo. Pode ser fracionado em grama (g) e miligrama (mg), que equivalem, respectivamente, a décima e milésima parte do quilograma. Ou seja,1000 g = 1 kg e 1000 mg = 1 g.

7 Atividades com litro e quilograma
Proponha um trabalho com jarras medidoras de líquido. Destaque que 1000 mililitros equivalem a 1 litro. Demonstre quanto cabe em cada uma delas e desafie os alunos a estimar quanto cabe em um copo, em uma jarra e em uma garrafa de refrigerante. Anote os dados no quadro e depois construa uma tabela com a ajuda do professor de Informática.

8 Atividades com litro e quilograma
Promova roda de conversa sobre equivalência de medidas. Em seguida, utilizando a técnica de observação, faça com que os alunos estimem quanto pesam suas mochilas. Trabalhe com uma balança de pesagem, para verificar o peso correto das mochilas. Construa outro gráfico, primeiramente em sala de aula, depois com a ajuda do POIE, com os dados obtidos após a pesagem.

9 Fontes utilizadas Conexão do Saber – módulo 1º ao 5º ano, sobre Centímetro, Litro e Quilograma Atividades fornecidas pela Professora Simone Lopes e Denise Rodrigues, retiradas da Revista Nova Escola, da Editora Abril.


Carregar ppt "PROFESSORAS : DENISE E SIMONE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google